Estudante da UFVJM fala sobre sua experiência em universidade francesa pelo programa Brafitec

Seg, 05 de Dezembro de 2016 10:52

Yara da Costa Hermisdorff, aluna do curso de Engenharia Química da UFVJM, atualmente está em mobilidade acadêmica internacional na École Supérieure de Chimie Physique Électronique de Lyon (CPE-Lyon) pelo programa Brafitec (Brasil-France Ingénieur Technologie) e recentemente concedeu uma entrevista à universidade francesa relatando um pouco sua experiência no exterior.

A estudante falou sobre seu engajamento no estudo de idiomas desde muito cedo e sobre como a UFVJM lhe ofereceu um novo mundo e a possibilidade de mudar sua realidade. Yara destacou que sua participação em projetos de pesquisa e na empresa júnior da universidade foram essenciais para sua formação e para confirmar seu interesse na área das engenharias.  Além disso, a aluna ressaltou a importância da criação da UFVJM para  o desenvolvimento científico, econômico e sociocultural da região em que a instituição está inserida.

No CPE-Lyon Yara atua em um projeto denominado “Jovens Embaixadores”, com o objetivo de aproximar sua característica empreendedora a de outros profissionais atuantes na região onde sua instituição anfitriã está localizada. A aluna se mostrou muito entusiasmada com a experiência e afirmou ter se sentido em casa desde o primeiro momento em que chegou à França, o que a motiva a trabalhar para melhorar não só o Brasil, mas também o seu país de acolhimento. Yara termina sua entrevista com um conselho aos estudantes que visam esse tipo de oportunidade: "estar aberto a todas as oportunidades que se apresentam e aceitar os desafios sem medo”.

Veja entrevista completa, em francês, no link: http://www.cpe.fr/Brafitec-etudier-a-lyon.html