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Estrutura Organizacional e Atribuições

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), regida pela Resolução Consu nº 08, de 10 de julho de 2015, constitui-se como um órgão de planejamento e gestão administrativa dirigida à formulação e implementação da política de gestão de pessoas da UFVJM. Pela natureza das atividades realizadas, a Progep integra o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), na condição de Órgão Seccional. A Progep busca atuar promovendo a implementação de ações continuadas junto às comissões de representações das carreiras de magistério superior e técnico-administrativa em educação, respectivamente, Comissão Permanente de Pessoal Doente - CPPD e Comissão Interna de Supervisão – CIS.

Mediante orientações das políticas de gestão de pessoas dos órgãos acima citados, bem como, das políticas aprovadas pelos órgãos competentes da UFVJM, a Progep se propõe a promover um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento contínuo dos servidores, à realização de ações que visem a proporcionar uma maior qualidade de vida no trabalho, ao dimensionamento adequado das necessidades de pessoal, à uma gestão de benefícios eficaz ,  visando à busca pela excelência na execução das atividades de gestão, administrativas, de ensino, pesquisa e extensão.

Com o propósito de gerenciar seus objetivos, indicadores e metas objetivando o cumprimento e qualidade de suas ações necessárias para atingir os objetivos institucionais elencados no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2022-2026) e no Plano Estratégico Institucional - PEI (2022-2026) a Progep elaborou seu Plano Estratégico (2022-2026), o qual pode ser acessado aqui.

Na UFVJM,  a função de gestão de pessoas compreende os seguintes processos:

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas é constituída pela Diretoria de Administração de Pessoal (DirAdmP), pela Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (DSD) e pela Diretoria de Atenção à Saúde (Dasa).

A Diretoria de Administração de Pessoal tem por competências formular diretrizes, responder consultas, coordenar, controlar e supervisionar assuntos relacionados a cadastro, folha de pagamento, controle e aplicação da legislação, aposentadoria e pensão, arquivo e guarda de documentos referentes a pessoal, sendo composta pelas seguintes divisões:

A Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas é responsável pela gestão de ações relativas ao planejamento, execução e acompanhamento das atividades relativas ao provimento, acompanhamento, capacitação e desenvolvimento dos servidores, movimentação, recepção e integração dos novos servidores.

Em março de 2022, a Diretoria de Atenção à Saúde (DASa), anteriormente vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace), passou a integrar  a estrutura da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFVJM, por meio da Portaria n.º 673, de 17 de março de 2022, com o objetivo coordenar e acompanhar as ações de atenção à saúde e gerenciamento dos processos de trabalho nas questões que envolvem assistência suplementar, perícia oficial em saúde, promoção e vigilância em saúde, que visem a qualidade de vida no trabalho, o reconhecimento e a valorização dos servidores da UFVJM em consonância com a Política Nacional de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal e demais normativas relacionadas.

Confira abaixo nosso organograma :