Oportunidade de intercâmbio na Universidade do Porto

Qua, 28 de Maio de 2014 08:00

A Diretoria de Relações Internacionais informa que se encontram abertas as candidaturas para estudantes de graduação que, ao abrigo de um acordo de cooperação celebrado entre a UFVJM e a Universidade do Porto, pretendam realizar um período de mobilidade no próximo ano acadêmico de 2014/2015.

A candidatura para realização de uma mobilidade estudantil na U. Porto é feita on-line.

Todas as informações sobre a candidatura, nomeadamente um Manual de Candidatura On-line, estão disponíveis na página da Universidade do Porto.

Nesta mesma página estão igualmente disponíveis todas as informações relativamente a:

• Documentos de candidatura
  • Duração do intercâmbio
  • Prazos
  • Ano Acadêmico
  • Taxas Acadêmicas
  • Vagas
  • Seleção do Plano de Estudos – Atenção: as mobilidades com duração de 1 ano acadêmico devem totalizar 60 créditos ECTS no Contrato de Estudos ou 30 créditos ECTS no caso de duração de 1 semestre.
  • Avaliação da Candidatura
  • Visto de Estudo
  • Bolsa de Estudo
  • Custo de vida na cidade do Porto
  • Alojamento
  • Alimentação
  • Apoio Médico
  • À chegada à U. Porto

Outras informações de apoio à candidatura (também disponíveis na página):

Antes de ser formalizada uma candidatura, o candidato deve ter em conta os seguintes aspetos fundamentais:

• Ter em conta as vagas disponibilizadas pela U. Porto e seguir rigorosamente as indicações para candidatura on-line;
  • Reunir as condições financeiras para a estadia na cidade do Porto.

Relembramos que o Visto de Estudo é indispensável à realização o período de estudos na Universidade do Porto (com excepção dos estudantes com nacionalidade europeia) e, atendendo a que a emissão deste documento pode estender-se até 60 dias após o requerimento do mesmo, recomendamos que as candidaturas sejam submetidas no módulo com a maior antecedência possível. O Visto é obrigatório para um estudante ser matriculado na U.Porto. Sem Visto não há a possibilidade de ficar na U. Porto nem realizar a mobilidade.

A mobilidade incoming ficará sob a responsabilidade da Marta Fonseca, que poderá ser contactada através do e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) ou do telefone +351 220408304.

Os alunos da UFVJM interessados na mobilidade poderão procurar a DRI para formalizarem sua candidatura.