Prata da Casa - Professor da UFVJM é contemplado na 8ª edição do Prêmio Mares Guia da Fapemig
O professor José Barbosa dos Santos, da UFVJM, irá receber menção honrosa na 8ª edição do Prêmio Mares Guia, pelo trabalho “Impacto ambiental do uso de herbicidas e técnicas de descontaminação ambiental”. O prêmio será entregue no dia 3 de outubro, nas categorias de Pesquisador e subcategoria Jovem Pesquisador. Na subcategoria Jovem Pesquisador, dois pesquisadores foram reconhecidos com menção honrosa, um incentivo à continuidade de seus trabalhos científicos.
José Barbosa dos Santos é professor do Departamento de Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da UFVJM. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Produção Vegetal e Ciência Florestal. José Barbosa dos Santos concluiu o pós-doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2007. É destacado como Pesquisador Mineiro pela Fapemig, com projeto vigente na área de Fitorremediação de áreas com resíduos de herbicidas e é membro da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas desde 2002.
O prêmio
O Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia foi criado pelo governo do estado de Minas Gerais e destaca pesquisas das diversas áreas do conhecimento e reconhece aqueles pesquisadores que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas básicas e que apresentem potencial para subsidiar, de forma significativa, o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. A partir de 2010, o prêmio é concedido a pesquisadores mineiros em anos pares e a instituições/empresas em anos ímpares.
A comissão julgadora é formada por seis membros indicados por instituições de ciências e pesquisa do estado, sendo dois indicados pelo Conselho Curador da Fapemig, um pelo Conselho Estadual de Ciências e Tecnologia – CONECIT, um do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais – IPES, um do CNPq e um da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.
Marcos Luiz dos Mares Guia foi um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do Brasil, sendo responsável pela descoberta da insulina humana recombinante. O cientista foi um dos envolvidos na criação da primeira empresa capaz de fabricar o material no país, dando um importante passo para a geração de inovação no estado. Escolhido como patrono do prêmio, Mares Guia foi professor da UFMG e é considerado um dos maiores colaboradores da ciência brasileira.
- Conheça os agraciados
Categoria Pesquisador
Elizabeth Pacheco Batista Fontes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - com o trabalho “Novos mecanismos de imunidade antiviral e respostas adaptativas a estresses fisiológicos em plantas”.
Categoria Jovem Pesquisador
Matheus Puggina de Freitas, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - com o trabalho “Estrutura molecular e sua relação com propriedades químicas, físicas e biológicas”.
Menção Honrosa
José Barbosa dos Santos, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - com o trabalho “Impacto ambiental do uso de herbicidas e técnicas de descontaminação ambiental”.
Daniele da Glória de Souza, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - com o trabalho “Estudo dos mecanismos imunes envolvidos na resposta do hospedeiro em modelos experimentais de dengue em camundongos”.