Notícias da UFVJM
Qui, 19 de Setembro de 2019 10:27

A diretora de Relações Internacionais da UFVJM, Orlanda Miranda Santos, participou no período de 9 a 12 de setembro do evento Camino a Fiesa 2020, na Argentina, como uma ação do projeto de capacitação Erasmus + (E +), o projeto Caminos, envolvendo universidades e associações de cinco países da América Latina e da Europa.

Segundo a diretora, o objetivo da sua presença no evento foi participar do debate e do planejamento da agenda temática da Feira Internacional de Ensino Superior (Fiesa), que ocorrerá em Mar del Plata, Argentina, em 2020, além de ampliar o conhecimento sobre recursos sustentáveis e parceiros internacionais, a fim de melhorar o desenvolvimento e a expansão da UFVJM pelo mundo.

Os objetivos do evento Camino a Fiesa 2020 são:

  • Promover os resultados/planos para todos os projetos Erasmus + que atualmente lidam com questões relacionadas à internacionalização, como reconhecimento de estudos, gestão de escritórios internacionais e serviços para estudantes, internacionalização de currículos, internacionalização de pesquisas, reconhecimento, internacionalização de pesquisas;
  • Discutir sinergias entre esses projetos, outras iniciativas internacionais e como seus resultados podem ser utilizados de maneira comum na região e na construção de pontes entre a Europa e a América Latina;
  • Discutir a sustentabilidade dos resultados dos projetos E + e possíveis contribuições para o futuro do programa E +;
  • Discutir o desenvolvimento do Espaço Latino-Americano de Ensino Superior (ENLACES)/cooperação no marco político da União Europeia-América Latina.
  • Promover os resultados do projeto Caminos e suas implicações para a gestão universitária da mobilidade e a cooperação entre universidades e associações latino-americanas na internacionalização do setor de ensino superior;
  • Discutir as contribuições dos projetos de E + para a conferência Fiesa 2020.
  • Discutir como a Fiesa pode promover e utilizar projetos de E +.
  • Contribuir para o desenho do programa da Fiesa.

Fotos: Arquivo Pessoal

O projeto Caminos acredita que a única maneira de gerar resultados sustentáveis e garantir um impacto adequado dos projetos do projeto Erasmus +, tanto em nível institucional quanto político, é gerar sinergias, compartilhar experiências e resultados e unir forças sempre que possível. Por esse motivo, o projeto apoia os organizadores do Caminos a Fiesa 2020, integrando o seu evento final no programa e convidando todos os coordenadores Erasmus + que desejem participar nas discussões.

Última atualização em Qui, 19 de Setembro de 2019 10:30
 
Qua, 18 de Setembro de 2019 17:14

Na manhã desta quarta-feira, 18/9, o reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, esteve em Brasília para buscar apoio às ações de extensão e desenvolvimento das regiões onde a universidade está inserida. O objetivo é trabalhar de forma planejada e permanente nos municípios, para que a universidade cumpra sua missão institucional. Entendendo a importância de viabilizar essa prática, o deputado Fábio Ramalho assumiu o compromisso de destinar recursos para instituição no próximo ano. Confira o vídeo neste link!

 
Ter, 17 de Setembro de 2019 18:15

Os novos estudantes da UFVJM, os famosos calouros, foram recebidos no Campus Unaí ontem (16). A data também ficou marcada pelo início das atividades acadêmicas na sede definitiva do campus. Anteriormente o Campus Unaí funcionava na Unimontes e sua mudança para a sede definitiva ocorreu em meados de agosto.

A recepção dos calouros tem o objetivo de apresentar a estrutura acadêmica e administrativa da universidade, os diversos programas, projetos e serviços oferecidos na instituição, promover a integração universitária e o orgulho de ser UFVJM.

Durante as apresentações previstas no cronograma da programação, foi pedida a atenção e toda cautela possível aos estudantes durante os deslocamentos ao campus da universidade até que as intervenções para garantir a segurança necessária no acesso da rodovia BR-251 sejam realizadas.

O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e realizado no Campus Unaí por meio das ações da Divisão de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depex), com a participação da Diretoria de Administração (DA), Divisão de Administração, Orçamento e Planejamento (DAOP), Instituto de Ciências Agrárias (ICA), coordenações de cursos e Sistema de Bibliotecas.

 
Sex, 30 de Agosto de 2019 16:47

A UFVJM participou de duas reuniões no município de Unaí para buscar resolver o problema de acesso, com segurança, ao campus universitário, condição necessária colocada pelo novo reitor, Janir Alves Soares, para que as aulas possam finalmente ser iniciadas. O início do semestre letivo, previsto para 26 de agosto, foi suspenso até que haja uma solução.

Na primeira reunião, realizada dia 23, o reitor reuniu-se com o prefeito, José Gomes Branquinho. Os outros representantes da UFVJM foram Anderson Alvarenga Pereira, diretor de Administração do Campus Unaí; Leandro Augusto Félix Tavares, vice-diretor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA); o pró-reitor de planejamento, José Geraldo das Graças, e a assessora de Assuntos Estratégicos e Institucionais, professora Flaviana Dornela Verli. A reunião contou também com um representante da Polícia Militar.

Fotos: Ascom/Prefeitura Municipal de Unaí

Dia 28, última quarta-feira, os professores Anderson Alvarenga e Leandro Tavares foram recebidos pelo prefeito Branquinho, juntamente com Tiago Moreira, chefe de Serviços da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Patos de Minas, responsável pela área de Unaí, e o Tenente Raniere Sá de Freitas, representante do Comando da Polícia Militar Rodoviária. Confira os encaminhamentos dessa reunião neste link.

Campus definitivo em Unaí

O Campus Unaí da UFVJM está localizado na Fazenda Santa Paula, MG 188. O acesso à Avenida Universitária precisa de sinalização e há necessidade de redutores de velocidade e barreiras eletrônicas, uma vez que, entre 2016 e 2019, houve na MG 188 e BR 251 37 acidentes automotivos com vítima, conforme dados apresentados pela Polícia Militar. Esse é um dos motivos pelos quais o reitor suspendeu o início do segundo semestre letivo no Campus Unaí, cujas atividades funcionaram até o 1º semestre de 2019 de forma provisória no campus da Unimontes.

 

*Com informações da Prefeitura Municipal de Unaí

Última atualização em Seg, 02 de Setembro de 2019 17:41
 


Página 1 de 106

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6812 e (38) 3532-6808
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Universitária, nº 1.000, B
Universitários CEP 38610-000
Telefone: +55 (31) 3677-9950