Vale Inovar realiza evento sobre novas alternativas de desenvolvimento sustentável

Seg, 15 de Abril de 2019 11:27

Vem aí o evento Inovação, Economia Circular e Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que traz a divulgação de novas alternativas de desenvolvimento sustentável. Promovido pelo Vale Inovar, o evento será no Teatro Santa Izabel, dia 17, na quarta-feira, das 15h às 18h.

De acordo com o professor Ulisses Maia, idealizador do grupo de pesquisa Vale Inovar na UFVJM, políticas macroeconômicas de desenvolvimento têm se mostrado incapazes de promover um desenvolvimento sustentável e diminuir as desigualdades sociais.

“É necessário promover o desenvolvimento local aglutinando forças sociais existentes em um dado território. A Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC) propõe, como alternativa de desenvolvimento sustentável baseado na “economia verde” ou na “economia circular”, a reorganização das atividades econômicas em torno dos princípios fundamentais da economia de serviços: redução dos materiais em circulação; gestão participativa com os atores sociais (inclusive consumidores); reconhecimento de relações subjetivas na produção de serviços”, afirma Ulisses.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17 de abril, neste link.

Confira os palestrantes

• Francisco Duarte (UFRJ)

Professor da área de Gestão e Inovação do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Atua como ergonomista em projetos de modernização tecnológica, de novas unidades de produção e integração operacional no setor de petróleo e gás e em projetos de desenvolvimento e inovação tecnológica de start-ups e PMEs.

• François Hubault (Paris I Sorbonne/Atemis)

Economista e ergonomista, coordenador da formação de ergonomia da universidade Paris I – Sorbonne. Ele é um dos poucos ergonomistas que tem se dedicado a analisar atividades de gestores e fazer intervenções de natureza organizacional.

• Christian du Tertre (ParisVII Diderot/Atemis):

Professor de economia no LADYSS – Laboratoire Dynamiques Sociales et recomposition des Espaces da Universidade Diderot - Paris VII e Diretor-Técnico do Laboratoire d’Intervention et de Recherche ATEMIS. É um dos iniciadores da economia da funcionalidade e da cooperação na França.

Vale Inovar

Vale Inovar é um grupo de pesquisa interinstitucional com a iniciativa de fomento da inovação tecnológica por meio de intervenções e eventos no Vale do Jequitinhonha, de iniciativa do professor Ulisses Maia da UFVJM e em parceria com o professor João Leandro da IFNMG. O objetivo do projeto é produzir conhecimento acadêmico por meio de ciclos de debate e intervenções que promovam a inovação tecnológica no Vale do Jequitinhonha.

Serviço:

Evento: Inovação, Economia Circular e Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC)

Local: Teatro Municipal Santa Izabel - Diamantina, MG

Data: 17 de abril de 2019