Notícias da UFVJM
Sex, 19 de Julho de 2019 16:51

Congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e está na sua 37ª edição; evento acontece de 21 a 26 de julho

A 37ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo será realizada de 21 a 26 de julho em Cuiabá-MT. O objetivo do evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), é discutir os principais avanços e tendências no campo da “Ciência do Solo e áreas correlatas” e entre os palestrantes estarão dois professores do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), do Campus Unaí da UFVJM, André Medeiros de Andrade e Alceu Linares Pádua Junior.

No dia 24 de julho, André vai ministrar a palestra “Sensoriamento remoto na agricultura: potenciais e aplicações”, a qual dará ênfase na aplicação de geotecnologias para gerar dados agrícolas com potencial de auxiliar no monitoramento e obtenção de parâmetros biofísicos relacionados com culturas agrícolas.

Já no dia 25, Alceu ministra a palestra “Aplicações de mapeamento do solo na definição de ambientes de produção para culturas no Cerrado”.

O congresso é um dos mais importantes do gênero no país, ocasião em que são discutidos todos os temas relevantes e principais gargalos sobre o uso sustentável dos solos, desde assuntos na fronteira do conhecimento, como nanotecnologia e biotecnologia na agricultura, até práticas de manejo, educação em solos e extensão rural. Essa edição é uma promoção do Núcleo Regional Centro-Oeste da SBCS.

Para mais informações sobre o congresso e a programação completa clique aqui.

Última atualização em Sex, 19 de Julho de 2019 17:35

Sex, 19 de Julho de 2019 15:35

A brinquedoteca do departamento de Educação Física da UFVJM, localizada no Campus JK, informa que as suas atividades estarão suspensas a partir da próxima semana, em função do recesso acadêmico, e que o seu funcionamento retornará no mês de setembro.

Última atualização em Sex, 19 de Julho de 2019 15:39

Sex, 19 de Julho de 2019 15:26

Inscrições vão de 29 de julho a 30 de agosto

Sabe desenhar? Que tal participar de um concurso que propõe a elaboração de um desenho inspirado na temática afro-brasileira e indígena e seus processos de resistência e identidade? Tem que ser criativo e original!

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFVJM está com edital aberto para selecionar o desenho que será utilizado como base para a criação da sua identidade visual, a ser utilizada nos documentos, mídias, portais, materiais gráficos, entre outros. As inscrições vão de 29 de julho a 30 de agosto.

O concurso é de âmbito nacional e não pode participar quem tenha parentesco até 3º grau com membros da comissão julgadora ou comissão organizadora do concurso.

Baixe aqui o edital para saber como participar.

Sobre o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) é um espaço de formação que vem sendo construído na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM com o objetivo de fomentar e discutir questões étnico-raciais e indígenas da sociedade brasileira, principalmente dos Vales de Minas Gerais, visando ao combate ao preconceito e à discriminação racial.

O Neabi tem o propósito de inserir o indígena e o afro-brasileiro em todas as esferas da sociedade, dos quais ainda são excluídos, e ampliar as ações inclusivas e o debate acerca do racismo no país, contribuindo com a superação das desigualdades raciais, a ampliação e a permanência da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas. Nessa perspectiva, desenvolve atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, a partir do desenvolvimento de projetos em várias áreas de conhecimento com ênfase nas relações étnico raciais.

Última atualização em Sex, 19 de Julho de 2019 15:31

Sex, 19 de Julho de 2019 11:53

Animais estarão disponíveis em 13 de agosto

No próximo mês, dia 13 de agosto, o Empório UFVJM vai vender frangos vivos (brancos), prontos para o abate.

A projeção é de que os preços estarão em torno de R$3,00 o kg vivo (consulte cotação diária aqui). O preço total do frango será aproximadamente R$12,00.

O Empório UFVJM comercializa excedentes de aulas e pesquisas no âmbito da UFVJM - ovos, animais vivos (frangos, suínos, peixes, carneiros) frutas, verduras, doces, compotas e outros. A UFVJM está aguardando certificação para vender animais abatidos. O recurso arrecadado pelo empório é depositado via GRU e depois retorna à universidade como recurso próprio.

Foto: Divulgação/UFVJM

Não há um calendário de venda dos produtos, uma vez que sua disponibilidade depende da aprovação de projetos ou de demandas de aulas.

O empório funciona de segunda a quinta-feira das 8h às 18h e na sexta-feira das 8h às 17h.

Atualmente a divulgação dos produtos disponíveis é feita pela atendente Ediana, que alimenta grupos de WhatsApp informando a imediata chegada de produtos. Interessados em receber as informações podem enviar mensagem para o número (38) 98813-9193 e solicitar inclusão em uma lista. O e-mail é Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

O empório fica no prédio da Diretoria de Comunicação Social, perto da gráfica, no Campus JK, e é aberto a toda a comunidade, interna e externa.

Última atualização em Sex, 19 de Julho de 2019 11:56

Campus I - Diamantina/MG