• Imprimir

Foripes-MG inaugura espaço de trabalho no prédio da Sedectes

Ter, 22 de Maio de 2018 12:42

No dia 17 de maio, o Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG) inaugurou sua sala de trabalho no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), localizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o reitor da UFVJM e presidente do Foripes, Gilciano Saraiva Nogueira, o subsecretário de Ensino Superior da Sedectes, Márcio Rosa Portes, a subsecretária de Desenvolvimento Econômico da Sedectes, Elisa Maria Costa, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Ferreira Vilela.

O espaço físico dentro da Sedectes simboliza a cooperação já existente entre as instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais e o governo estadual. A parceria faz parte do programa “Aliança Estratégica”, criado pela secretaria, que tem como objetivo buscar benefícios sociais e econômicos para a população mineira, como resultado de ações desenvolvidas dentro das universidades e dos institutos públicos em todo o estado.

A importância da iniciativa foi destacada pelo reitor da UFVJM e presidente do Foripes. “As instituições públicas de ensino fazem muito pelo país e por Minas Gerais, mas falta uma ligação oficial e sistemática entre o governo e as universidades. Ou seja, entre as políticas públicas implementadas pelo governo e as ações de pesquisa, ensino e extensão oferecidas pelas instituições. Nosso grande objetivo é que isso se perpetue, pois essa união pode ir muito além, envolvendo várias secretarias do governo e áreas do conhecimento. Em nome dos reitores do Foripes-MG, agradeço e parabenizo a Sedectes pelo apoio”, ressalta Gilciano.

O subsecretário de Ensino Superior também enfatizou a relevância da ação. “O programa ‘Aliança Estratégica’ não vai buscar possibilidades, o objetivo é encontrar ações reais que já estão sendo desenvolvidas. Queremos mapear e unir as soluções que são realizadas dentro das universidades para gerar benefícios para a população mineira”, destaca Márcio.

A união de forças e o trabalho conjunto foram realçados pelo presidente da Fapemig. “Precisamos celebrar este momento que representa a união de esforços e o trabalho coletivo. Estamos enfrentando tempos difíceis e a construção coletiva é muito importante para vencermos os problemas. Estar junto do governo e o governo junto das universidades é o que faltava para uma melhor compreensão das políticas públicas”, completa Evaldo.

O reitor do IFNMG - José Ricardo Martins da Silva; o reitor do Instituto Metodista Izabela Hendrix - Luciano Sathler; o presidente da Fapemig - Evaldo Ferreira Vilela; o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS - Cleber Ávila Barbosa; o reitor da UFVJM e presidente do Foripes - Gilciano Saraiva Nogueira; o subsecretário de Ensino Superior - Márcio Rosa Portes; o presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais - Hélvio de Avelar Teixeira; a subsecretária de Desenvolvimento Econômico - Elisa Maria Costa; e o chefe de gabinete da Sedectes - Marcelo Velloso.    (Foto: Amanda Monteiro/UFVJM)

 

A sala do Foripes está equipada com mesa de reuniões, sistema de telefonia e videoconferência, além de contar com o trabalho de uma secretária.

O Foripes-MG

O Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais foi constituído em 2003 e reúne dirigentes de 17 instituições, sendo 11 universidades federais, duas universidades estaduais, três institutos federais e o Centro Federal de Educação Tecnológica. O Foripes-MG atua de forma coletiva na busca por um ensino superior público, gratuito e de qualidade.

O Aliança Estratégica

A ideia do programa “Aliança Estratégica” surgiu durante a reunião do Foripes realizada em setembro de 2017, em Diamantina.  Com apoio já confirmado da Fapemig, o programa será implementado em todos os territórios mineiros, começando pelo Norte. A proposta é uma atuação conjunta das universidades e dos institutos públicos em todo o estado para o máximo aproveitamento da capacidade já instalada em cada centro de pesquisa, ensino e extensão.

Última atualização em Ter, 22 de Maio de 2018 14:40
 

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6000
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Prédio CAIC Av. Manoel Bandeiras, 460
Veredas CEP 39440-000
Telefone: +55 (38) 3829-3100
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Vereador João Narciso, 1380
Cachoeira CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3677-9950