Participe do 18º Seminário de Diamantina
Evento é de realização do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar/UFMG), em parceria com a UFVJM, e vai tratar da crise da mineração e as perspectivas econômicas, sociais e ambientais de Minas Gerais e do Brasil; alunos de instituições de ensino superior de Diamantina não pagam inscrição
“Noventa por cento de ferro nas calçadas. Oitenta por cento de ferro nas almas.”
É com esse verso de Carlos Drummond de Andrade que a sociedade é convidada a discutir a crise da mineração e as perspectivas econômicas, sociais e ambientais de Minas Gerais e do Brasil, no 18º Seminário de Diamantina. Venha refletir sobre economia, demografia, história, políticas públicas, relações econômicas internacionais e crise da mineração de 19 a 23 de agosto, em Diamantina.
As inscrições estão abertas e vão até 15 de agosto.
Estudantes das instituições de ensino superior de Diamantina ficam isentos da taxa de R$ 140,00 de inscrição (UFVJM, IFNMG, UEMG e UNOPAR). Estudantes dessas instituições que queiram se inscrever no Seminário de Diamantina de forma gratuita devem preencher o formulário eletrônico neste link.
- Acesse o site do evento, confira toda a programação e inscreva-se!
O seminário
Originalmente criado para refletir sobre Minas Gerais, o evento, realizado pela primeira vez em 1982, ampliou-se para o âmbito nacional e internacional o escopo de suas discussões. Este ano, após as tragédias ocorridas em Mariana e em Brumadinho, o tema da crise da mineração em Minas Gerais e no Brasil será objeto de profunda reflexão.
Assim, nesta 18ª edição, é em torno do tema da crise da mineração que o seminário também pretende motivar reflexão crítica sobre aspectos centrais da superposição de crises, que se abatem hoje a realidade mineira e brasileira. Destacam-se a profunda crise do estado de Minas Gerais e do país, assim como profunda crise internacional, a um tempo, econômica, política, ambiental, geopolítica, humanitária, que se reflete em aprofundamento das desigualdades sociais, em desemprego e precarização do trabalho, em crise ambiental, em crise humanitária sob a forma de migrações forçadas, de intensos fluxos de refugiados, de violência e intolerância, que ameaçam a democracia e a paz.
O seminário é realizado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar/UFMG), em parceria com a UFVJM.
5º Seminário Nacional População, Espaço e Ambiente
Entre os dias 19 e 20 de agosto, será realizado o 5º Seminário Nacional População, Espaço e Ambiente. Com o tema geral “Políticas públicas, dinâmica populacional e ambiente: dilemas da sustentabilidade e do desenvolvimento” o evento de 2019 coloca no centro da discussão a intersecção entre os estudos populacionais e suas relações com a dinâmica ambiental e com as políticas públicas. O seminário será realizado na Casa da Glória, no centro de Diamantina.
As inscrições (apenas para participação) são até o dia 18 de agosto, um dia antes do evento.
A realização do evento é de responsabilidade do Grupo de Trabalho População, Espaço e Ambiente (GT PoPEA).
O GT é formado no âmbito da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep) e tem por objetivo investigar as interrelações que se estabelecem entre os componentes da dinâmica demográfica e o meio ambiente, a partir de uma perspectiva multidisciplinar.
O GT PoPea está presidido no biênio 2019-2020 pelo demógrafo Glauco Umbelino, docente do curso de Geografia e coordenador do Laboratório de População e Ambiente (LPA), localizado no Centro de Geociências da UFVJM.
Confira a programação do evento no site do 5º Seminário PoPEA.
Faça sua inscrição gratuita neste link.
Acompanhe o evento no Facebook.