• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Atualização: comunicado sobre as matrículas do SiSU de 2020/2

Quarta, 08 Abril 2021 15:14

A Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) informa aos candidatos do SiSU 2020/2, que a próxima etapa de matrícula, inicialmente prevista para ser realizada presencialmente, está sendo organizada para ocorrer de forma virtual/online e será efetuada antes do início do semestre letivo 2020/2, previsto para 14 de junho de 2021.

Em breve, todas as orientações e as datas para realização dessa etapa serão publicadas na página da Copese.

Informa também que qualquer informação contrária, como cancelamento do processo  ou que os estudantes do 2021/1 iniciarão as aulas primeiro ou junto com os calouros do 2020/2, não  são verdadeiras.

Esclarecemos que as matrículas da Chamada Regular do SiSU 2021/1 serão realizadas nas datas já estabelecidas pelo MEC, não podendo ser alteradas pela UFVJM. Isso inviabiliza temporariamente a continuidade do processo de matrícula do 2º semestre de 2020. Desse modo, as matrículas dos candidatos do SISU 2021/1 não se confundem, nem alteram o cronograma de início das aulas dos ingressantes do SISU 2020/2, previsto para 14 de junho, conforme calendário para reposição 2020 em 2021.

Todas as informações e procedimentos dos processos seletivos da UFVJM devem ser acompanhados pelo candidato na página da Copese.

_______________________________________________________________________________________
Sexta, 08 Janeiro 2021 15:52

A Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) informa que não há previsão para realizar a matrícula presencial, 2ª etapa do processo referente ao SiSU-2020/2, enquanto perdurarem as restrições sanitárias referentes à pandemia da COVID-19.

Considerando:

  • que a mencionada etapa deve ocorrer de forma presencial, conforme Resoluções aprovadas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE); 

  • que ela abrange todos os ingressantes, pois é o momento no qual ocorrem a conferência e a autenticação da cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio e dos demais documentos conforme Edital; 

  • que essa etapa está atrelada à validação documental das vagas reservadas para cotas por renda e da autodeclaração étnico-racial, essa última que depende também da heteroidentificação presencial; 

  • que a matrícula presencial é um evento que gera aglomeração.

Informa ainda que a PROGRAD está estudando alternativas que respeitem os protocolos de segurança sanitária estabelecidos devido à pandemia e que possibilitem a conclusão das matrículas de quem já teve a 1ª etapa concluída, viáveis e consoantes às normas internas sobre o procedimento de matrícula na graduação da UFVJM.

Salientamos que, embora haja previsão de início do semestre 2020/2 na proposta de Calendário Acadêmico que está em tramitação entre os Conselhos Superiores da UFVJM, o ensino remoto regular de 2020/1 atenderá os discentes veteranos.