Projetos Proae 2015-2016
PROJETOS PROAE EDITAL Nº01/2015
Relação de Projetos:
TÍTULO DO PROJETO |
|
OBJETIVO(S) |
-ESTIMULAR A APRENDIZAGEM A PARTIR DA ANÁLISE DE CONJUNTURA ECONÔMICA, A QUAL VISA MOTIVAR OS ESTUDANTES PARA QUESTÕES E ESTUDOS DE CORRENTES TEÓRICAS DESTE RAMO DE CONHECIMENTO, OU SEJA, A ANÁLISE E QUESTÕES SUSCITADAS A PARTIR DA CONJUNTURA ECONÔMICA COMO PORTA DE ENTRADA PARA O ESTUDO DE AUTORES CLÁSSICOS, BEM COMO A FORMAÇÃO DE ECONOMISTAS COM HABILIDADES DE PERCORRER DO CONCRETO AO ABSTRATO E DO ABSTRATO AO CONCRETO ESTABELECENDO AS MEDIAÇÕES COM AS PARTICULARIDADES HISTÓRICAS;
-PROMOVER MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS DOCENTES PARTICIPANTES DO PROJETO E ESTUDANTES DO CURSO, SOBRETUDO DOS PRIMEIROS PERÍODOS;
-ESTIMULAR O BOLSISTA DO PROJETO NO ENSINO E NA EXPOSIÇÃO DIDÁTICA DE TEMAS SUSCITADOS PELA ANÁLISE DE CONJUNTURA ECONÔMICA A PARTIR DE APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS SISTEMATIZADOS COMO BASE EM VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS. |
UNIDADE ACADÊMICA |
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E EXATAS – FACSAE/UFVJM
|
Nº DE REGISTRO |
001.002.2015 |
COORDENADOR |
ELLEN LUCY TRISTÃO |
CONTATO |
ellen.lucy.tristao@gmail.com |
PERÍODO DE VIGÊNCIA |
01/10/2015 a 30/09/2016 |
TÍTULO DO PROJETO |
|
OBJETIVO(S) |
- APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS ATRAVÉS DE MÉTODOS PRÁTICOS; - PROPORCIONAR MAIOR INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES; - FACILITAR O APRENDIZADO; - DESPERTAR O SENSO CRÍTICO, A CURIOSIDADE, A CRIATIVIDADE E O INTERESSE DOS DISCENTES TANTO PARA OS ASSUNTOS ABORDADOS COMO PARA A PESQUISA; |
UNIDADE ACADÊMICA |
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ICA) |
Nº DE REGISTRO |
014.002.2015 |
COORDENADORA |
PROFª. TANIA PIRES DA SILVA |
CONTATO |
tania.pires@ufvjm.edu.br |
PERÍODO DE VIGÊNCIA |
01/10/2015 a 30/09/2016 |
TÍTULO DO PROJETO |
A ESTAÇÃO METEOROLÓGICA ARTESANAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA |
OBJETIVO(S) |
-REVISAR A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS, NO PROCESSO PRÁTICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, FRENTE AO USO TEÓRICO DE MATERIAIS TRADICIONAIS; -ESBOÇAR E MONTAR UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA, APÓS A IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS MAIS EFICIENTES E ACESSÍVEIS; E -EXPOR E RECOMENDAR O EXPERIMENTO DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA NO ENSINO BÁSICO VIA TRABALHOS DE CAMPO E OFICINAS PEDAGÓGICAS.
|
UNIDADE ACADÊMICA |
FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES- FIH |
Nº DE REGISTRO |
017.002.2015 |
COORDENADOR |
PROF. Pacelli Henrique Martins Teodoro |
CONTATO |
phmteodoro@hotmail.com |
PERÍODO DE VIGÊNCIA |
01/10/2015 a 30/09/2016 |
TÍTULO DO PROJETO |
|
OBJETIVO(S) |
- MONTAR UM LABORATÓRIO DIDÁTICO UTILIZANDO SUCATA DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS DA REGIÃO DE UNAÍ/MG, RESTAURANDO OS EQUIPAMENTOS E UTILIZANDO-OS EM AULAS PRÁTICAS. -DIMINUIR A EVASÃO E RETENÇÃO DOS DISCENTES NA ÁREA DE MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA. - ESTIMULAR OS ESTUDANTES À INICIAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA E NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS. |
UNIDADE ACADÊMICA |
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – ICA/UFVJM – CAMPUS UNAÍ/MG |
Nº DE REGISTRO |
018.002.2015 |
COORDENADOR |
PROF. LEANDRO AUGUSTO FELIX TAVARES |
CONTATO |
leandro.tavares@ufvjm.edu.br |
PERÍODO DE VIGÊNCIA |
01/10/2015 a 30/09/2016 |
TÍTULO DO PROJETO |
|
OBJETIVO(S) |
FAZER UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA ANALÍTICO DAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA EM FUNÇÃO DO QUE SE REQUER NOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE AGROECOLOGIA. INTEGRAR O CONTEÚDO DISCIPLINAR DAS DISCIPLINAS COM O DE OUTRAS ÁREAS, PROPONDO A INTERDISCIPLINARIDADE, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA A RELAÇÃO DISCIPLINA-CIÊNCIA-TECNOLOGIA. SELECIONAR O CONJUNTO DE ATIVIDADES A SER UTILIZADA PARA GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS. |
UNIDADE ACADÊMICA |
BACHARELADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS - ICA |
Nº DE REGISTRO |
021.002.2015 |
COORDENADOR |
PROF.LEONARDO BARROS DOBBSS |
CONTATO |
leonardo.dobbss@ufvjm.edu.br |
PERÍODO DE VIGÊNCIA |
01/10/2015 a 30/09/2016 |
TÍTULO DO PROJETO |
|
OBJETIVO(S) |
- AUXILIAR OS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DO BC&T, NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO AO CURSO SUPERIOR NA ÁREA DE EXATAS, NO SENTIDO DE SE ADAPTAREM AO FORMALISMO MATEMÁTICO, PRESENTE NA LITERATURA UTILIZADA. - ORIENTAR O ESTUDO DOS ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO, PARA QUE ESTES CONSIGAM SANAR ESSAS DEFICIÊNCIAS, AO MESMO TEMPO EM QUE CURSAM A DISCIPLINA. -ESTIMULAR OS ALUNOS QUE SÃO REPETENTES DA DISCIPLINA E\OU COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PARA QUE ESTES CONCLUAM A MESMA. - PROPORCIONAR AOS ALUNOS A FORMAÇÃO NECESSÁRIA EM CÁLCULO, PARA CURSAREM DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA SUBSEQUENTES DO CURSO BC&T. - ELABORAR UM RELARÓRIO COM A COLETA DE DADOS CONTENDO OS PRINCIPAIS ERROS, RELACIONADOS À MATEMÁTICA BÁSICA DO ENSINO MÉDIO, APRESENTADOS PELOS ALUNOS DURANTE A PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DO PROJETO E NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS DA DISCIPLINA DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL. - PROPORCIONAR AOS ALUNOS BOLSISTAS A OPORTUNIDADE DE USAR O SOFTWARE LATEX, QUE É MUITO UTILIZADO EM TEXTOS ACDÊMICOS NA ÁREA DE EXATAS. |
UNIDADE ACADÊMICA |
INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (ICT) |
Nº DE REGISTRO |
030.002.2015 |
COORDENADOR |
PROF. DOUGLAS FREDERICO GUIMARÃES SANTIAGO |
CONTATO |
douglas.santiago@ict.ufvjm.edu.br |
PERÍODO DE VIGÊNCIA |
01/10/2015 a 30/09/2016 |
TÍTULO DO PROJETO |
|
OBJETIVO(S) |
- PROPOR ATIVIDADES QUE LEVEM OS EDUCANDOS (UNIVERSITÁRIOS) A REFLETIR SOBRE AS FUNÇÕES SOCIAIS EXERCIDAS PELAS MÍDIAS. - ESTUDAR COMO AS MIDIAS SÃO USADAS NO CONTEXTO DA GRADUAÇÃO DA UFVJM COMO RECURSO DIDÁTICO, PELOS EDUCADORES/DOCENTES, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO, INICIALMENTE FOCANDO O CURSO DE BACHARELADO EM HUMANIDADES , PODENDO SE ESTENDER PARA AS LICENCIATURAS, QUE COMPÕEM O REFERENTE CURSO. - PROPORCIONAR AO ACADÊMICO PARTICIPANTE DO PROGRAMA, PARTICIPAR DE ATIVIDADES DE OFICINA, UTILIZANDO O RECURSO DAS LINGUAGENS CINEMATOGRÁFICAS, DOCUMENTAIS E ARTÍSTICAS, DE MODO A DISCUTIR SOBRE TEMAS RELACIONADOS AOS SABERES DESENVOLVIDOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E LICENCIATURAS. - REALIZAR EVENTOS QUE ENVOLVAM OS DOCENTES QUE FAZEM USO DA LINGUAGEM ARTÍSTICA PARA DISCUTIR QUAIS OS IMPACTOS DESSAS FERRAMENTAS NO SEU FAZER DOCENTE. - ANALISAR COMO O USO DAS MÍDIAS CONTRIBUI PARA A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO CONCEITUAL DO ACADÊMICO. - AVALIAR JUNTO AOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO PROCESSO FORMATIVO, AMPLIANDO E DIVULGANDO FAZERES QUE SEJA DESENVOLVIDOS NA GRADUAÇÃO DO BHU. |
UNIDADE ACADÊMICA |
FACULDADE INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES- FIH
|
Nº DE REGISTRO |
034.002.2015 |
COORDENADORA |
PROFª. JOSELIA BARROSO QUEIROZ LIMA |
CONTATO |
joselia.barroso@ufvjm.edu.br |
PERÍODO DE VIGÊNCIA |
01/10/2015 a 30/09/2016 |
TÍTULO DO PROJETO |
|
OBJETIVO(S) |
O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É QUE A PARTIR DA APLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, COMO FERRAMENTAS DE AUXILIO, SEJA POSSÍVEL AVALIAR O APRENDIZADO DOS DISCENTES E O APRENDIZADO DE GRUPOS. PARA OS DISCENTES É UMA POSSIBILIDADE DE OBTER UMA FERRAMENTA PARA ORGANIZAR E SISTEMATIZAR SEUS ESTUDOS. COM A FERRAMENTA CMAPTOOLS OS DISCENTES, A CADA AULA DE UMA DETERMINADA DISCIPLINA(ESCOLHIDA COM CONCORDÂNCIA E COLABORAÇÃO DO DOCENTE) FARÃO SEUS MAPAS CONCEITUAIS E SERÃO AVALIADOS PELO DOCENTE. O DOCENTE AVALIARÁ OS MAPAS CONCEITUAIS GERADOS INDIVIDUALMENTE E PODERÁ TAMBÉM TRAÇAR UM MAPA DO GRUPO. A CADA NOVA AULA O DOCENTE PODERÁ REFORÇAR CONCEITOS DOS CONTEÚDOS QUE NÃO FICARAM CLAROS OU ATÉ MESMO TRAÇAR NOVAS ESTRATÉGIAS, BASEADOS NAS AVALIAÇÕES DOS MAPAS CONCEITUAIS. AS AVALIAÇÕES INDIVIDUAIS SERÃO INDICATIVAS DA EVOLUÇÃO OU NÃO DOS ESTADOS COGNITIVOS DOS DISCENTES PARA AQUELA DETERMINADA MATÉRIA. UM BOM COMPARATIVO SERIA AO FINAL, PEGAR OS MAPAS CONCEITUAIS E COMPARAR COM AS AVALIAÇÕES DADAS PELO DOCENTE E, COM ISSO, PODER AVERIGUAR A EFICIÊNCIA DOS DOIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO, A PROVA E OS MAPAS. OUTRO OBJETIVO É COMPARAR UM GRUPO DE DISCENTES QUE USAM A FERRAMENTA CMAPTOOLS PARA ORGANIZAR SEUS ESTUDOS, COM UM GRUPO QUE USA AS FERRAMENTAS TRADICIONAIS PARA ORGANIZAR SEUS CONHECIMENTOS. |
UNIDADE ACADÊMICA |
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS |
Nº DE REGISTRO |
037.002.2015 |
COORDENADOR |
PROF.MARCUS VINICIUS CARVALHO GUELPELI |
CONTATO |
MARCUS.GUELPELI@UFVJM.EDU.BR |
PERÍODO DE VIGÊNCIA |
01/10/2015 a 30/09/2016 |
TÍTULO DO PROJETO |
|
OBJETIVO(S) |
-PROMOVER DEBATES, OFICINAS É MOTIVAR O ALUNO POR MEIO DE ATIVIDADES COM USO DE RECURSOS COMO VÍDEO, LABORATÓRIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRÁTICOS. E CONTEXTUALIZADOS, A FIM DE DESPERTAR O INTERESSE PELO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO E ASSIM, -DESENVOLVER E MELHORAR SUAS HABILIDADES MATEMÁTICAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. |
UNIDADE ACADÊMICA |
INSTITUTO DE CIENCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA- ICET. |
Nº DE REGISTRO |
039.002.2015 |
COORDENADOR |
PROF.CARLOS HENRIQUE ALEXANDRINO |
CONTATO |
carlos.alexandrino@ufvjm.edu.br |
PERÍODO DE VIGÊNCIA |
01/10/2015 a 30/09/2016 |
TÍTULO DO PROJETO |
|
OBJETIVO(S) |
-ELABORAR E DIVULGAR UM ACERVO DE MATERIAIS RELACIONADOS À DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA; - PROMOVER ESPAÇOS PARA EXIBIÇÃO E DISCUSSÃO DAS ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA; - DIVULGAR AS ATIVIDADES REALIZADAS EM BLOG, PERFIL EM REDES SOCIAIS, MOSTRAS E OUTROS. |
UNIDADE ACADÊMICA |
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- FCBS |
Nº DE REGISTRO |
044.002.2015 |
COORDENADORA |
PROFª. Maíra Figueiredo Goulart |
CONTATO |
mairafgoulart@gmail.com |
PERÍODO DE VIGÊNCIA |
01/10/2015 a 30/09/2016 |
TÍTULO DO PROJETO |
|
OBJETIVO(S) |
- ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO CRÍTICO, NA BUSCA DE FORMAR CIDADÃOS PREPARADOS PARA A REALIDADE CONTEMPORÂNEA. - EXERCITAR NOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO (EXECUTORES DO PROJETO) A CAPACIDADE DE EXPOR O TEMA DE MICROBIOLOGIA PARA ESTUDANTES DE DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS E NÍVEIS DE ESCOLARIDADE. - CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO, FUTUROS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO DE FORMA QUE POSSAM INTERAGIR NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES, INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTOS E SABERES. - ESTIMULAR A PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA E DESPERTAR CURIOSIDADE POR TEMAS COMO ESTRUTURA CELULAR, TIPOS BÁSICOS DE MICRORGANISMOS E SUA IMPORTÂNCIA NO MUNDO QUE NOS CERCA. - POSSIBILITAR AOS PROFESSORES, ESTUDANTES E O PÚBLICO EM GERAL UM CONTATO DIRETO COM EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS, AUSENTES EM SUAS ESCOLAS. -PREPARAR PLACAS CONTENDO OS PRINCIPAIS TIPOS DE FUNGOS E BACTÉRIAS PARA AVALIAÇÃO MACROSCÓPICA. - PREPARAR LÂMINAS CONTENDO OS PRINCIPAIS TIPOS DE FUNGOS E BACTÉRIAS PARA AVALIAÇÃO MICROSCÓPICA. - EXECUTAR PRÁTICAS MICROBIOLÓGICAS PARA ISOLAMENTO DE MICRORGANISMOS DE DIVERSOS AMBIENTES.
|
UNIDADE ACADÊMICA |
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- FCBS |
Nº DE REGISTRO |
049.002.2015 |
COORDENADOR |
Prof. Fulgêncio Antônio Santos |
CONTATO |
fulgenciosantos@hotmail.com |
PERÍODO DE VIGÊNCIA |
01/10/2015 a 30/09/2016 |