Vice-reitor e primeiro diretor do Campus do Mucuri recebem Comenda Teófilo Otoni

Sex, 02 de Dezembro de 2016 10:58

O vice-reitor da UFVJM, professor Cláudio Eduardo Rodrigues, e o primeiro diretor do Campus do Mucuri, professor João Luiz Miranda, receberam ontem, 1º de dezembro, a Comenda Teófilo Otoni. A homenagem é feita pelo governo do estado de Minas Gerais a pessoas e instituições que tenham se dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões Norte e Nordeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O evento de entrega da comenda foi realizado em Teófilo Otoni e contou com a participação do secretário de estado de Cultura, Angelo Oswaldo, e da secretária de estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos.

alt

Prof. João Luiz, secretária Macaé Evaristo e vice-reitor Cláudio (foto: Luana Teixeira/UFVJM)

Legado de Teófilo Benedito Otoni

Durante a cerimônia, a história de vida de Teófilo Otoni foi destacada pelo secretário de estado de Cultura. “Ele deixou a lição histórica. Ele deixou o compromisso com o desenvolvimento do país, com a democracia brasileira e com a nossa República. Por isso, estar em Teófilo Otoni, na sua cidade, e estar em espírito no legado de Teófilo Benedito Otoni é renovar profundamente o nosso compromisso republicano, o nosso compromisso com a construção da nacionalidade brasileira, com um desenvolvimento justo, com um desenvolvimento social que não pense apenas o econômico, mas pense, sim, nas reivindicações, nos direitos do povo brasileiro; nos seus deveres, mas nos seus direitos”, disse o secretário de Cultura.

Já a secretária de Educação que, além de entregar a comenda aos homenageados, também recebeu a medalha, destacou a emoção do momento e reforçou a necessidade de seguir com os ideais de Teófilo Otoni. “Nós temos muito a aprender com Teófilo Otoni. Inspirar-nos na luta de Teófilo Otoni é a gente hoje, no contexto em que nós vivemos, não abrir mão da defesa da democracia, da defesa dos direitos humanos, dos direitos civis de crianças e adolescentes, mas, mais do que isso, do direito a ter direitos”, destacou Macaé.

Homenagem à UFVJM

De acordo com o vice-reitor, a homenagem recebida estende-se diretamente à UFVJM. “Hoje, professor João Luiz e eu estamos aqui representando, com muito orgulho, um trabalho que vem sendo desenvolvido pela UFVJM, especialmente pelos colegas do Campus do Mucuri. Em apenas onze anos de história, já vemos muitos frutos colhidos e, ainda mais, vemos sementes plantadas para promover o desenvolvimento dos vales e continuar a luta pela garantia dos direitos democráticos, de mais qualidade de vida para todos, especialmente, desta região”.

Última atualização em Sex, 02 de Dezembro de 2016 11:12

Campus I - Diamantina/MG