• Imprimir

Projeto Olhares do Campo lança boletim

Qui, 18 de Outubro de 2018 10:30

Acaba de estrear a publicação Olhares do Campo, boletim dedicado às comunidades rurais de Minas Gerais. O boletim é fruto de um projeto de ensino da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFJVM), aprovado no Edital do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Proae) nº 10/2018, da Pró-Reitoria de Graduação, e pode ser acessado neste link. Trata-se de um laboratório de comunicação comunitária, com foco na produção de matérias jornalísticas por e para comunidades campesinas para um boletim bimestral e para o site olharesdocampo.org.

Vamos fazer Olhares do Campo circular? O formato do boletim foi pensado em especial para ser impresso e afixado em murais, em espaços públicos e de circulação, alcançando o máximo de leitores interessados. Como o projeto não é contemplado com verba para impressão, o apoio da comunidade para a divulgação em espaços como escolas, sindicatos, associações, comércios locais é fundamental.

As matérias também são divulgadas no Facebook, através da fan-page: https://www.facebook.com/olharesdocampo/.

Acesse e divulgue! E se quiser tirar uma foto do material afixado por você na sua comunidade, envie para o projeto a foto e as informações.

Mais sobre o projeto

O projeto Olhares do Campo, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM, conta com uma equipe de editores, revisores, consultores e redatores que operam de modo colaborativo no processo, tendo o próprio trabalho como princípio educativo.

Nas pautas produzidas pelos estudantes do curso para o primeiro exemplar do boletim, foram abordados temas como as eleições, o envolvimento da família nas escolas em Serro-MG, práticas alternativas de plantio na comunidade Pratinha (Ataleia) e sobre o papel da religião na região de Alto Rio Pardo. Isso, além de uma seção dedicada à popularização científica e troca de saberes. "Nesta edição, tematizamos elementos químicos presentes na produção de vinho e, mais que isso, ensinamos um processo tradicional de fabricação de vinho artesanal", conta o professor Luiz Henrique Magnani Xavier de Lima, editor-geral do boletim.

O processo também conta com colaboradores externos à universidade. “Para esta edição, tivemos a participação de professores da Escola Estadual Padre João Afonso, situada na comunidade de mesmo nome, em Itamarandiba. Enquanto a professora Ivani Lemes Ferreira do Nascimento e demais colegas assinam a matéria sobre a iniciativa de uma horta na escola como atividade educativa, a professora Ângela Rita destaca a manifestação cívica e a luta por direitos ocorrida no Dia da Independência, em setembro”, conta Henrique.

Também colabora para a edição de outubro Neltinha Oliveira, educadora da Escola Família Agrícola de Veredinha (EFAV), relatando a experiência de sucesso da Semana Paulo Freire, ocorrida em setembro na escola.

E que tal colaborar com o projeto?

O projeto está aberto a novas parcerias e propostas de construção, além de necessitar de pessoas com expertise em diagramação e revisão de texto e para impressão e envio da versão impressa do boletim. Quer colaborar e não sabe como? Entre em contato pelo endereço: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Última atualização em Qui, 18 de Outubro de 2018 10:31
 

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6000
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Prédio CAIC Av. Manoel Bandeiras, 460
Veredas CEP 39440-000
Telefone: +55 (38) 3829-3100
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Vereador João Narciso, 1380
Cachoeira CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3677-9950