• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Solicitar inscrição em Unidade Curricular Isolada

Legislação: Seção IX da Resolução nº 11, de 11/04/2019

Secretário(a), leia as Orientações às Secretarias sobre o tramite do processo de Unidade Curricular Isolada

Requisitos básicos para o requerente:

Conferir no Calendário Acadêmico a data para solicitar a inscrição em unidade curricular isolada

  • O candidato não pode ser aluno de nenhum curso de graduação da UFVJM;

  • Satisfazer às exigências de pré-requisitos, conforme Estrutura Curricular do curso (quando houver);
  • O deferimento está condicionado à Existência de vaga na Unidade Curricular;
  • O interessado poderá cursar no máximo 10 (dez) Unidades Curriculares Isoladas na UFVJM.

Documentos necessários para o interessado solicitar a inscrição em Unidade Curricular Isolada:

*Enviar por e-mail para  a Secretaria da Coordenação do curso: acesse aqui os endereços dos e-mails das Coordenações de cursos
(§1º Não havendo secretaria do Curso, a solicitação deverá ser enviada para o e-mail da secretaria ou do Departamento/órgão equivalente que abriga o curso, ou na sua inexistência, na respectiva Unidade Acadêmica.)

  • 01 cópia do Documento de Identidade e CPF;
  • Comprovante de pagamento (GRU) no valor total, sendo o custo de R$25,00 por cada Unidade Curricular Isolada. Para emitir a GRU, acesse aqui.
  • 01 cópia do Histórico escolar do Ensino Médio acompanhado de Declaração de Conclusão do Ensino Médio; ou 01 cópia simples do Histórico Escolar do Curso de Graduação; ou 01 cópia simples do Diploma de Graduação e/ou Certificado de Conclusão de Curso;

 

Para matricular, após o deferimento da Coordenação de curso, o interessado deve enviar para e-mail na Divisão responsável pela matrícula em campus, em data estabelecida no Calendário Acadêmico, a documentação descrita abaixo


A digitalização em PDF dos documentos relacionados abaixo:

1. Histórico escolar do Ensino Fundamental e Médio; - (alguns históricos trazem em seu cabeçalho o certificado de conclusão). Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, além do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar traduzidos, o Parecer de Equivalência de Estudos emitido pela Secretaria de Estado da Educação;

2. Em casos específicos, para comprovação de cumprimento de pré-requisito, o interessado deve apresentar 01 (uma) cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação e 01 (uma) cópia do Diploma de Graduação e/ou Certificado de Conclusão de Curso;

3. Documento de identidade – apresentar um dos documentos abaixo relacionados:

I – carteira de identidade;

II – carteira de trabalho;

III – carteira profissional;

IV – passaporte;

V – carteira de identificação funcional;

VI – outro documento público que permita a identificação do candidato.

VII – No caso de estrangeiro, Carteira de Identidade expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante ou permanente;

4. Certidão de quitação eleitoral ou comprovante da última votação;

5. CPF (ou comprovante de inscrição no CPF);

6. Documento militar (Art 74, alínea “d” e Art. 75 da Lei nº4.735 – Serviço Militar);

Para efeito de comprovação do Serviço Militar, será aceito um dos documentos abaixo relacionados:

I – CAM – certificado de alistamento militar (dentro dos limites de sua validade);

II – Certificado de reservista (dentro dos limites de sua validade);

III – Certificado de isenção;

IV – CDI – certificado de dispensa de incorporação;

V – Certidão de situação militar;

VI – Carteira militar;

VII – Atestado de desobrigação do serviço militar.

7. Certidão de nascimento ou casamento.

E-mail de cada Divisão/campus responsável pela matrícula:

  • dmaa@ufvjm.edu.br para os acadêmicos do campus Diamantina
  • drca.jan@ufvjm.edu.br para os acadêmicos do campus Janaúba
  • dmaato@ufvjm.edu.br para os acadêmicos do campus do Mucuri
  • drca.unai@ufvjm.edu.br para os acadêmicos do campus Unaí
Do Certificado

Requerimento necessário para solicitar o Certificado de conclusão da Unidade Curricular Isolada.

Clique aqui.