• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Já estão abertas as inscrições para o Programa YLAI – Young Leaders of the Americas Initiative

Qua, 04 de Maio de 2016 14:12

Patrocinado pelo Bureau of Western Hemesphere Affaires dos EUA e realizado pelo Meridian International Center o programa YLAI - Young Leaders of the Americas Initiative é um programa de intercâmbio profissional voltado à jovens empreendedores da América Latina. Abaixo estão as características deste programa que surgiu por iniciativa do presidente dos EUA Barack Obama:

 

  • O programa YLAI irá ofertar bolsas de intercâmbio profissional para os EUA a 250 jovens empreendedores de mais 28 países na América Latina e no Caribe.

  • Podem se candidatar jovens entre 21 e 35 anos e com o mínimo de dois anos de experiência profissional. Os candidatos devem ser cidadãos e residentes dos países elegíveis.

  • O programa acontece durante o outono de 2016 nos EUA e durante um mês os participantes terão acesso à mentoria individualizada em empresas ou organizações da sociedade civil em uma das 18 cidades norte-americanas;

  • O programa inclui uma conferência para orientação e treinamento em Dallas - TX, no mês de outubro, e uma cúpula de encerramento de três dias em Washington, D.C., em novembro. A cúpula irá focar nas realizações dos participantes e nos planos futuros, além de oferecer oportunidade de interação e networking com oficiais norte-americanos e renomados profissionais do setor privado.

  • O grupo começa as atividades em Dallas e Washington, D.C., mas irão se separar em turmas menores para a realização do programa específico nas outras cidades americanas. Lá as turmas terão um currículo empresarial comum, treinamento de liderança, networking e visitas locais.

  • O programa será auxiliado por um forte componente online incluindo treinamentos e conexões entre participantes americanos e estrangeiros, assim como um robusto plano de mídia social.

Os jovens empreendedores passarão por duas semanas de treinamento realizado em encubadoras distribuídas em várias cidades do EUA. Desenvolvendo estudos na área de tecnologia para transformação social, tecnologias apropriadas para o desenvolvimento, tecnologia de aplicações móveis, tecnologia em energias renováveis e tecnologia em saúde pública. Dentre as atividades estão: O desenvolvimento de planos de negócios, modelos financeiros, tecnologia orientada a projetos, relação com os clientes e equipe de trabalho, mesas redondas com CEO's e eventos públicos.

Consulte o site YLAI.state.gov/fellowshipAs inscrições vão até 20 de maio de 2016.

Em março deste ano aconteceu um programa piloto do YLAI e contou com a participação da mineira Roberta Vasconcellos, co-fundadadora e CEO das plataformas sociais TYSDO e BeerOrCofffe. Roberta esteve entre o grupo dos 24 jovens empreendedores da América Latina que, além de participar do programa, teve a oportunidade de reunir-se com o Secretário de Estado John Kerry.