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Projetos Proae 2017-2018

PROJETOS PROAE EDITAL Nº01/2017  

Relação de Projetos:

TÍTULO DO PROJETO

CLASSIFICAÇÃO

Desenvolvendo As Habilidades De Leitura, Escrita E Interpretação De Textos Nas Ciências Exatas.

Diversificação Das Práticas De Ensino Em Genética E Citologia Visando Melhor Aprendizado E Diminuição Da Retenção E Da Evasão.

Criação Do Curso Online Da Disciplina De Graduação Estrutura Dinâmica E Manejo De Florestas Nativas.

Materializando A Biomecânica: Física E Matemática Na Formação Do Fisioterapeuta.

Soec - Seminários E Oficinas De Ensino De Ciências: Ações De Combate À Retenção E Evasão Nas Licenciaturas Da UFVJM.

Fatores Relacionados À Evasão E À Retenção No Departamento De Ciências Básicas.

Terceiro Turno Em Física: Revisar, Expandir E Praticar.

Desenvolvimento De Atividades De Ensino Por Meio Da Plataforma Hélade.

Do Quadro Negro Ao Perfil Do Solo: Uma Nova Concepção De Sala De Aula.

Produzindo Aulas Experimentais De Mecânica Com O Recurso Da Vídeo-Análise.

10º

Seminários De Física-Matemática.

11º

Metabolismo Interativo 2”: Utilização De Modelos Biológicos Interativos No Ensino De Bioquímica.

12º

Ler, Escrever, Incluir.

13º

Implantação De Metodologia De Aprendizado Didático-pedagógico Para Fundamentação Do Conteúdo De Disciplinas Relacionadas A Desenho, Projetos Arquitetônicos E Estruturais Ofertadas Pelo Departamento De Agronomia E Instituto De Ciência E Tecnologia.

14º

Utilização Das Tdic’s Na Formação Continuada De Professores De Matemática.

15º

Emprego Das Tics (Novas Tecnologias De Informação E Comunicação) Para Linkeamento Das Temáticas Básicas De Engenharia Com A Ciência E Tecnologia De Alimentos.

16º

Em Conexão Com O Corpo Humano: Inovações No Ensino De Anatomia Humana Na UFVJM.

17º

Inovação No Ensino De Microbiologia Com Vistas À Agropecuária: Um Incentivo Ao Aluno Na Construção E Consolidação Dos Conhecimentos .

18º

Construindo A História Do Mucuri .

19º

Ensino De Física Através Do Uso De Mídias Digitais .

20º

Aprendiz De Bioquímica .

21º

Desenvolvimento De Protótipo Para Auxiliar A Caracterização De Materiais Poliméricos Flexíveis .

22º

Práticas Inovadoras Em Geotectônica E Geologia Básica .

23º

Práticas Investigativas No Ensino De Microbiologia .

24º

A Utilização De Tecnologias De Informação E Comunicação (TICs) Como Ferramenta Para Minimizar Os Altos Índices De Retenção E Evasão Na Disciplina De Função De Uma Variável (Cálculo I) No BCT/UFVJM

25º

Desenvolvimento E Avaliação De Métodos E Modelos Alternativos Para O Ensino De Anatomia Animal E Fisiologia Animal Em Substituição À Utilização De Animais Nas Práticas De Ensino. 

26º

Programa De Tutoria Do Curso De Ciências Agrárias: Química Geral E Analítica.

27º

Observatório E Planejamento Do SUS: Novas Abordagens De Ensino Aprendizagem .

28º

Programa De Tutoria Para A Disciplina De Álgebra Linear .

29º

Salivando Com Odontologia: O Estudo Da Saliva De Forma Prática .

30º

Dos Engenheiros De Hoje Para Os Engenheiros De Amanhã.

31º

Elaboração De Práticas Pedagógicas De Educação Física Interdisciplinares Com Anatomia Humana .

32º

Zootecnia: Alimentando E Movendo O Cenário Agropecuário Brasileiro. 

33º

Acervo Didático Do Curso De Licenciatura Em Ciências Biológicas .

34º

Mediação Para Diminuir A Retenção E Evasão Dos Discentes Da UFVJM: Fundamentos Da Matemática.

35º

Banco De Blocos Histológicos: Uma Ferramenta Para O Ensino De Histologia Veterinária .

36º

 

TÍTULO DO PROJETO

Desenvolvendo As Habilidades De Leitura, Escrita E Interpretação De Textos Nas Ciências Exatas.

OBJETIVO(S)

- Combater A Retenção E A Evasão Junto Aos Estudantes Do Instituto De Engenharia, Ciência E Tecnologia Da Universidade Federal Dos Vales Do Jequitinhonha E Mucuri.

- Construir Estratégias De Interpretação De Enunciados No Campo Das Ciências Exatas;

- Ampliar As Competências Linguísticas Dos Alunos Do Bacharelado Em Ciência E Tecnologia.

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia - IECT

Nº DE REGISTRO

028.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Mário Fernandes Rodrigues

CONTATO

mario.rodrigues@ufvjm.edu.br 

PERÍODO DE VIGÊNCIA

 01/06/2017 A 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Diversificação Das Práticas De Ensino Em Genética E Citologia Visando Melhor Aprendizado E Diminuição Da Retenção E Da Evasão

OBJETIVO(S)

- O Objetivo Principal Deste Projeto Consiste Em Diversificar As Práticas De Ensino Em Genética E Citologia E Incentivar O Ensino E O Estudo Dessas Unidades Curriculares Além De Promover Uma Participação Mais Ativa Dos Alunos Para A Construção Do Saber Visando O Combate À Retenção E À Evasão. Os Objetivos Específicos Do Projeto São:

- Aplicação De Questionário Para Conhecer As Dificuldades E Os Anseios Dos Alunos Sobre As Disciplinas De Genética E Citologia. As Respostas Ao Questionário Auxiliarão No Desenvolvimento Das Atividades Do Projeto Por Meio Da Identificação Dos Pontos Mais Críticos No Ensino E Aprendizado Das Disciplinas.

- Elaboração De Materiais Didáticos Que Facilitem O Ensino E A Compreensão Do Conteúdo Abordado, Especialmente Em Temas Que São Considerados Mais Difíceis De Assimilação Para Os Alunos.

- Criação De Um Grupo De Estudos Em Genética E Citologia Para Acompanhar E Auxiliar O Estudo Dos Alunos Por Meio Do Ensino Da Prática De Leitura, Da Promoção Do Debate De Assuntos Relevantes Para A Área E Da Troca De Experiências Didáticas Com A Finalidade De Incentivar A Integração Entre O Aluno, As Disciplinas E O Curso.

- Aplicação Da Genética E Citologia No Dia-A-Dia Através Da Utilização Das Redes Sociais Como O Facebook Para A Divulgação De Vídeos Explicativos De Temas Essenciais Em Genética E Biologia Celular, Reportagens, Revistas De Divulgação Científica Contendo Descobertas Na Área Incentivando E Despertando Assim O Interesse Do Aluno Pela Busca Do Conhecimento.

- Utilização Da Plataforma Moodle Para A Divulgação De Notícias Das Disciplinas, Envio De Trabalhos E Exercícios Para Os Alunos E Uso De Fórum De Discussão Que Poderão Incentivar A Busca Por Informações E O Estudo Extraclasse.

- Criação E Utilização De Jogos Educativos Que Desenvolvam O Raciocínio E Estimulem O Estudo Das Disciplinas.

- Diversificação Dos Instrumentos Avaliativos Aplicados Em Sala De Aula E Extraclasse.

Participação E Divulgação Dos Resultados Obtidos Em Eventos Técnicos E Científicos.

- Elaboração De Relatórios Parcial E Final Do Projeto.

 

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS

Nº DE REGISTRO

012.2.001.2017

COORDENADOR

Prof.ª Janaína De Oliveira Melo

CONTATO

melo.janaina@ufvjm.edul.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 A 31/05/2018

TÍTULO DO PROJETO

Criação Do Curso On-Line De Graduação ‘Estrutura, Dinâmica E Manejo De Florestas Nativas’

OBJETIVO (S)

     

- Os Objetivos Deste Projeto Podem Ser Divididos Em Duas Perspectivas: A Humana E A Material. Com Relação À Perspectiva Humana, Espera-Se Capacitar Dois Alunos De Graduação Nas Técnicas E Ferramentas De Criação De Cursos On-Line.

- Na Perspectiva Material, Espera-Se Lançar Um Curso Massivo, On-Line E Aberto, Em Língua Portuguesa, Sobre ‘Estrutura, Dinâmica E Manejo De Florestas Nativas’, Com Conteúdo Relevante Selecionado Mediante Curadoria E Complementando Com Criação Original.


UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciência Agrárias - FCA

Nº DE REGISTRO

023.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Eric Bastos Gorgens

CONTATO

gorgens@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 A 31/05/2018

     

 

TÍTULO DO PROJETO

Materializando A Biomecânica: Física E Matemática Na Formação Do Fisioterapeuta.

OBJETIVO(S)

- Promover a facilitação do processo ensino-aprendizagem dos componentes curriculares da disciplina Cinesiologia (FIT043) do curso de Fisioterapia da UFVJM, especialmente no que se refere aos conhecimentos prévios de matemática e física;

- Desenvolver material prático para o ensino dos princípios físicos e matemáticos aplicados à biomecânica nas aulas regulares de Cinesiologia;

- Orientar o consumo direcionado de vídeo-aula de nivelamento com conteúdos de física e matemática disponíveis em plataformas reconhecidamente de qualidade;

- Detectar, organizar, disponibilizar e incentivar o uso coletivo de softwares e aplicativos livres;

- Desenvolver conteúdo para mídias sociais (blog, facebook, canal Youtube);

Firmar parcerias com docentes e discentes do ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia)


UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS

Nº DE REGISTRO

010.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Wellington Fabiano Gomes

CONTATO

wellingtonufvjm@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Soec - Seminários E Oficinas De Ensino De Ciências: Ações De Combate À Retenção E Evasão Nas Licenciaturas Da UFVJM

OBJETIVO(S)

-Desenvolver Oficinas E Seminários Sobre O Ensino De Ciências Na Ufvjm Através De Ações De Combate À Retenção E Evasão No Âmbito Da Ufvjm;

-Melhoria Da Aprendizagem Nos Componentes Curriculares De Ciências (Física, Química, Biologia E Áreas Afins) Dos Docentes Da Ufvjm, De Alunos De Graduação, Pós-Graduação E Professores De Ciências Do Ensino Básico E Superior Da Região De Diamantina;

-Desenvolvimento De Metodologias, Materiais Didáticos E Avaliações Com Características Inovadoras;

-Utilização Intensiva De Tecnologias De Apoio À Aprendizagem Ao Ensino De Ciências;

-Desenvolver Uma Cultura De Discussão De Educação Científica E Tecnológica Na Ufvjm E Nas Escolas Do Município De Diamantina;

-Estimular Colaborações Entre Pesquisadores Da Ufvjm E De Outras Instituições;

-Promover Formação Contínua Com Os Professores De Ciências Através Dos Seminários E Oficinas Sobre Ensino De Ciências;

-Fortalecer O Grupo De Pesquisa Em Educação Em Ciências, Matemática E Tecnologia (Grupecmt) Da Ufvjm, Por Meio Da Divulgação Das Pesquisas Em Andamento,

-Diálogo Com Importantes Pesquisadores Da Área E Fomento À Novas Iniciativas Em Pesquisa, Ensino E Extensão.

 

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS

Nº DE REGISTRO

020.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Geraldo Wellington Rocha Fernandes

CONTATO

geraldo.fernandes.ufvjm@gmail.com 

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 A 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Fatores Relacionados  À Evasão E À Retenção No Departamento De Ciências Básicas Da UFVJM

OBJETIVO(S)

-Identificar as possíveis  causas que levam o discente a evadir ou ficar retido no DCB utilizando estatística multivariada e as as significações atribuídas pelos docentes e discentes à trajetória acadêmica, principalmente nos aspectos referentes aos fenômenos da retenção e da evasão.

-Traçar e conhecer o perfil social e econômico dos estudantes do DCB.

-Identificar os fatores que aumentam e retenção e evasão na visão do estudante do DCB.

-Identificar os fatores associados à insatisfação dos alunos que possa levar possivelmente a evasão e/ou retenção dos alunos do DCB..

-Discutir com os professores e alunos do DCB propostas para a melhoria do aprendizado.

-Propor o desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos e avaliações com  características inovadoras.

-Propor estratégias focadas por disciplinas de melhorias  visto que já se sabe da ocorrência da evasão e retenção dentro do DCB.

-Ampliar e estimular a participação dos alunos nas atividades acadêmicas.

-Desenvolver atividades que transcendem as salas de aula da graduação.

-Levantar, analisar e desvelar as significações atribuídas à trajetória acadêmica, principalmente aos aspectos referentes aos fenômenos da retenção e da evasão, pelos docentes e discentes do DCB.

 

UNIDADE ACADÊMICA

Departamento de Ciências Biológicas - DCB

Nº DE REGISTRO

018.2.001.2017

COORDENADOR

Prof.ª Ana Paula Nunes Nogueira Nunes

CONTATO

anapaulannunes01@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Terceiro Turno Em Física: Revisar, Expandir E Praticar

OBJETIVO(S)

- Redução de evasão e aperfeiçoamento nos conteúdos programáticos disciplinares.

- Recuperar e reestruturar os conhecimentos básicos para melhor aproveitamento das disciplinas curriculares.

- Fortalecer os conhecimentos específicos dos discentes bolsistas.

- Melhorar a eficiência e a fluidez das disciplinas de abrangência.

 

 

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia - IECT

Nº DE REGISTRO

029.02.001.2017

COORDENADORA

Prof. Thiago De Lima Prado 

CONTATO

thiago.prado@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Desenvolvimento De Atividades De Ensino Por Meio Da Plataforma Hélade

OBJETIVO(S)

- Utilizar metodologias e tecnologias que auxiliem na diminuição do índice de retenção dos estudantes matriculados nas unidades curriculares Funções de uma Variável e Fenômenos Mecânicos;

- Correlacionar as modelagens e simulações desenvolvidas no GeoGebra com a plataforma Hélade, explorando a forma pedagógica de uso;

- Proporcionar a interação das atividades de pesquisa do GESE com atividades de ensino da equipe desse projeto;

- Envolver os alunos desse projeto no desenvolvimento das atividades de ensino na plataforma Hélade para as disciplinas FUV e FM do Campus Mucuri;

- Possibilitar o desenvolvimento de atividades pedagógicas, de FUV e de FM, por meio de quizzes na plataforma Hélade;

- Permitir que os discentes auxiliem no desenvolvimento dos Laboratórios Virtuais de FM, baseados nos modelos construídos no GeoGebra;

- Selecionar os materiais, construídos no GeoGebra, que possam ser utilizados como Laboratórios Didáticos pelos docentes de FUV;

- Obter como produto final dessa proposta, ao menos, três atividades de FUV e quatro de FM, construídas sobre a plataforma Hélade;

- Fazer com que os alunos, bolsistas nesse projeto, sejam multiplicadores do conhecimento apreendido.

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - ICET

Nº DE REGISTRO

025.2.001.2017

COORDENADORA

Prof.ª Deborah Faragó Jardim

CONTATO

dfjardim@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Do Quadro Negro Ao Perfil De Solo: Uma Nova Concepção De Sala De Aula

OBJETIVO(S)

- Construir uma estrutura didático-pedagógica, com o máximo de conforte aos estudantes, composta, principalmente, por uma trincheira que permita a exposição de uma seção considerável do perfil de solo, de modo que parte do ensino teórico sobre solos possa ser dado diretamente em seu ambiente natural (in situ), de forma que os alunos sintam-se estimulados por estarem fora da sala de aula. 

- Conscientizar, através de técnicas de ensino, os estudantes do Bacharelado em Ciências Agrárias do ICA/UFVJM, e a comunidade acadêmica em geral, da importância do solo como um componente não renovável da natureza que deve ser estudado, compreendido e preservado dado sua importância ambiental e econômica.

- Criar uma estrutura temática e física que possibilite elaborar uma sequência representativa dos processos responsáveis pela formação, desenvolvimento e constituição dos solos (pedogênese), e que também represente o seu funcionamento e comportamento frente ao diferentes manejos e situações de degradação;

- Produzir materiais didáticos (maquetes, pôsteres, cartilhas) sobre solos, e divulgá-los entre os discentes do BCA e demais cursos da UFVJM que têm o solo como objeto de estudo. O desenvolvimento de tais materiais didáticos auxiliará na diminuição da retenção e evasão dos discentes nas disciplinas do BCA relacionadas ao tema.

- Capacitar os discentes do BCA a compreender e ensinar aos demais colegas da comunidade acadêmica, ou mesmo da sociedade em geral, sobre o tema solos e a importância de seu conhecimento, de forma a conscientizar e estimular a sociedade em geral do uso racional do solo.

- Incentivar o envolvimento extraclasse dos alunos do BCA e a maior cooperação acadêmica entre docentes e discentes envolvidos no projeto.

 

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciências Agrárias - ICA

Nº DE REGISTRO

034.2.001.2017

COORDENADORA

Prof.ª Ingrid Horák Terra

CONTATO

ingrid.horak@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Produzindo Aulas Experimentais De Mecânica Com O Recurso Da Vídeo-Análise

OBJETIVO(S)

-Correlacionar as atividades de pesquisa, realizadas pela mesma equipe dessa proposta, que objetivam desenvolver modelos e plataformas voltadas para atividades de ensino de física, fundamentados na engenharia didática;

-Preparar atividades práticas experimentais que explorem os seguintes conteúdos: análise dimensional, movimento de projéteis, colisão de corpos e rotação de corpos rígidos;

-Escolher a melhor sequência didática para aplicação das atividades em turmas de Fenômenos Mecânicos e elaborar os roteiros que auxiliarão nas práticas pedagógicas;

-Oferecer aos discentes, com o material que será produzido, a possibilidade de fixar o conteúdo estudado através da interação entre o ensino tradicional e o uso da tecnologia;

-Proporcionar aos discentes a realização de atividades práticas de qualidade, sem a necessidade do laboratório presencial tradicional;

-Fazer com que os alunos desse projeto sejam multiplicadores do conheci- mento apreendido, divulgando os resultados alcançados;

-Permitir que a atividade experimental de mecânica seja mais dinâmica, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem;

-Reduzir o índice de retenção por meio do estímulo ao processo de aprendizagem via tecnologia computacional;

-Auxiliar os discentes na produção do próprio conhecimento através da realização da atividade e do método experimental.

 

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - ICET

Nº DE REGISTRO

026.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Alexandre Faissal Brito

CONTATO

alexandre.faissal@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

TÍTULO DO PROJETO

Seminários De Física-Matemática

OBJETIVO(S)

- Ampliar a participação dos alunos de graduação no processo educacional e nas atividades relativas ao ensino e na vida acadêmica da Universidade;

- Contribuir com a dinamização do processo de ensino, sua relação com o conhecimento e com a produção de aprendizagens;

- Incentivar o estudo e a apresentação de propostas, visando o aprimoramento das condições de oferta do ensino de graduação da UFVJM;

- Desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos e avaliações com características inovadoras.

 

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT

Nº DE REGISTRO

009.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Douglas Frederico Guimarães Santiago

CONTATO

douglas.santiago@ict.ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018
     

 

TÍTULO DO PROJETO

“Metabolismo Interativo 2”: Utilização De Modelos Biológicos Interativos No Ensino De Bioquímica

OBJETIVO(S)

- Confeccionar Modelos Biológicos Interativos Que Possam Materializar Os Fundamentos Teóricos Das Vias Metabólicas;

- Estimular O Aprendizado E A Criatividade Dos Alunos Na Criação Dos Modelos;

- Despertar O Interesse Dos Alunos Para Formas Alternativas De Ensino E Aprendizagem;

- Avaliar Os Efeitos Dos Modelos Sobre O Aprendizado Dos Alunos;

- Desenvolver Vídeo-Aulas Usando Os Modelos Biológicos Para Auxiliar O Aprendizado Dos Alunos À Distância;

- Diminuir A Taxa De Retenção/Evasão Na Unidade Curricular Bioquímica;


- Difundir Os Resultados Obtidos, Por Meio De Participação Em Eventos Extenso-Científicos E/Ou Em Periódicos. 

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciências Agrárias - ICA

Nº DE REGISTRO

033.2.001.2017

COORDENADORA

Prof. Wellington Ferreira Campos

CONTATO

wellington.campos@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/05/2017 A 31/06/18

 

TÍTULO DO PROJETO

Ler, Escrever, Incluir

OBJETIVO(S)

- Orientar/assessorar/auxiliar alunos dos diferentes cursos das unidades envolvidas, prioritariamente, alunos dos períodos iniciais, que apresentam dificuldades no processo de leitura e produção de textos.

- Dar suporte aos alunos dos períodos finais na elaboração dos seus projetos e TCCs.

- Constituir-se, a partir da sistematização das demandas, num termômetro que servirá de subsídio na proposição de ações extensionistas (minicursos e/ou oficinas e outras atividades extracurriculares).

- Servir de referência para implementação de parcerias com outros órgãos/instituições na efetivação de políticas públicas de atualização de professores da região, que trabalham com a leitura e com a escrita.

- Constituir-se como um balizador para realização de colóquios e outros fóruns de discussão pelas diferentes disciplinas, a partir das avaliações sistematizadas pelo Laboratório.

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - FIH

Nº DE REGISTRO

008.2.001.2017

COORDENADOR

Prof.ª Maria de Lourdes Santos Ferreira

CONTATO

lourdes.ferreira@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Implantação De Metodologia De Aprendizado Didático-Pedagógico Para Fundamentação Do Conteúdo De Disciplinas Relacionadas A Desenho, Projetos Arquitetônicos E Estruturais Ofertadas Pelo Departamento De Agronomia E Instituto De Ciência E Tecnologia.

OBJETIVO(S)

- possibilitar aos alunos o conhecimento de outros campi universitários, através de estudos de caso;

- analisar as edificações existentes e em construção no Campus JK e criar um inventário relacionando os tipos de materiais de construção e técnicas construtivas mais comumente encontradas, os princípios de dimensionamento de estruturas e ambiência (parte do conteúdo programático da disciplina “Construções Rurais”);

- analisar o plano diretor do Campus JK e identificar os problemas de planejamento estrutural a fim de tornar o Campus JK um ambiente mais convidativo ao convívio para os estudantes, servidores e terceirizados;

- relatar a importância da inserção de um projeto paisagístico e como sua vitalidade poderá contribuir para a criação de centros de lazer e convívio (parte do conteúdo programático da disciplina “Projetos Arquitetônicos e Paisagismo”);

- por meio do levantamento das informações supracitadas, propor um projeto de um centro de convívio e lazer no Campus JK da UFVJM e confeccionar os desenhos da edificação proposta através do projeto arquitetônico completo: plantas, cortes e fachadas (parte do conteúdo programático das disciplinas “Projetos Arquitetônicos e Paisagismo” e “Desenho e Projeto para Computador” do ICT, “Desenho Técnico” tanto do DAG quanto do ICT);

- interação e incentivo dos alunos de graduação junto à pesquisa, estimulando seu conhecimento e ampliando a participação destes alunos no processo acadêmico relativos às atividades das disciplinas;

- interação dos alunos participantes com o grupo de estudos AMBIAGRO/UFVJM;

- desenvolver experiências interdisciplinares no ensino dos componentes curriculares dos cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Bacharelado em Ciência e Tecnologia, cursos aos quais as disciplinas são ofertadas regularmente.

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Agrárias - FCA

Nº DE REGISTRO

006.2.001.2017

COORDENADORA

Prof.ª Maria Clara de Carvalho Guimarães

CONTATO

mariaclara.guimaraes@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Utilização Das Tdic’s Na Formação Continuada De Professores De Matemática

OBJETIVO(S)

- Oferecer aos professores de Matemática da Rede Pública de Ensino uma atualização profissional referente a conteúdos e materiais/videoaulas no ensino da Matemática;

- Construir um ambiente de formação continuada no Moodle para professores de Matemática da Rede Pública;

- Desenvolver e/ou organizar materiais didáticos, basicamente videoaulas, que tenham potencial de impacto efetivo nas práticas de sala de aula;

- Utilizar as tecnologias digitais para apoio à aprendizagem.

 

UNIDADE ACADÊMICA

Diretoria de Educação a Distância - DEAD

Nº DE REGISTRO

014.2.001.2017

COORDENADORA

Prof. Eduardo Gomes Fernandes

CONTATO

eduardo.fernandes@ufvjm.edu.br 

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Emprego Das Tics (Novas Tecnologias De Informação E Comunicação) Para Linkeamento Das Temáticas Básicas De Engenharia Com A Ciência E Tecnologia De Alimentos

OBJETIVO(S)

- Levantamento dos principais conteúdos das disciplinas básicas de alimentos que apresentam dificuldade de compreensão;

- Desenvolvimento de objetos de aprendizagem digitais, utilizando as tecnologias de hipertexto, animações e/ou vídeo, relacionando os conteúdos elencados no item anterior com aplicações na indústria de alimentos;

- Testagem e avaliação dos objetos desenvolvidos segundo heurísticas  próprias da área;

- Acompanhamento da melhoria da aprendizagem e diminuição de repetência e evasão nas disciplinas envolvidas;

- Realização de seminários de sensibilização e oficinas com os professores das disciplinas envolvidas.

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT

Nº DE REGISTRO

022.2001.2017

COORDENADOR

Prof.ª Poliana Mendes De Souza

CONTATO

poliana.souza@ict.ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Em Conexão Com O Corpo Humano: Inovações No Ensino De Anatomia Humana Na UFVJM

OBJETIVO(S)

Implementar práticas educativas virtuais de Anatomia Humana para estudantes de cursos de graduação com base na utilização de recursos virtuais (Moodle, Blog, Facebook, Jogos Educativos e fórum) desenvolvidos no Laboratório de Anatomia e no Laboratório Interdisciplinar de Diabetes da UFVJM;

Elaborar e disponibilizar nos AVA (Moodle, Blog, Facebook) um acervo de imagens digitalizadasde modelos anatômicos sintéticos dos laboratórios de anatomia da UFVJM e eventualmente criação de conteúdo teórico para compartilhamento e virtual.

Buscar conhecer o comportamento dos estudantes, que porventura, dificultam o processo de ensino-aprendizagem em Anatomia Humana a partir dos dados obtidos com aplicação de instrumentos de pesquisa qualitativa e quantitativa (enquetes e questionários online, os quais serão previamente aprovados pelo CEP-UFVJM);

Incentivar estratégias de intervenção para mudança de comportamentos no processo de ensino-aprendizagem em Anatomia Humana (oficinas, minicurso de anatomia radiológica, práticas educativas presenciais e virtuais);

Inserir os estudantes bolsistas e voluntários em atividades científicas e extensionistas: 1) do Projeto Universidade das Crianças da UFVJM, o qual trabalha com professores e estudantes de escolas públicas da cidade de Diamantina; 2) Do Grupo de Estudos e Pesquisas do Diabetes, o qual utiliza ações com metodologias e práticas de ensino semelhantes às deste projeto;

Incentivar a criação de um Grupo de Estudos de Anatomia para estreitar as relações e o vínculo entre os membros do projeto e os professores envolvidos no ensino de anatomia na UFVJM;

Promover o treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação da UFVJM para atuarem em futuras atividades extensionistas, pesquisas e ensino em Anatomia Humana. Para isto, serão convidados estudantes e docentes de programas de Pós-Graduação das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Saúde, Sociedade e Ambiente (Sasa) e Educação) para discutir a possibilidade de desenvolvimento de atividades de apoio pedagógico e/ou estágio em ensino nas disciplinas de anatomia da UFVJM.

Incentivar a prática de estudos fora do ambiente de aula presencial utilizando ferramentas do Ensino à Distância (Moodle, jogos educativos digitais online, chat, fórum, Blog Anatomia Humana UFVJM, Fanpage Anatomia Humana UFVJM);

Implementar estratégias para promover a utilização dos recursos virtuais e da anatomia radiológica como ferramenta complementar ao estudo de Anatomia Humana;

Participar de eventos técnico-científicos locais e externos.

Realizar relatórios semestral e final do projeto;

 

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS

Nº DE REGISTRO

015.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Edson Da Silva

CONTATO

edsondasilvaaatm@hotmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Inovação No Ensino De Microbiologia Com Vistas À Agropecuária: Um Incentivo Ao Aluno Na Construção E Consolidação Dos Onhecimentos

OBJETIVO(S)

- Buscar conhecer os comportamentos dos estudantes, que tenham dificuldade no processo de ensino aprendizagem em Microbiologia, a partir de dados obtidos em aplicação de questionários online;

- Estimular o desenvolvimento crítico e incentivar estratégias de intervenção, para mudança e comportamento no processo de ensino aprendizagem em Microbiologia (oficinas com apresentação dos resultados obtidos e esperados);

- Incentivar a prática de estudos fora do ambiente de aula presencial utilizando ferramentas do ensino à distância buscando promover a utilização dos recursos virtuais como ferramenta complementar ao estudo de Microbiologia (moodle, jogos educativos digitais online, chat, Blog de Microbiologia do Instituto de Ciências agrárias);

- Exercitar nos discentes (executores do projeto e aqueles matriculados na disciplina) a capacidade de expor;

- Estimular a percepção da importância e despertar curiosidade por temas tais como, fungos os maiores decompositores do planeta, bactérias nos alimentos do dia a dia, entre outros;

- Produzir uma apostila de Microbiologia com práticas excepcionalmente voltadas e aplicadas aos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Agrícola, Medicina Veterinária e Zootecnia, de caráter pedagógico para fundamentação e fixação de conhecimento relativo, aos conteúdos de Microbiologia e sua interdisciplinaridade, reforçando o conteúdo ministrado com exercícios no final de cada aula;

- Apoiar os estudantes matriculados na disciplina de Microbiologia, tanto no que se refere ao desenvolvimento das atividades acadêmicas da disciplina quanto à adaptação ao ambiente universitário com o intuito de reduzir o número de evasões e retenções;

- Elaboração de um laminário referência padrão como forma de referência aprendizado de Microbiologia que possam atender os cursos de Bacharelado em Ciências agrárias.

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciências Agrárias - ICA

Nº DE REGISTRO

032.2.001.2017

COORDENADOR

Prof.ª Janaína Fernandes Gonçalves

CONTATO

janaina.goncalves@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Construindo A História Do Mucuri 

OBJETIVO(S)

- Produzir material didático relacionado à história do Vale do Mucuri, dando enfoque aos múltiplos atores que participaram dessa construção.

- Tornar mais acessível a pesquisadores, estudiosos e comunidade informações referente o Vale do Mucuri.

 - Produzir um material compilado da História do Mucuri, facilitando as diversas formas de pesquisa sobre a região.

- Mapear parte da documentação ainda existente da cidade de Teófilo Otoni e região.

- Sensibilizar a comunidade para a importância da preservação do acervo ainda existente sobre a história local.

- Promover estudos sobre as realidades locais que resultem em produções acadêmicas, bem como tornar público o resultado dessas pesquisas através de material imprenso.

- Estimular os acadêmicos a pesquisa de campo, colocando o Corpo Discente em contato com o ambiente vivido em seus estudos, oportunizando alternativas de aprendizado.

- Resgatar a história de grupos historicamente excluídos da produção de trabalhos sobre a formação do Vale do Mucuri, especialmente os negros e os indígenas.

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas - FACSAE

Nº DE REGISTRO

027.2.001.2017

COORDENADORA

Prof. Márcio Achtschin Santos

CONTATO

achts@uol.com.br 

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Ensino De Física Através Das Mídias Digitais

OBJETIVO(S)

- Promover melhorias nas atividades relacionadas as disciplinas de Física do ciclo básico, visando aumentar o interesse dos alunos e diminuir a evasão.

- Elaborar vídeo-aulas com a resolução de exercícios de forma comentada pelos próprios alunos de algum dos livros de Física Básica, como por exemplo, dos autores Tipler [4] ou Halliday [5].

- Elaborar um banco de dados com questões separadas por tópicos e, através do moodle, montar pequenos testes e disponibilizá-los para realização durante um ou dois dias, ao longo do semestre, incentivado a preparação e estudo constante do estudante.

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia - IECT

Nº DE REGISTRO

030.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Jean Carlos Coelho Filipe

CONTATO

jean.cfelipe@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Aprendiz De Bioquímica

OBJETIVO(S)

Criar/selecionar e/ou adaptar jogos didáticos para abordar os conceitos específicos de bioquímica;

Confeccionar maquetes e estruturas químicas das biomoléculas;

Elaborar e/ou adaptar experimentos a serem trabalhados nas aulas práticas da disciplina de bioquímica para que o aluno consiga compreender o conteúdo teórico exposto em sala de aula;

Estimular os discentes universitários, que desenvolverão esse projeto, no desenvolvimento de projeto de cunho educacional, promovendo a socialização do conhecimento;

Diminuir o número de retenção dos discentes matriculados na disciplina de bioquímica devido à maior compreensão e encantamento pela disciplina.

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS

Nº DE REGISTRO

011.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Marcelo Moreira Brito

CONTATO

marcelo.britto@ict.ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Desenvolvimento De Protótipo Para Auxiliar A Caracterização De Materiais Poliméricos Flexíveis

OBJETIVO(S)

Desenvolver um protótipo que auxilie na ilustração de análises de permeabilidade em materiais poliméricos flexíveis.

- Apresentar aos alunos matriculados na disciplina CTD 211 – Ciência e Tecnologia dos Materiais, a caracterização de materiais poliméricos flexíveis;

- Estimular o interesse dos alunos pela área de materiais poliméricos e suas aplicações;

- Incentivar o aluno a participar do processo educacional na vida acadêmica.

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT

Nº DE REGISTRO

005.2.001.2017

COORDENADOR

Prof.ª Flaviana Tavares Vieira

CONTATO

flaviana.tavares@ict.ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Práticas Inovadoras Em Geotectônica E Geologia Básica

OBJETIVO(S)

 

- Elaboração e construção de uma caixa portátil para realização de experimentos de tectônica compressional em sala de aula, utilizando-se areia seca como material análogo;

- Elaboração e construção de uma caixa portátil para realização de experimentos de tectônica extensional em sala de aula, utilizando-se areia seca como material análogo;

- Elaboração e construção de uma caixa portátil para realização de experimentos de tectônica direcional em sala de aula, utilizando-se argila úmida ou massa de vidraceiro como material análogo;

- Elaboração e instalação de uma rede de afloramentos artificiais, no Campus JK para a realização de práticas de ensino;

- Elaboração de roteiros didáticos para utilização nas práticas realizadas com os equipamentos e materiais descritos acima.

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT

Nº DE REGISTRO

003.2.001.2017

COORDENADORA

Prof. Matheus Kuchenbecker

CONTATO

matheusk@ict.ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Práticas Investigativas No Ensino De Microbiologia

OBJETIVO(S)

- Contribuir para a popularização da ciência e inclusão sócio-cultural dos estudantes, professores e público em geral das escolas atendidas pelo projeto;

- Contribuir na melhoria do ensino da Ciência, em particular da Microbiologia, por meio da aplicação de uma metodologia investigativa de ensino.

- Proporcionar aos estudantes de Graduação (executores do projeto) a vivência em escolas, como possíveis locais de atuação profissional.

- Fortalecer a articulação da teoria com a prática no ensino de Microbiologia.

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS

Nº DE REGISTRO

002.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Fulgêncio Antônio Santos

CONTATO

fulgenciosantos@hotmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

A Utilização De Tecnologias De Informação E Comunicação (Tics) Como Ferramenta Para Minimizar Os Altos Índices De Retenção E Evasão Na Disciplina De Função De Uma Variável (Cálculo I) No BCT/UFVJM

OBJETIVO(S)

- Identificar outros estudos que exploram a possibilidade de utilização de TICs.

- Pesquisar TICs que apresentem potencial de utilização na disciplina Função de Uma Variável;

- Pesquisar Universidades que institucionalizaram a utilização de disciplinas na modalidade semi-presencial legalmente previstas na portaria Nº 4.059 e as respectivas metodologias utilizadas para sua implementação;

- Pesquisar junto a Diretoria de Educação a Distância as possibilidades para explorar as potencialidades desta modalidade em parceria com o ensino presencial;

 - Analisar os impactos da aplicação de TICs na visão dos alunos e os impactos desta aplicação nos números referentes a reprovação e abandono da disciplina;

- Proporcionar aos alunos uma facilidade de interlocução com o professor e tutores da disciplina.

 - Divulgação, para os alunos, de maior quantidade e diversidade de material para estudo.

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT

Nº DE REGISTRO

007.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Alessandro Caldeira Alves

CONTATO

caldeirak@yahoo.com.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Desenvolvimento E Avaliação De Métodos E Modelos Alternativos Para O Ensino De Anatomia Animal E Fisiologia Animal Em Substituição À Utilização De Animais Nas Práticas De Ensino.

OBJETIVO(S)

- Orientar alunos na disciplina de anatomia animal na confecção de modelos, moldes, escavações didáticas buscando esqueletos de animais para confecção de esqueletos articulados.

- Diminuição do uso de cadáveres de animais fixados com formaldeído, que sabidamente é cancerígeno e irritante das vias nasais e oculares, por meio da utilização de moldes e modelos didáticos.

- Orientar alunos na disciplina de fisiologia animal para produção de metodologias, moldes e modelos didáticos aplicados à demonstração do funcionamento dos processos fisiológicos dos animais e suas variações nas diversas espécies.

- Analisar e buscar validar a substituição dos métodos tradicionais pelas metodologias alternativas de ensino-aprendizagem.

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Agrárias - FCA

Nº DE REGISTRO

016.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Alexandro Aluísio Rocha

CONTATO

caldeirak@yahoo.com.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2018 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Programa De Tutoria Do Curso De Ciências Agrárias: Química Geral E Analítica

OBJETIVO(S)

- Permitir aos estudantes veteranos do Bacharelado em Ciências Agrárias exercitar-se na área acadêmica, vivenciando diariamente as oportunidades oferecidas pelo ensino, pesquisa e extensão;

- Apoiar os estudantes calouros do Bacharelado em Ciências Agrárias na disciplina de Química Geral e Analítica, no sentido de minimizar deficiências de conhecimentos básicos;

- Apoiar os estudantes recém-ingressantes, tanto no que se refere ao desenvolvimento das atividades acadêmicas da disciplina de Química Geral e Analítica, quanto à adaptação ao ambiente universitário com o intuito de reduzir o número de evasões e retenções.

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciências Agrárias - ICA

Nº DE REGISTRO

035.2.001.2017

COORDENADOR

Prof.ª Mírian Da Silva Costa Pereira

CONTATO

mirian.pereira@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Observatório E Planejamento Do Sus: Novas Abordagens De Ensino Aprendizagem

OBJETIVO(S)

- Estimular a aprendizagem do SUS a partir do uso de novas metodologias de ensino como a fotografia e criação de material educativo nos serviços de saúde.

- Criar o observatório do SUS com a utilização de imagens produzidas por acadêmicos durante suas vivencias nos serviços de atenção primária, secundária e terciária.

- Produzir um guia com Imagens do Cuidado e Planejamento do SUS para serem utilizadas em disciplinas do curso de graduação em enfermagem e para divulgação das atividades executadas pelos acadêmicos de enfermagem na busca de novos convênios para campos de estágio.

- Promover maior interação entre os docentes participantes do projeto e estudantes do curso de graduação contribuindo para a diminuição da evasão.

- Permitir que os alunos observem, vivenciem e planejem a Gestão do Sistema Único de Saúde.

- Analisar os Planos Municipais de Saúde dos 33 municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina.

- Incentivar estratégias de intervenção para mudanças de comportamentos no processo ensino aprendizagem do SUS por meio de oficinas e práticas educativas presenciais e virtuais.

- Promover a socialização das experiências práticas vivenciadas pelos alunos por meio do Observatório do SUS.

- Aumentar o interesse dos alunos com as disciplinas da graduação e com isso diminuir o número de alunos retidos no curso de Enfermagem.

- Melhorar a compreensão acadêmica do Sistema de Saúde Brasileiro.

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS

Nº DE REGISTRO

024.2.001.2017

COORDENADOR

Prof.ª Liliane Da Consolação Campos Ribeiro

CONTATO

liliane.consolacao@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Programa De Tutoria Para A Disciplina De Álgebra Linear

OBJETIVO(S)

- Apoiar os estudantes ingressantes no curso de Ciência e Tecnologia (Janaúba), na disciplina de Álgebra Linear, no sentido de minimizar deficiências de conhecimentos básicos;

- Incentivar os alunos que são repetentes da disciplina e\ou com dificuldades de aprendizagem.

- Apoiar tanto no que se refere ao desenvolvimento das atividades acadêmicas da disciplina, quanto à adaptação ao ambiente universitário para diminuir o número de evasões e retenções.

- Possibilitar aos alunos bolsistas vivenciar a experiência do magistério, melhorando assim suas relações professor\aluno.

 

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia - IECT

Nº DE REGISTRO

031.2.001.2017

COORDENADORA

Prof. Edson Neres Do Nascimento

CONTATO

edson .neres@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Salivando Com Odontologia: O Estudo Da Saliva De Forma Prática

OBJETIVO(S)

- Aprofundar O Aprendizado Na Disciplina De Bioquímica Bucal E No Conteúdo Saliva Através Das Práticas Que Serão Realizadas Com Pacientes Assistidos Pela Universidade;

- Inserir O Discente Precocemente Nas Atividades Clínicas, Revelando Suas Habilidades E Aptidões;

- Inibir A Evasão Dos Alunos Do Curso;

- Inibir A Reopção De Curso Que É Comum Entre Os Alunos Dos Períodos Iniciais De Odontologia.

 

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS

Nº DE REGISTRO

017.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Marcus Henrique Canuto

CONTATO

quimcanuto@yahoo.com.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Dos Engenheiros De Hoje Para Os Engenheiros De Amanhã

OBJETIVO(S)

- Organizar e publicar um livro de artigos sobre diversos temas ligados à Engenharia em duas plataformas distintas, a saber: iBooks Author e Latex.

- Ensinar aos discentes aos discentes do ICT, bem como as bolsistas e a voluntária, a valorizar a boa escrita como ferramental básico de seu aprendizado. Através desta ação, espera-se estimular o engajamento dos discentes do ICT no processo educacional, nas atividades relativas ao ensino e na vida acadêmica da UFVJM, como reza nos objetivos do presente edital.

- Mobilizar a comunidade do ICT (discentes, TAs e docentes), em torno do desenvolvimento e/ou aprimoramento da boa escrita de artigos para publicações reconhecidas. Vale ressaltar que o projeto tem como foco os discentes.

- Melhorar o aprendizado das disciplinas da grade do ICT, pois melhorando a escrita, melhora-se a leitura e consequentemente o aprendizado.

- Utilizar, com fins de aprendizado, a plataforma iBooks Author, visto que esta plataforma foi desenvolvida para ser uma tecnologia facilitadora da boa escrita.

- Utilizar, com fins de aprendizado, a linguagem de programação LaTex, visto que esta linguagem é classificada como uma tecnologia que facilita a escrita de estudantes e profissionais das áreas de exatas.

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT

Nº DE REGISTRO

001.2.001.2017

COORDENADOR

Prof.ª Raquel Anna Sapunaru

CONTATO

raquel.sapunaru@ict.ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Elaboração De Práticas Pedagógicas De Educação Física Interdisciplinares Com Anatomia Humana

OBJETIVO(S)

- Promover interdisciplinaridade no planejamento de atividades pedagógicas gerais para práticas de Educação Física com Anatomia Humana;

- Provocar interação em reuniões de estudo e de discussão entre alunos de Educação Física e Ciências Biológicas participantes deste projeto sobre o estudo de temas de Anatomia Humana;

- Criar planos insólitos de atividades físicas, jogos ou brincadeiras voltadas ao aprendizado de partes do corpo humano, órgãos ou sistemas orgânicos conciliados às práticas pedagógicas de Educação Física;

- Incentivar alianças por meio de reuniões de estudo e de discussão dos alunos de Educação Física e Ciências Biológicas participantes deste projeto com alunos envolvidos no Laboratório Interdisciplinar de Diabetes (LID), edifício DCB/DCBio, Campus JK desta universidade com direcionamento à prevenção de doenças e promoção da saúde;

- Construir uma cartilha de atividades pedagógicas pormenorizada apresentando os planos criados a partir de um portefólio de relatórios de criação de forma diserta para que seja um material de incentivo aos alunos, futuros profissionais em Educação Física, à criação de planos de atividades com práticas pedagógicas inovadoras e originais;

- Enviar e solicitar a Divisão de Serviços Gráficos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri que sejam feitas cópias impressas da cartilha de atividades pedagógicas interdisciplinares de Educação Física;

- Encaminhar as cópias da cartilha de atividades pedagógicas Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para que seja registrada em seu acervo e disponibilizado à comunidade;

- Criar uma fanpage deste projeto em mídias de tecnologia de informação e comunicação virtuais (rede social na internet) para expor elementos criados nas reuniões de estudo e de discussão com o intuito de incitar debates e reflexões sobre as mesmas com a comunidade acadêmica e a comunidade geral;

- Apresentar os planos de atividades pedagógicas criadas decorrentes das reuniões de estudo e de discussão em congresso científico.

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS

Nº DE REGISTRO

004.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Luiz Gabriel Maturana

CONTATO

lgmaturana@hotmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Zootecnia: Alimentando E Movendo O Cenário Agropecuário Brasileiro

OBJETIVO(S)

- Compreender os motivos do alto índice de evasão e retenção do curso de Zootecnia da UFVJM no Câmpus JK, em Diamantina-MG;

- Compreender e obter dados por parte dos docentes que lecionam para o curso, afim de contextualizar o Projeto Político Pedagógico (PPP) com os demais objetivos da pesquisa;

- Realizar um levantamento com profissionais Zootecnistas atuantes no mercado de trabalho da região, bem como empresas da área e suas necessidades profissionais;

- Realizar análise estatística de agrupamento dos dados obtidos (análise Cluster);

- Elaborar folders, jornais, periódicos, cartilhas e demais materiais de divulgação do curso;

- Firmar parceria com as Escolas que oferecem Ensino Médio, tanto no município de Diamantina quanto na região de abrangência da Universidade;

- Realizar chamadas presenciais nas Escolas de Ensino Médio da cidade, divulgando o curso e coletando informações de potenciais ingressantes, mantendo contato com os mesmos durante todo o período de vigência do projeto, encorajando-os com frequência;

- Realizar intervenções em mídias diretas, como Rádios Universitárias de todos os Campi e rádios de Diamantina e cidades de abrangência da Universidade;

- Criar um grupo de Coaching aplicado aos ingressantes e demais discentes do curso no sentido de identificar a propensão de evasão e aplicar as técnicas de gerenciamento de projetos pessoais e profissionais, fazendo-se valer de conceitos e práticas de pesquisadores atuais, como Tontini e Walter (2014), por exemplo, descritas na Metodologia;

- Promover atividades e encontros mensais, que terá o nome de "Dedo de Prosa da ZOO", com o objetivo de promover um canal aberto de maior interação e diálogo entre os discentes, docentes, técnicos e funcionários do Departamento de Zootecnia;

- Divulgar o Curso de Zootecnia na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontecerá em novembro deste ano corrente no Mercado Velho, onde os alunos divulgarão o que aprenderam em sala de aula e a importância do Curso de Zootecnia para a população mundial;

- Realizar atividades com barraca itinerante em praças de Diamantina-MG e cidades de abrangência, onde serão exibidos filmes, debates e conversas sobre o curso de Zootecnia, de modo a aumentar o envolvimento dos discentes com os conhecimentos adquiridos no curso.

 

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Agrárias - FCA

Nº DE REGISTRO

021.2.001.2017

COORDENADOR

Prof. Altamir Fernandes De Oliveira

CONTATO

 altamirf83@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Acervo Didático Do Curso De Licanciatura Em Ciencias Biológicas

OBJETIVO(S)

- Reunir, organizar, catalogar e informatizar o empréstimo de materiais didático-pedagógicos produzidos no âmbito do curso;

- Oferecer aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas uma formação mais consistente no que tange às atividades práticas;

- Contribuir para a qualificação de professores de Ciências Biológicas uma formação continuada;

- Proporcionar ferramentas didático-pedagógicas mais significativas para suporte às atividades desenvolvidas nos cursos, tais como Estágio Supervisionado, Projetos de Extensão, PET, PIBID, etc.

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS

Nº DE REGISTRO

019.2.001.2017

COORDENADORA

Prof.ª Luciana Resende Allain

CONTATO

luciana.allain@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018

 

TÍTULO DO PROJETO

Mediação Para Diminuir A Retenção E Evasão Dos Discentes Da Ufvjm: Fundamentos Da Matemática.

OBJETIVO(S)

- Identificar os conteúdos matemáticos, reconhecidos por discentes da turma 2016/02 e docentes do Ensino Médio da Rede Básica de Ensino e da UFVJM, que estão relacionados nos índices de retenção e evasão nos cursos da UFVJM.

- Oferecer espaço para desenvolvimento do curso de matemática com conteúdos específicos com base de uso nas tecnologias emergentes e disponíveis no LIFE para discentes com apoio de docentes da Rede Básica de Ensino e das UFVJM selecionados pelo projeto.

- Oferecer espaço para o desenvolvimento de curso de leitura e interpretação de questões que envolvem conteúdos da matemática com o público selecionado pelo projeto.

- Promover e constituir fórum de discussão sobre conteúdo matemática em interrelação entre discentes e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, com oferta de espaço para sanar dúvidas pertinentes ao curso com respostas assíncronas de, no máximo, 24 horas.

UNIDADE ACADÊMICA

Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - FIH

Nº DE REGISTRO

013.2.001.2017

COORDENADORA

Prof. Flávio César Freitas Vieira

CONTATO

flavio.cesar36@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018


TÍTULO DO PROJETO

Banco De Blocos Histológicos: Uma Ferramenta Para O Ensino De Histologia Veterinária

OBJETIVO(S)

Melhorar o ensino-aprendizagem em histologia veterinária.

Criar um banco de blocos histológicos (BAHISTO) contendo fragmentos de tecido animal.

Construir um roteiro de aulas práticas para orientar o processo de ensino-aprendizagem em histologia veterinária.

Colher fragmentos dos principais tecidos e órgãos das espécies domésticas de interesse veterinário;

Promover o processamento histotécnico dos fragmentos de tecido em blocos de parafina;

Catalogar os blocos histológicos obtidos em planilha apropriada, constituindo um banco de blocos histológicos (BAHISTO);

Envolver alunos de graduação nas atividades inerentes à construção do banco de blocos histológicos;

Despertar vocações dentre os alunos de graduação para a atuação nas áreas correlatas à histologia veterinária;

Criar um roteiro de aula prática contendo a descrição detalhada das lâminas histológicas.

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciências Agrárias - ICA

Nº DE REGISTRO

001.2.002.2017

COORDENADOR

Prof.ª Heloísa Maria Falcão Mendes

CONTATO

heloisa.falcao@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/06/2017 a 31/05/2018