• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Programa de Mobilidade Acadêmica - PMA

Índice do Artigo
Programa de Mobilidade Acadêmica - PMA
Documentos
Para discentes de outras Instituições
Endereços e Informações
Todas as Páginas


O Programa de Mobilidade Acadêmica tem por objetivo proporcionar ao estudante de graduação o aprimoramento de sua formação acadêmica, por meio de intercâmbio científico-cultural em outra instituição de ensino ou em outro campus da UFVJM, para fomentar a inovação e/ou flexibilização curricular, possibilitando aos estudantes diversificar os tempos e espaços de aprendizagem e de formação.

O Programa de Mobilidade Acadêmica consiste nas seguintes modalidades:

  • Intercampi - É aquela na qual o estudante realiza atividades curriculares em outro campus da UFVJM.
  • Nacional - É aquela na qual o estudante realiza atividades curriculares em outra instituição de ensino superior brasileira.
  • Internacional - É aquela na qual o estudante realiza atividades curriculares em outra instituição de ensino superior estrangeira.

Condições para participação:

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação de uma IES conveniada;
  • Ter integralizado o mínimo de 20% (vinte por cento) da carga horária do curso de origem ou no máximo 80%;
  • Ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o período da mobilidade;
  • Ter plano de estudos a ser desenvolvido na IES receptora previamente aprovado pelo(a) Coordenador(a) do seu curso.

Legislação:

 


Para estudantes da UFVJM

O estudante interessado em realizar a mobilidade acadêmica Intercampi ou Nacional deverá verificar no campus de destino ou dentre as Instituições conveniadas por meio do convênio Andifes de Mobilidade Acadêmica, a existência de vaga e a possibilidade de matrícula na(s) unidade(s) curricular(es) pretendida(s).

Havendo as condições acima, o estudante deverá protocolar, na Divisão de Assuntos Acadêmicos - DAA/PROGRAD do campus ao qual está vinculado, nos prazos estabelecidos no calendário acadêmico, os seguintes documentos:

  1. Requerimento em formulário próprio (clique para acessar); 
  2. Plano de Estudo;
  3. Planos de Ensino da(s) unidade(s) curricular(es) que pretende cursar na IES receptora, para análise prévia do(a) Coordenador(a) do curso na UFVJM;
  4. Histórico escolar atualizado emitido via e-campus;
  5. Cópia dos documentos pessoais: RG e CPF.

Em se tratando da mobilidade acadêmica internacional, o estudante deverá protocolar, na Diretoria de Relações Internacionais - DRI , manifestação de interesse.

Ao final do vínculo temporário, o estudante deverá apresentar o Histórico Escolar do período de permanência na Instituição receptora para renovar a sua matrícula na UFVJM.


Observação: Toda a documentação deverá ser encaminhada por e-mail. A entrega correta e completa dos documentos é de inteira responsabilidade do estudante solicitante.

A entrega em prazo diferente ao estabelecido, bem como a ausência de qualquer documento pode implicar no atraso ou até mesmo no impedimento da participação do estudante no Programa de Mobilidade Acadêmica. 

 


Para estudantes de outras IES

Verificar no Calendário Acadêmico da UFVJM o período de entrega da documentação.

  1. Requerimento em formulário próprio (clique para acessar);
  2. Comprovante de matrícula na IES de origem;
  3. Histórico escolar atualizado;
  4. Cópia dos documentos pessoais: RG e CPF;
  5. Ofício de encaminhamento da IES de origem, acompanhado do plano de estudo a ser executado na UFVJM, aprovado pela Coordenação do Curso.

Caberá a Divisão de Assuntos Acadêmicos - DAA/PROGRAD do respectivo campus verificar junto ao coordenador(a) a existência de vaga e a possibilidade de matrícula na(s) unidade(s) curricular(es) de interesse do estudante;

Observação: Toda a documentação deverá ser encaminhada por e-mail. A entrega correta e completa dos documentos é de inteira responsabilidade do estudante interessado.

A entrega em prazo diferente ao estabelecido, bem como a ausência de qualquer documento pode implicar no atraso ou até mesmo no impedimento da participação do estudante no Programa de Mobilidade Acadêmica.


Endereços e Informações:

Cursos do campi de Diamantina
Divisão de Assuntos Acadêmicos – DAA/Prograd
UFVJM - Campus JK - Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 -Km 583; nº 5000; Alto da Jacuba; CEP: 39100-000; Diamantina-MG.
Telefone: (38) 3532-1200 - Ramal: 8201
Email: daa@ufvjm.edu.br

Cursos do campus do Mucuri

Divisão de Assuntos Acadêmicos – DAA/Prograd
UFVJM - Campus Avançado do Mucuri: Rua do Cruzeiro; nº 01; Bairro Jardim São Paulo; CEP: 39.803-371; Teófilo Otoni-MG.
 Telefone: (33) 3529-2704 
Email: daato@ufvjm.edu.br

Cursos do campus de Janaúba
Divisão de Assuntos Acadêmicos – DAA/Prograd
UFVJM - Campus JK - Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 -Km 583; nº 5000; Alto da Jacuba; CEP: 39100-000; Diamantina-MG.
Telefone: (38) 3532-6808 - Ramal: 3105
Email: daa@ufvjm.edu.br

Cursos do campus de Unaí
Divisão de Assuntos Acadêmicos – DAA/Prograd
UFVJM - Campus JK - Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 -Km 583; nº 5000; Alto da Jacuba; CEP: 39100-000; Diamantina-MG.
Telefone: (38) 3677- 9950
Email: daa@ufvjm.edu.br