Programa de Bolsas UNESCO/ISEDC ‐ Edição 2016

Qui, 25 de Fevereiro de 2016 14:43

O Centro Internacional para o Desenvolvimento de Energia Sustentável (ISEDC), localizado em Moscou, Rússia, está oferecendo, em parceria com a UNESCO, vinte bolsas de estudo com a duração de quatro semanas, na capital russa, no âmbito do Programa de Bolsas UNESCO/ISEDC ‐ Edição 2016.

Tendo em conta que as questões relativas à energia são prioridade para a comunidade internacional e para o Sistema das Nações Unidas, as referidas bolsas de estudo visam a ampliar a formação de recursos humanos e a contribuir para o desenvolvimento de capacidades no campo da energia renovável e sustentável, nos países em desenvolvimento e naqueles em transição.

O treinamento será realizado em instituições especializadas, na Federação Russa, no período de 3 a 28 de outubro de 2016. Como o meio de instrução é o idioma inglês, somente são elegíveis candidatos com proficiência nessa língua.

Os candidatos poderão escolher entre as seguintes áreas de estudo, as quais estão alinhadas com os objetivos da UNESCO e as prioridades do programa:

a) Energia e desenvolvimento sustentável;

b) Gestão ecológica de recursos energéticos;

c) Energia renovável; e

d) Geração de energia sustentável e renovável.

Conforme o Edital da UNESCO, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

a) "Bachelor of Science ‐ BSc" ‐ Bacharelado em Ciências Naturais ou Exatas ou Tecnologia, ou "BA in Economics" ‐ Bacharelado em Economia;

b) proficiência em inglês (comprovada mediante apresentação de certificado); e

c) idade limite de 35 anos.

Na qualidade provisória de Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, a Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais do Ministério das Relações Exteriores (DAMC) se encarregará de realizar a pré‐seleção de até duas candidaturas, para encaminhamento dos respectivos dossiês à UNESCO. A seleção final dos candidatos será de responsabilidade do ISEDC.

Os dossiês de candidatura devem ser elaborados em inglês ou francês e encaminhados por correio, em duas vias, à DAMC/MRE, onde deverão ser recebidos até o dia 15 de março de 2016, contendo:

• o formulário simplificado de candidatura a bolsas da UNESCO, devidamente preenchido;
  • 6 (seis) fotos;
  • fotocópia(s) autenticada(s) do(s) diploma(s);
  • fotocópia do certificado de proficiência no idioma inglês;
  • uma carta de apresentação do candidato, em inglês, com informações sobre seu perfil, área na qual deseja realizar a pesquisa, objetivos e resultados esperados quanto à utilização dos conhecimentos adquiridos na sua área de estudo/trabalho, bem como para o país; e
  • uma carta de recomendação, em inglês, de professor universitário ou outro profissional da área de atuação do candidato, com informações sobre as qualificações do candidato e sobre a relevância do seu projeto de pesquisa.

O endereço para o envio dos dossiês de candidatura é: Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais (DAMC) Ministério das Relações Exteriores Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, sala 408 Brasília ‐ DF, Brasil 70.170‐900. Uma cópia digitalizada do dossiê de candidatura deverá ser adiantada, por e‐mail, ao endereço eletrônico Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .