Laboratório de Montagem Cênica UFVJM recebe cinco prêmios em Festival Internacional de Teatro
O Laboratório de Montagem Cênica UFVJM (LAB.MC.UFVJM), projeto da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), acaba de receber cinco prêmios no V Festival Internacional de teatro de Palco e Rua de Araçuaí (FESTA), realizado de 20 a 26 de janeiro, em Araçuaí (MG). O Laboratório, coordenado pelo professor de Artes Cênicas da UFVJM, Flávio Rabelo, fez sua primeira participação no evento com o espetáculo Olhos D’água, construído a partir do original de Conceição Evaristo, que retrata um ritual cênico sobre o feminino em sua condição de resistência pelo futuro e reverência ao passado ancestral.
Após sua temporada de estreia, realizada com sucesso em novembro do ano passado, no Museu do Diamante, em Diamantina, o espetáculo Olhos D’água recebeu a premiação denominada TROFÉU JOÃO DAS NEVES, com os seguintes prêmios: Melhor Espetáculo Palco, Melhor Atriz Paloma Pereira, Melhor Iluminação, Melhor Dramaturgia, Melhor Espetáculo.
O evento contou com a participação de 15 grupos de vários lugares do Brasil e de Portugal. O festival foi realizado pela Companhia de Teatro Ícaros do Vale, com apoio da Prefeitura Municipal de Araçuaí e Patrocínio da Cemig.
O Laboratório de Montagem Cênica UFVJM é uma atividade de extensão regular com fluxo contínuo, aberto aos mais variados perfis de artistas, técnicos e produtores das artes cênicas. Os interessados em participar devem enviar e-mail para: lab.mc.ufvjm@gmail.com
Ficha Técnica do Espetáculo
A partir do original de Conceição Evaristo
Intérprete Criadora: Paloma Pereira
Pesquisa: Rosana Tossige, Juliana Padula, Franciele Souza, Paloma Pereira e Regiane Farias
Consultoria Técnica: Prof.ª Josélia Barroso Queiroz Lima e Delegada Kíria Orlandi
Parceria de Pesquisa: Projeto de Extensão Rede de Proteção à Mulher: rompendo com a violência, o silêncio e a invisibilidade. Projeto de iniciação científica As Mulheres do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri e as Políticas Públicas (Fapemig).
Adaptação: Paloma Pereira, Regiane Farias e Flávio Rabelo.
Dramaturgia e Trilha Sonora: Regiane Farias
Iluminação: Regiane Farias e Flávio Rabelo
Cenário, figurino e objetos: Paloma Pereira, Regiane Farias e Flávio Rabelo
Concepção, Produção, Direção de elenco e Encenação: Flávio Rabelo
Assistência de produção: João Nonato
Fotos e Vídeos: Helbert Rodrigues
Apoio: Museu do Diamante
Realização: Proexc - Laboratório de Montagem Cênica UFVJM
Coordenação LAB.MC.UFVJM: Prof. Flávio Rabelo