Pró-reitoria de Extensão e Cultura

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura é parte integrante da Reitoria sendo de sua responsabilidade a coordenação das ações de extensão e cultura da UFVJM.

A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.


Destaque

Programa Institucional Universidade nas Comunidades

Sistema Integrado de Extensão e Cultura (SIEXC)

Chamadas Públicas 2024 | Gestão de Risco e Controle Interno | Sistema de Gerenciamento de Projetos (SIGProj) | Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE) | Avalie a Proexc

Agenda

PDF
Imprimir
E-mail

PROEXC divulga o Programa Institucional Universidade nas Comunidades

O Programa Universidade nas Comunidades (UFVJM&COMUNIDADES) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) é uma ação extensionista institucional da UFVJM coordenada pela equipe da Pró-Reitoria Extensão e Cultura (PROEXC) com um conjunto de projetos, eventos, cursos e prestação de serviços com o objetivo de interagir com as comunidades em geral no âmbito do território administrativo e pedagógico da UFVJM, no período inicial de 2021 a 2023. 

As ações serão coordenadas pela PROEXC e o Centro de Projetos da UFVJM, com planejamento e execução em seis etapas, cada etapa abarca um semestre de atividades. O diagnóstico de demandas junto às comunidades será contínuo e a execução distribuídas entre as seis etapas estimadas resultados esperados são de que as ações contribuam para promover impacto e transformação social e valorização da cultura da região no território de abrangência da UFVJM, numa forma mais prática e participativa, com a perspectiva de promover a circularidade dos conhecimentos materializados na extensão, com interfaces com o ensino e a pesquisa, que expressem o diálogo contemporâneo do conhecimento acadêmico com os conhecimentos e necessidades dos municípios, cidades, bairros, distritos e coletivos populacionais tanto no espaço urbano quanto no campo.

A fim de se estabelecer o diálogo com as comunidades e apresentar o Programa Universidade nas Comunidades, foi realizado o 1º Fórum de Políticas Interinstitucionais da UFVJM, em 22 de novembro de 2019. O evento integrou representantes do governo federal, vice-governador e secretários de estado de Minas Gerais, senadores e deputados federais e estaduais, prefeitos municipais, vereadores, empresários, representantes da comunidade acadêmica e sociedade civil organizada para discutir formas de ampliar a integração da universidade com as instituições do Norte, Nordeste e Noroeste de Minas Gerais.

Os objetivos do Programa são:
4.1. Atuar nas quatro mesorregiões do Estado de Minas Gerais: Jequitinhonha, Mucuri, Noroeste e Norte de Minas, para consolidar nessas regiões por meio de uma gestão integrada, multicampi e eficiente, a interação da UFVJM e a sociedade na partilha de conhecimento.

4.2. Apresentar às Comunidades dos territórios de abrangência da UFVJM as ações de extensão e cultura (das mais variadas áreas de conhecimento) registradas e em execução nos campi da UFVJM, buscando apoiar as comunidades no enfrentamento de demandas e questões prioritárias de modo a
superar desigualdades, evitar exclusões, buscando empoderar a população visando contribuir para o desenvolvimento regional.

4.3. Contribuir para a inserção do estudante universitário da UFVJM em ações de extensão, que permitem na sua formação um sentido mais amplo, na constituição de sujeitos capazes de interagir e contribuir para a transformação social.

4.4. Proporcionar oportunidades para a atuação do estudante universitário em ações de extensão que estejam contempladas no Plano Pedagógico do Curso e que sejam certificadas pela PROEXC a fim de propiciar a curricularização da extensão (creditação).

4.5. Oferecer ações de extensão baseadas nas demandas da sociedade e garantir a sua participação. (Programa Universidade nas Comunidades, 2020, p. 5-6)

A Creditação curricular da extensão tem ultrapassado os anos e retornou como tema imprescindívelpara as Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs), devido à necessidade de implementação daMeta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).

Trata-se da necessidade que preconiza o PNE para que ao menos 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação sejam preenchidos por ações de extensão universitária, com prioridade para áreas de maior relevância social, de acordo com a Política de Extensão da UFVJM.
A consolidação do conceito de extensão universitária é ainda um tema em questão, que deve ser tratado com a maior relevância.

A creditação é importante para garantir a qualidade dos créditos curriculares da extensão universitária na UFVJM, de modo a construir um processo de creditação pela atuação conjunta da Prograd, da Proexc e das coordenações de curso. A indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária deve estar presente também de forma concatenada aos  cursos de pósgraduação.
Nessa perspectiva, a qualidade da extensão universitária se manifesta por meio das suas cinco diretrizes –
1- interação dialógica,
2-interprofissionalidade e interdisciplinaridade,
3-impacto na formação do estudante;
4- impacto na transformação social,
5- indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, especialmente no contexto da flexibilização curricular por meio da extensão. O fortalecimento das ações de extensão depende de medidas institucionais de gestão, que inclui a criação de um sistema de registro e acompanhamento das ações, integrados ao sistema de gestão acadêmica da instituição.
O Programa Universidade&Comunidades atuará em consonância à política de extensão da UFVJM.


Confira a seguir mais sobre o 1º Fórum de Políticas Interinstitucionais da UFVJM:


Na ocasião do Fórum, foi distribuído o material para a divulgação do Programa Universidade nas Comunidades (imagens abaixo). Cabe salientar que todos os Diretores das Unidades Acadêmicas foram formalmente convidados a participar.





Vale ressaltar que o presente documento está aberto para construção pelos parceiros internos e externos à universidade.

Acesse os documentos na íntegra.


TED - Fundo Nacional de Saúde





O Programa Universidade nas Comunidades (UFVJM&COMUNIDADES) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) é uma ação extensionista institucional da UFVJM coordenada pela equipe da Pró-Reitoria Extensão e Cultura (PROEXC) com um conjunto de projetos, eventos, cursos e prestação de serviços com o objetivo de interagir com as comunidades em geral no âmbito do território administrativo e pedagógico da UFVJM, no período inicial de 2021 a 2023.