Proae
O Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Proae) é um programa que visa estimular e apoiar a apresentação de projetos que resultem em ações concretas para a melhoria das condições de oferta dos cursos e componentes curriculares de graduação, intensificando a cooperação acadêmica entre discentes e docentes através de novas práticas e experiências pedagógicas e profissionais.
O Proae da UFVJM é regulamentado pela Resolução nº. 12 CONSEPE, de 09 de fevereiro de 2012.
Objetivos:
- Incentivar o estudo e a apresentação de propostas visando o aprimoramento das condições de oferta do ensino de graduação da UFVJM;
- Ampliar a participação dos alunos de graduação no processo educacional, nas atividades relativas ao ensino e na vida acadêmica da Universidade;
- Estimular a iniciação à pesquisa no ensino e o desenvolvimento de habilidades relacionadas a esta atividade;
- Contribuir com a dinamização do processo de ensino, sua relação com o conhecimento e com a produção de aprendizagens;
- Promover a socialização de experiências em práticas de ensino na Instituição.
Documentos:
- Formulário Registro projetos PROAE (preenchido pelo Professor Responsável pelo Projeto)
- Termo de Compromisso do aluno
- Atestado de Frequência mensal (deve ser entregue entre os dias 18 a 22 de cada mês, via SEI/Unidade PROAE, pela coordenação do projeto)
- Edital Proae 2019
- Edital Proae 2018
- Edital Proae 2017
- Edital Proae 2015
- Edital Proae 2014
- Edital Proae 2013
- Edital Proae 2012
- Edital Proae 2021
- Resultado após julgamento de recurso Proae - Edital 01/2021
- Resultado final Proae - Edital 01/2021
- Editais de seleção de discentes e resultado final - Proae 2021
- Bolsas do Proae 2021 pagas entre Janeiro/2022 e Junho/2022
- Bolsas do Proae 2021 pagas entre Julho/2022 e Dezembro/2022
Edital Aberto:
Formulário de Seleção bolsistas Edital Proae 01_2024.docx
Projetos Proae
- Para saber as relações dos Projetos Proae cadastrados entre o período de 2012 à 2018, clique aqui.
- Para conhecer os resultados obtidos através da realização das atividades, clique aqui.