Aproveitamento de Estudos
APROVEITAMENTO DE ESTUDOS - RESOLUÇÃO Nº 16, DE 27 DE MAIO DE 2024
Antes de acessar o Requerimento e o Formulário, leia atentamente as instruções para o preenchimento.
Instruções para Preenchimento do Formulário de Aproveitamento de Estudo
- O requerimento de Aproveitamento de Estudos e o Formulário de Aproveitamento de Estudos deverão ser preenchidos digitalmente utilizando o programa Adobe Reader;
- Não serão aceitos formulários com formatação diferente do modelo apresentado, bem como preenchidos a mão. Os formulários não podem estar ilegíveis ou com rasuras;
- Preencher os campos: Nome, Número de Matrícula, Curso da UFVJM e Curso/Instituição Anterior.
- Abrir, para consulta, a Estrutura Curricular do seu curso na UFVJM clicando no link http://www.ufvjm.edu.br/prograd/estruturas-curriculares.html
- Na coluna "Código da disciplina da UFVJM", digite o código da disciplina da UFVJM que pretende aproveitar. Na coluna seguinte, digite o nome da disciplina da UFVJM correspondente ao código e na próxima coluna, digite a Carga Horária da disciplina da UFVJM;
- Nas colunas seguintes, o discente deve digitar as informações sobre a disciplina cursada na instituição anterior: Nome Disciplina Cursada; Carga/Horária; Nota de aprovação; Ano/Sem em que cursou a disciplina. Estes campos devem ser anotados de forma idêntica ao que consta no histórico escolar apresentado para análise;
- Apenas será considerado para análise, disciplinas que o acadêmico cursou com aprovação comprovada no histórico escolar válido apresentado;
- Quando for utilizar duas ou mais disciplinas cursadas para dispensar uma disciplina da UFVJM, deve-se digitar o código da disciplina da UFVJM colocando os dados de uma das disciplinas cursadas na instituição anterior a frente, ou seja, na mesma linha. No campo imediatamente abaixo, selecionar a mesma disciplina da UFVJM e colocar os dados da outra disciplina cursada na instituição anterior. Repetir este procedimento quantas vezes necessário;
- Quando for utilizar uma disciplina cursada para dispensar duas ou mais disciplinas da UFVJM basta digitar o código da disciplina da UFVJM e anotar a disciplina equivalente cursada. No campo abaixo, selecionar a outra disciplina da UFVJM e anotar novamente os dados da disciplina equivalente;
- Depois de corretamente preenchido, o Formulário de Aproveitamento de Estudos deve ser impresso em folha tamanho A4 cor branca em orientação horizontal (paisagem);
- Deve-se observar a qualidade da impressão para não prejudicar a leitura do Formulário o que implicará no atraso da montagem do processo;
- É indispensável a assinatura do discente no Requerimento e no Formulário. Assinar conforme documento de identificação ou com assinatura digital / eletrônica (gov.br ou Assin@UFVJM@!).
- A solicitação de aproveitamento de estudos deverá ser protocolada na coordenação do curso, conforme período estabelecido no calendário acadêmico, mediante apresentação dos seguintes documentos:
I – requerimento de aproveitamento de estudos;
II – formulário específico constando as unidades curriculares, objetos de aproveitamento de estudos;
III – histórico escolar atualizado e autenticado pela instituição de origem, constando a carga horária dos componentes curriculares cursados com aprovação, descrição dos conceitos com os valores correspondentes, períodos em que foram cumpridos os componentes curriculares, o ato legal que regulamenta o curso e a situação do discente em relação ao Enade;
IV – cópia dos planos de ensino das unidades curriculares cursadas, autenticada pela instituição de origem.
- Caso o acadêmico opte por encaminhar a documentação de aproveitamento de disciplinas via e-mail, deve enviá-la para o e-mail da coordenação do curso ao campus no qual está vinculado.
- Não aceitaremos requerimento e formulário com formatação diferente dos modelos apresentados, bem como preenchidos a mão.
Requerimento de aproveitamento de estudos
Formulário de aproveitamento de estudos
*Verifique no Calendário Acadêmico o prazo para solicitar o Aproveitamento de Estudos.