Acesse nossos serviços clicando aqui!

 

Acontece na Progep


Qua, 27 de Março de 2024 16:01

 

 
Qui, 29 de Fevereiro de 2024 11:58

 

 
Qua, 31 de Janeiro de 2024 15:54

 

 

Falar sobre saúde mental é falar sobre afirmação da vida, afirmação do Eu, da Existência do Outro, das relações sociais e do entorno que nos cerca e não apenas e necessariamente sobre práticas terapêuticas exitosas, instituições especializadas em comportamentos. É preciso falar sobre a realidade e as condições de vida e sobrevida social, acesso e manutenção ao trabalho e renda, das  diversas formas de violências.

(...) “É preciso falar sobre o que atravessa a vida pra falar sobre saúde mental. Saúde mental não é dor de cabeça, não é apenas insônia, não é apenas estresse, é também política pública, projeto de sociedade, acesso às relações familiares, ao afeto(..)”

 

Neste janeiro, que tal olhar para si com afeto, para o outro com respeito e para o mundo com esperança?

 

Em 2024, tire um tempo pra si… Dedique-se a ser solidário e seja participativo socialmente na luta pelos direitos universais. Cobre das autoridades mais políticas de saúde, qualidade de vida e bem-estar. Isso também é saúde mental!

 
Sex, 26 de Janeiro de 2024 15:11

 

 
Qui, 25 de Janeiro de 2024 10:58

 

 
Ter, 23 de Janeiro de 2024 09:53

 

 

Nem todo sofrimento é patológico - Quando buscar ajuda?

 

A vida é infinitamente complexa e permeada por vivências e sentimentos. Não é possível classificar os sentimentos como bons ou ruins, todos eles fazem parte da experiência humana, inclusive a angústia, o medo e algum mal-estar. Nem todo sofrimento é patológico.

 

Ainda que o sofrimento seja inerente à vida, há momentos em que é necessário buscar ajuda para lidar com o que se sente, como quando o sofrimento causa prejuízos significativos na vida, como quando:

 

  • os sintomas são persistentes; (já tentou algumas formas de melhorar e ainda encontra muita dificuldade para lidar com o que está acontecendo, com o que está sentido, lidar com as atividades cotidianas)
  • há sofrimento intenso;
  • há dificuldades profundas na vida familiar, social ou no trabalho;
  • na presença de problemas coexistentes, como alcoolismo ou outras dependências.

 

Nem todo sofrimento precisa de tratamento, nem toda tristeza precisa ser medicalizada. Mas, quando precisar, é importante contar com ajuda profissional.

 

Serviço de Psicologia da UFVJM:

 

 
Sex, 19 de Janeiro de 2024 14:48

 

 

O tempo cronológico é compartilhado por todos os seres humanos, mas não se alinha de forma perfeita ao ritmo subjetivo singular de cada um, sendo comum a sensação de descompasso. Nesse contexto, os intervalos entre compromissos mostram-se especialmente benéficos, ao interromper a tendência aos automatismos. A pressa encobre as sutilezas do dia-a-dia, podendo dificultar o discernimento de emoções latentes, obscurecer aspirações pessoais e prejudicar a criatividade, enquanto os momentos de pausa têm o potencial de propiciar o reconhecimento de sentimentos e pensamentos, frequentemente negligenciados durante a agitação do cotidiano.

 

A adoção de práticas como concentrar-se no presente, observar a própria respiração, identificar padrões repetitivos e reinventar alguns hábitos pode ser eficaz para promover a reconexão consigo mesmo e com seu próprio tempo. Trata-se de condutas simples, mas que contribuem para manter o equilíbrio da mente, estabelecendo uma atitude de cuidado valiosa ao enfrentamento da jornada cotidiana. Já experimentou incorporar ações como essas em sua rotina?

 

Por: Divisão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida da UFVJM

 

Realização:
Divisão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida
Diretoria de Atenção à Saúde e qualidade de Vida no Trabalho
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
 
Qui, 18 de Janeiro de 2024 10:42

 

Prezada Comunidade Acadêmica,

Uma folha em branco representa a oportunidade de recomeçar! Esse é o propósito da iniciativa 'Janeiro Branco', adotada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A campanha busca sensibilizar os membros de sua comunidade acadêmica sobre a relevância de estar atento às emoções e de como os cuidados diários podem contribuir significativamente na prevenção de questões emocionais.

A Lei Janeiro Branco (14.556/23) trouxe maior visibilidade para campanhas nacionais realizadas durante o mês de janeiro, ampliando a abordagem sobre a importância da promoção de hábitos saudáveis, ambientes positivos e relações saudáveis. Além disso, busca reduzir o estigma em torno do tratamento das emoções.

Nesse sentido, convidamos a todos para participarem da Programação da Campanha do Janeiro Branco 2024 na UFVJM.
Acesse a Página da Campanha e faça a sua inscrição nos eventos ofertados.

Não fique de fora! Participe!

 

Realização:
Divisão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida
Diretoria de Atenção à Saúde e qualidade de Vida no Trabalho
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
 
Qua, 17 de Janeiro de 2024 16:37

 

Prezada Comunidade Acadêmica da UFVJM,

O Instituto Janeiro Branco há dez anos, através de campanhas, busca quebrar estigmas, incentivar o diálogo aberto sobre questões emocionais e fornecer ferramentas práticas sobre Saúde Mental. O objetivo é criar uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades. Em consonância com a campanha nacional, a PROGEP/UFVJM realizará algumas ações ao longo do mês de janeiro como incentivo a sua comunidade na busca por hábitos saudáveis e cuidados com a saúde mental.

 

“Saúde mental enquanto é tempo: o que fazer Agora”, lema da campanha, alerta para a urgência nos cuidados com a saúde mental e instiga as pessoas a se conscientizarem da importância da busca por conhecimentos, trocas de experiências pessoais e coletivas e a implicação de todos os setores da sociedade nessa luta.


Trazer para o agora algo que sempre é deixado para depois ou esquecido de sua importância - o Tempo de cuidado de si,  de cuidado com o outro, de cuidado com o mundo é Agora, no agora, no presente…


A UFVJM apoia essa ideia!

 

Realização:
Divisão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida
Diretoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
 


Página 1 de 7