Laboratório de Montagem Cênica UFVJM apresenta Olhos D’água em festival internacional

Qua, 16 de Janeiro de 2019 16:55

Após sua temporada de estreia, realizada com sucesso em novembro do ano passado, no Museu do Diamante, em Diamantina, o espetáculo Olhos D’água segue para sua primeira viagem. O espetáculo, fruto das atividades do Laboratório de Montagem Cênica UFVJM (LAB.MC.UFVJM), foi convidado para participar da mostra competitiva do 5º FESTA – Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Araçuaí.

O evento vai ocorrer entre os dias 20 e 26 de janeiro de 2019 e conta com 15 grupos de vários lugares do Brasil e de Portugal. O festival é uma realização  da Companhia de Teatro Ícaros do Vale, com apoio da Prefeitura Municipal de Araçuaí e Patrocínio da CEMIG.

O Laboratório de Montagem Cênica UFVJM é uma atividade de extensão regular com fluxo contínuo, aberto aos mais variados perfis de artistas, técnicos e produtores das artes cênicas. Os interessados em participar devem enviar e-mail para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Laboratório de Montagem Cênica UFVJM em Olhos D’água

A partir do original de Conceição Evaristo, Olhos D’água se assenta no tempo-espaço como um ritual cênico feminino em sua condição de resistência e reverência ancestrais. Em cena, elas são muitas mulheres tecendo recordações enquanto tentam lembrar a cor dos olhos de suas mães. Juntas, artistas e plateia, são testemunhas recíprocas do que se diz com palavras e com silêncios. Entre pequenas ações, elas se perdem num emaranhado de acontecimentos, passados inventados e futuros impossíveis. O quintal e o rio são evocados como territórios de pertencimento, intimidade e vínculo, nos quais a gira das tarefas domésticas e os sonhos compartilhados viram jogos lúdicos em favor da sobrevivência. A dramaturgia cênica, fundamentada nos princípios do rito, estimula uma relação sinestésica através das materialidades apresentadas – o escuro, o sussurro, o olhar de canto de olho, as frases interrompidas, o silêncio. O chão, o barro, a água, a lama. A chuva. A enchente. O que pode ou não ser contado?

A partir do original de Conceição Evaristo

Intérprete Criadora: Paloma Pereira

Pesquisa: Rosana Tossige, Juliana Padula, Franciele Souza, Paloma Pereira e Regiane Farias

Consultoria Técnica: Prof.ª Josélia Barroso Queiroz Lima e Delegada Kíria Orlandi

Parceria de Pesquisa: Projeto de Extensão Rede de Proteção à Mulher: rompendo com a violência, o  silêncio e a invisibilidade. Projeto de  iniciação científica As Mulheres do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri e as Políticas Públicas (Fapemig).

Adaptação: Paloma Pereira, Regiane Farias e Flávio Rabelo.

Dramaturgia e Trilha Sonora: Regiane Farias

Iluminação: Regiane Farias e Flávio Rabelo

Cenário, figurino e objetos: Paloma Pereira, Regiane Farias e Flávio Rabelo

Concepção, Produção, Direção de elenco e Encenação: Flávio Rabelo

Assistência de produção: João Nonato

Fotos e Vídeos: Helbert Rodrigues

Apoio: Museu do Diamante

Realização: Proexc - Laboratório de Montagem Cênica UFVJM

Coordenação LAB.MC.UFVJM: Prof. Flávio Rabelo

Serviço:

5º FESTA - Festival Internacional de Teatro de Rua e Palco de Araçuaí.

Data: 22 de janeiro de 2019

Local: Centro Cultural Luz da Lua. Araçuaí/MG