• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Abertas as inscrições para o programa Erasmus SUSTAIN-T

Seg, 19 de Setembro de 2016 13:08

Estão abertas até o dia 27 de outubro de 2016, segundo horário oficial da Central European Time (CET), as inscrições para o programa SUSTAIN-T, um projeto do Programa Erasmus Mundus, financiado pela Comissão Europeia e que tem como objetivo fortalecer a capacidade internacional de instituições da Europa e América Latina na área de tecnologias inovadoras para o desenvolvimento sustentável.

O programa oferece bolsas para alunos de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e pessoal acadêmico e administrativo para mobilidade entre a Europa e a América Latina, especialmente na área das Engenharias, Arquitetura e Planejamento Urbano.

A duração e valores das bolsas variam de acordo com o tipo de mobilidade e também incluem despesas de viagem, taxas do curso e seguro. Confira abaixo a tabela com informações sobre a elegibilidade dos candidatos de acordo com caga grupo-alvo:

 

Grupo alvo Beneficiários Tipos de mobilidade elegíveis
Grupo alvo 1 Candidatos da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Chile, Costa Rica,
Cuba, México, Venezuela e Uruguai) matriculados ou que trabalham em uma das instituições parceiras da América Latina membros da parceria Sustain-T.

 

Graduação: 6 ou 10 meses 
Mestrado: 6 meses 
Doutorado: 11 meses 
Pós Doutorado: 10 meses 
Pessoal Acadêmico e Administrativo (staff): 1 mês

 

Grupo alvo 2

Candidatos da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Chile, Costa Rica,
Cuba, México, Venezuela e Uruguai) que:

  • estejam matriculados ou trabalham em uma instituição de ensino superior que não esteja incluída na parceria Sustain-T (estudantes e staff);
ou
  • tenham obtido um grau universitário ou equivalente em uma instituição dos países elegíveis da América Latina (apenas estudantes).

 

Mestrado: 6 meses
Doutorado: 11 meses
Pós Doutorado: 10 meses
Grupo Alvo 3

 

Candidatos da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Chile, Costa Rica,
Cuba, México, Venezuela e Uruguai) que estejam em situação particularmente vulnerável por razões sociais e/ou políticas. Por exemplo:

  • ter status de refugiado ou beneficiário de asilo (internacional ou de acordo com a legislação nacional de um dos países anfitriões europeus);
  • provar que tenha sido objeto de expulsão injustificada da universidade por questões raciais, étnicas, religiosas, políticas, de gênero ou orientação sexual, ou
  • pertencer a uma população indígena atendida por uma política nacional ou tem status de Pessoa Internamente Deslocada (da sigla em inglês IDP).

 

Graduação: 6 ou 10 meses 
Mestrado: 6 meses 
Doutorado: 11 meses 
Pós Doutorado: 10 meses 

Para mais informações consulte o site: http://www.sustaint.eu/