DRI recepciona estudantes estrangeiros com café da manhã especial
Reitor participa de evento de boas-vindas a jovens da África, Colômbia e Timor Leste
Os estudantes estrangeiros que estão na UFVJM em mobilidade acadêmica internacional foram recepcionados, na última sexta-feira, 6 de março, com um café da manhã especial organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), no Campus JK da universidade, em Diamantina.
Para dar as boas-vindas e passar orientações diversas aos calouros e veteranos estrangeiros, participaram do encontro o reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares; a diretora de Relações Internacionais, professora Orlanda Miranda Santos, e sua equipe; os servidores Fernando Oliveira Gonçalves, da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) / Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e Albér Santos, da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) / Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace), e também o professor Gustavo Aveiro de Araújo, do curso de Turismo.
Os assuntos abordados foram: programas e assistência estudantil; normas de graduação e processo de matrícula; proposta de uma agência de turismo experimental, seus objetivos e expectativas; oferta da disciplina de Português para estrangeiros no curso de Letras.
Alunos estrangeiros são recebidos pela equipe da Diretoria de Relações Internacionais da UFVJM (foto: Flávia Cesar/UFVJM)
Orlanda Santos, diretora de Relações Internacionais, explica que, além de fornecer orientações gerais e específicas para cada tipo de mobilidade, a recepção teve como objetivo promover a interação entre os estudantes calouros e veteranos. “A UFVJM tem que investir em sua internacionalização para ser competitiva, participar de rankings internacionais, melhorar a qualidade dos cursos de graduação e programas de pós-graduação, por exemplo. A internacionalização traz benefícios desde o intercâmbio de conhecimento e tecnologia a investimentos nacionais e estrangeiros”, afirma.
O reitor Janir Soares destaca a importância desse tipo de intercâmbio: “Todos saem ganhando com essa valiosa experiência, a universidade - nossos alunos, professores e servidores - e os alunos que vêm de fora. Que existam mais programas como esses”.
Intercambistas colombianos e o reitor Janir Soares (foto: Flávia Cesar/UFVJM)
PEC-G e Bracol
Atualmente, estão matriculados em cursos de graduação da UFVJM 16 alunos estrangeiros, por meio do Convênio de Graduação PEC-G, Programa Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (Bracol) e Acordo entre os Ministérios de Educação do Brasil e do Timor Leste.
Os alunos do PEC-G vieram dos seguintes países: Angola, Benin, Cabo Verde, Camarões, Honduras, Paraguai e Senegal. Dentre eles, dois estão no curso de Ciência e Tecnologia (uma aluna no Campus Janaúba e outro no Campus JK, em Diamantina); cinco estudam Medicina no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni; quatro estão no curso de Agronomia e uma estuda Odontologia, em Diamantina. Os dois estudantes do Timor Leste cursam Sistemas de Informação, no Campus JK, em Diamantina.
Parte dos alunos estrangeiros que estão estudando na UFVJM (foto: Flávia Cesar/UFVJM)Os dois alunos colombianos acabaram de chegar à universidade, em mobilidade acadêmica internacional por meio do Bracol, e foram recepcionados pela estudante de Letras Português-Espanhol da UFVJM Larissa Aparecida Oliveira Santos (foto: Flávia Cesar/UFVJM)
Os estudantes da África – Carlos José Chardel Mawouklo Blochaou (Benin / Curso BC&T); Setondji Marius Godonou (Benin / curso de Agronomia) e William Steve Bitbeu Ngamgna (Camarões / curso de Agronomia) – moram juntos em uma república e estão adaptando-se bem ao Brasil. Já falando Português, eles oferecem aulas de Francês para estudantes brasileiros que queiram participar de intercâmbio na França (foto: Flávia Cesar/UFVJM)