A Rádio Universitária inova mais uma vez! Agora você também pode curtir a programação da 99,7 FM através do giro planetário do site Rádio Garden. Conheça essa nova forma de acesso e ouça a Rádio Universitária 99,7! É a UFVJM na frequência do saber!



Vestibular

E-book foi produzido pela Pró-Reitoria de Graduação e reúne experiências do trabalho de combate à retenção e evasão na UFVJM realizado na última gestão

Buscando a melhoria do fluxo formativo do estudante dos cursos de graduação e a melhoria dos indicadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizou, de 2016 a 2019, um trabalho de combate a um dos maiores problemas das universidades brasileiras: retenção e evasão.

"O livro Enfrentamento à Retenção e Evasão: universidade no rumo certo é uma produção da Prograd, composta por nove capítulos, elaborado com o intuito de compartilhar e publicizar as experiências obtidas", conta a pró-reitora de Graduação, professora Leida Calegário de Oliveira, organizadora da obra.

O capítulo intitulado “Educação superior pública no Brasil: mastigar os números e desengolir conjecturas” apresenta uma análise sobre dados levantados a partir de estatísticas oficiais, mostrando que as instituições públicas brasileiras têm fundamental importância para o acesso ao ensino superior no Brasil, para a formação de qualidade e para o cumprimento da meta 12 do Plano Nacional de Educação, bem como fornecem uma gestão mais eficiente das vagas ofertadas e maiores taxas de conclusão dos cursos.

Um programa de enfrentamento à retenção e evasão implementado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFVJM, intitulado #EmFrente, é apresentado no capítulo 2 deste livro. Os autores tecem considerações sobre as ações planejadas e executadas, apresentando ao final do capítulo, os resultados obtidos.

Dando continuidade à apresentação dos resultados obtidos com a implementação do Programa #EmFrente!, os autores do capítulo “Índices de ocupação de vagas ofertadas nos cursos de graduação da UFVJM” trazem informações quanto à melhoria da ocupação das vagas, bem como do êxito no processo de reorganização e reestruturação dos cursos de graduação em licenciatura da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da  instituição.

Outro assunto relevante, abordado no capítulo 4 desse livro, é a relação professor-estudante e o impacto dessa relação sobre os índices de retenção e evasão na vida universitária.

O capítulo intitulado “A participação ativa dos estudantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão no enfrentamento à evasão e retenção” apresenta como a participação efetiva do aluno em projetos de tutoria, pesquisa e extensão pode contribuir para uma maior integração e identificação com a comunidade acadêmica, no enfrentamento à retenção e evasão.

Ações implementadas para identificar e contornar os altos índices de retenção e evasão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e os resultados obtidos com esse trabalho são apresentados no capítulo intitulado “Blended learning e o aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral I: intervenções processuais presenciais e a distância”.

Já o capítulo “Estratégia para o sucesso: envolvimento de universitários com baixo rendimento acadêmico em projetos extensionistas” apresenta o impacto do envolvimento de estudantes com baixo rendimento acadêmico no desenvolvimento de projetos extensionistas, gerando melhoria do seu desempenho e também da autoestima.

O uso de aplicativos em contexto de aulas invertidas é apresentado no capítulo “Novos cenários educacionais com apps e mobile learning”, demonstrando que essa abordagem torna os estudantes mais participativos e assíduos às aulas, além de promover melhoria no desempenho acadêmico.

Outro aspecto abordado no capítulo 8 desse livro, "Biogênese: estratégias para melhorar o ensino em Genética e Citologia visando a diminuição da retenção e da evasão" é a implementação de estratégias que focam no estímulo ao próprio discente para o desenvolvimento de materiais didáticos alternativos e para a organização de grupos de estudo em uma prática colaborativa, promovendo a redução dos índices de retenção na disciplina.

Acesse o e-book no site da Prograd neste link.

Última atualização em Seg, 15 de Julho de 2019 12:12
 

Evento será realizado de 25 a 27 de setembro, no Campus JK

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFVJM vai realizar o 3º Congresso Nacional de Educação (Coned), com o tema “Caminhos para uma educação de qualidade: o diálogo entre a universidade e a educação básica”. O evento acontece nos dias 25, 26 e 27de setembro no Campus JK, em Diamantina- MG.

O congresso tem como objetivo promover espaços de articulação e discussão de pesquisas e práticas profissionais afins à área educacional, além de estimular a produção acadêmica de alunos de programas de pós-graduação, profissionais e pesquisadores da área. Propõe o olhar para o momento atual, em que se buscam caminhos para uma educação de qualidade com o diálogo entre a universidade e a educação básica.

Os eixos temáticos que irão orientar as discussões nos grupos de trabalho são:

I- gestão de instituições educacionais;

II- educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais;

III- educação e tecnologias aplicadas em instituições educacionais;

IV- currículos, avaliação, práticas pedagógicas e formação de professores

As inscrições com submissão de trabalhos estão disponíveis até o dia 31 de julho e o período de inscrição sem submissão de resumos vai até 19 de setembro. As normas para submissão de resumos estão descritas no site do evento, neste link.

Clique aqui o site do evento e garanta sua inscrição.

Congresso anual

O Congresso Nacional de Educação (Coned/PPGEd)  encontra-se em sua terceira versão. O primeiro ocorreu em 2017 e a segunda versão em 2018, estabelecendo-se, assim, uma periodicidade anual para a sua realização. Nas duas versões anteriores o Coned reuniu pesquisadores e estudantes de várias regiões do país discutindo temáticas que fazem uma interface entre pesquisa, ensino e extensão.

Última atualização em Seg, 15 de Julho de 2019 10:52
 

Interessados têm até o dia 5 de setembro para envio de trabalhos para o simpósio

Encontra-se aberto o período para a submissão de trabalhos para o 5º Simpósio Integrado de Administração Pública (SINTAP - ISSN 2596-2787), a ser realizado pelo curso de Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O evento será realizado nos dias 3 a 5 de outubro no Campus do Mucuri da UFVJM, em Teófilo Otoni.

Nessa edição, o tema do evento será "Políticas públicas e sustentabilidade: desafios e perspectivas para a gestão pública municipal". O prazo para envio de trabalho vai até o dia 6 de setembro. As normas para a elaboração do artigo completo ou do resumo do trabalho estão disponíveis no site do evento: https://sintap-ufvjm.blogspot.com/.

O simpósio é realizado anualmente e é aberto para a participação de toda a comunidade. Tem como principal objetivo fomentar debates e discussões sobre as políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal. Além disso, o simpósio também é espaço para divulgar os trabalhos que estão sendo realizados, fortalecer a prática de pesquisa em Administração Pública e, ainda, promover a integração entre os alunos dos polos de ensino do curso de graduação a distância em Administração Pública da UFVJM. O evento também é momento de aproximação entre estudantes, professores e profissionais da área.

Na programação, além do espaço para publicação de artigos completos e resumos científicos, tem palestras, mesa-redonda e oficinas. Para este ano, está prevista a publicação de um livro sobre Administração Pública com os artigos que obtiverem melhores avaliações dos pareceristas. Acompanhe no site do evento o que está planejado.

Última atualização em Qua, 17 de Julho de 2019 16:39
 

As sessões são ao sábado, no anfiteatro do Campus I

Pra fechar a Mostra Questões Indígenas, o Cine Mercúrio exibe Rapa Nui no próximo sábado, 13 de julho. As sessões do Cine Mercúrio acontecem às 19h, no anfiteatro do Campus I.

Rapa Nui é um filme de 1994, que aborda as divergências entre dois povos que habitavam a Ilha de Páscoa nos anos de 1680, antes da chegada dos colonizadores espanhóis.

A entrada é gratuita. E a pipoca também.

 

Evento acontece no dia 23, no Museu do Diamante, em Diamantina

No dia 23 deste mês, o Museu do Diamante recebe dois pesquisadores para um evento denominado Debate sobre África(s).  A atividade será realizada das 17h às 20h e é realizada pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Divulgação sobre Escravidão (Nupede), Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem (LAEP/CEGEO/ICT), Programas de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Estudos Rurais e Produção Vegetal, curso de História da UFVJM e Museu do Diamante/IBRAM.

O evento é composto por duas palestras: "Produção de arroz em terrenos de manguezal na África Ocidental: um sistema agrícola a patrimonializar", a ser proferida por Marina Padrão Temudo, do Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa; e “As condições sociais do terreno etnográfico em África”, por Ramon Sarró, professor Associado da School of Anthropology and Museum Ethnography, da Universidade de Oxford.

A professora Marina Padrão afirma que, de acordo com a classificação da FAO, os Sistemas Globais de Patrimônio Agrícola Importante (GIAHS) "são paisagens de beleza estética que combinam biodiversidade agrícola, ecossistemas resilientes e um valioso patrimônio cultural" e que se encontram em risco de desaparecimento.

“Nessa apresentação irei descrever o sistema de produção de arroz de manguezal praticado na África Ocidental, mas com maior importância na Guiné-Bissau, ilustrando as razões pelas quais defendo que deveria ser patrimonializado pela FAO”, conta Marina.

Ramon Sarró explica que, na sua palestra, baseada em quase 30 anos de encontros etnográficos em África, vai refletir sobre a relação entre as ciências sociais e as humanidades, sobre a tensão entre a “subjetividade” e a “objetividade” na pesquisa antropológica, sobre as relações humanas no terreno, sobre a presença, por vezes invisível, da história e das relações raciais no encontro etnográfico e sobre o lugar da Antropologia na África pós-colonial.

Última atualização em Qui, 11 de Julho de 2019 17:28
 


Página 172 de 1119

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6808 e (38) 3532-6812
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Universitária, nº 1.000, B
Universitários CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3532 6821