Ensino, Pesquisa e Extensão

UFVJM celebra acordo de cooperação para fomento de pesquisa e qualificação na instituição

publicado: 02/08/2021 18h09, última modificação: 02/08/2021 18h09
Parceria pública entre Capes e Fapemig viabilizará projetos das geociências

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM, por meio da sua Diretoria de Pesquisa (Dirpe), acaba de celebrar dois Termos de Outorga. que irão contemplar projetos de pesquisa da universidade. Já no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica, referente ao Programa Residência Pedagógica.

Os Termos de Outorga nasceram de uma parceria pública, cujo acordo tem como objeto a cooperação acadêmico-científica entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig), visando promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para desenvolver os programas de pós−graduação emergentes e em consolidação nos estados, em áreas prioritárias, eleitas para o cumprimento dos objetivos do Edital 18/2020 – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Parcerias Estratégicas nos Estados, considerando que a Fapemig operacionaliza o Acordo de Cooperação Técnica nº 54/2021 por meio de Termos de Outorga celebrados.

Na UFVJM, o primeiro Termo de Outorga contemplou o projeto Pegmatitos Litiníferos de Minas Gerais: mapeamento, viabilidade econômica e exploração, que está sob a coordenação do professor da área de Geociências, Eduardo Fontana, cujo prazo de execução será de 24 meses, com aporte do valor de R$47.160,00.

O segundo termo contemplou o Edital 091/2021, cujo projeto é: Novas rotas de obtenção de sais de lítio a partir de concentrados minerais e dispositivos supercapacitores, baseados em compósitos carbonos/óxidos metálicos em contato com íons de lítio, coordenado pelo professor João Paulo de Mesquita, cujo prazo de execução é de 48 meses, com aporte financeiro da ordem de R$72.256,44.

Acordo de Cooperação Técnica incrementa Programa de Residência Pedagógica

A UFVJM acaba de assinar o Acordo de Cooperação Técnica nº 257/2021 com a Capes, visando o apoio mútuo institucional à consolidação do Programa de Residência Pedagógica (RP), como ação que integra a Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, com duração prevista até 31 de outubro de 2022.

A UFVJM participa do Programa Residência Pedagógica/Capes desde a sua instituição em 2018, que tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Os projetos institucionais de residência pedagógica têm vigência de 18 meses e abrangem carga horária total de 414 horas de atividades. Essas atividades estão organizadas em 3 módulos de seis meses, com carga horária de 138 horas cada, os quais serão desenvolvidos nas escolas de Educação Básica, sob a supervisão do professor/preceptor da escola e orientação do docente da UFVJM.

De acordo com a professora Patrícia Machado de Oliveira, coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica na UFVJM, o programa, ao estimular e promover a imersão dos estudantes no contexto escolar, possibilita a construção de espaços de discussão das diferentes formas de compreender e lidar com as questões pedagógicas da/na escola, a socialização das vivências e experiências de todos os participantes, contribuindo para o aprimoramento da formação profissional, e esse é o grande diferencial.

Por Diretoria de Comunicação Institucional