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Vestibular

Nesta sexta-feira (8/2) Eustáquio Gonçalo Ribeiro vai colar grau e se tornar licenciado em Ciências da Natureza, uma das habilitações do curso de graduação em Educação do Campo (LEC) da UFVJM. Com quase 70 anos, o “senhor” Eustáquio, como é carinhosamente chamado pelos colegas e professores do curso, sempre relatou que se inscreveu no vestibular da LEC para dar exemplo para os jovens do distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, em Serro/MG, onde mora. “Se eu consegui passar no vestibular e entrar no curso, os jovens também conseguem”, destaca o formando.

De acordo com a filha, ex-aluna e agora professora da UFVJM, Mirtes Ribeiro, a trajetória de Eustáquio foi marcada pela sua alegria e persistência. “Mesmo passando por três cirurgias, uma delas cardíaca, e por um câncer de próstata, além de enfrentar as dificuldades do processo de envelhecimento, como diabetes e hipertensão, ele sempre manteve a alegria. Fez parte do primeiro grupo de estudantes da moradia estudantil da UFVJM e foi membro do colegiado do curso. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Programa de Educação Tutorial (PET) e de vários eventos pela LEC. Participou de movimentos populares, inclusive de greve”, conta Mirtes.

Para Mirtes, ao concluir o ensino superior, após percorrer a Educação Básica por quase 50 anos, já que precisou parar por diversas vezes para trabalhar, Eustáquio é motivo de orgulho. “Muito orgulho dele, da determinação, do esforço, da coragem, do exemplo, da inteligência, do curso que escolheu. Muito orgulho dos amigos de turma dele, que sempre o apoiaram e o ajudaram, dos professores da LEC, pelo método inovador, problematizador, resolutivo, produtivo e muito competente de ensinar para além dos livros. E, sobretudo, muito orgulho da UFVJM, por abrir as portas para o aluno do Vale do Jequitinhonha, cumprindo sua maior missão e mostrando que veio para fazer a diferença nos Vales”, declara Mirtes.

Segundo a coordenadora da LEC, professora Ivana Lovo, a modalidade do curso, em regime de alternância, em que tempos e espaços formativos integram momentos na universidade e nas comunidades e regiões de origem dos estudantes, é um facilitador para a realização do curso. “Isso facilita e integra muito, pois ninguém precisa sair da sua comunidade para estudar, e ambas realidades são integradas a partir das estratégias pedagógicas do curso”, declara.

 

Saiba mais sobre a LEC

Incluindo a turma que colou grau pelo Procampo (primeira turma de Educação do Campo da UFVJM, de 2010 a 2015), com as colações realizadas nos semestres 2017-2, 2018-1 e 2018-2, a LEC tem um total de 73 egressos.

“A Educação do Campo é uma conquista social, pois tem sua origem em movimentos sociais que propõem uma educação contextualizada, que valoriza a vida no campo, a partir da realidade das comunidades camponesas, isso tanto para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio e para jovens e adultos, quanto para a formação de professores”, afirma Ivana.

O vestibular da LEC para entrada no segundo semestre de 2019 estará com as inscrições abertas entre 12 de fevereiro e 12 de março. Saiba mais sobre o processo seletivo neste link.

 

Na última terça-feira (5/2), alunos do curso de Medicina do Campus do Mucuri puderam conhecer e aprender mais na Aldeia Verde de índios Maxakalis, em Ladainha (MG). A ação de extensão foi realizada pelo módulo Práticas Integrativas Ensino, Serviço e Comunidade do curso, e teve como objetivo fazer um diagnóstico de crescimento infantil pela estatura e peso. A atividade foi realizada por 25 alunos do 8º período, coordenada pelo professor Daniel Moreira Pinto e dois técnicos administrativos da Faculdade de Medicina do Mucuri, enfermeira Bárbara Mendes e técnica de Enfermagem, Marília Pereira.

De acordo com o professor, a atividade é uma experiência importante na formação dos futuros médicos, por aproximar os alunos da cultura indígena e cumprir o papel de uma universidade mais próxima da comunidade. “A ação também teve como intuito mostrar para os futuros médicos uma outra realidade de vida e cultura, com suas mazelas e virtudes, como cenário de atuação, aproximando também a academia da população”, destacou Daniel.

Fotos: Bárbara Mendes/UFVJM

 

A atividade contou com a participação da Secretaria Especial de Saúde Indígena/Polo de Teófilo Otoni (Ministério da Saúde). E, segundo o professor Daniel, “os alunos foram recebidos pela Equipe de Saúde Indígena da aldeia, e a cacique Noemi”. Além do assunto saúde, o professor destacou que a visita também teve momento para conversa sobre cultura local e a questão indigenista na região.

Os custos da visita foram financiados pelos próprios participantes.

Última atualização em Qui, 07 de Fevereiro de 2019 11:26
 

A Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace/UFVJM) divulga os resultados da classificação final por benefícios do Programa de Assistência Estudantil (PAE) para todos os campi.

Os estudantes deverão acessar o Sistema de Gestão Acadêmica (e-Campus/Siga) para consultar seu resultado ou acessar a classificação por campus:

 

Está disponível o primeiro número da Revista de Educação do Vale do Jequitinhonha – EducVale, de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado profissional/PPGEd), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

A Revista EducVale publica artigos originais e inéditos e exclusivos, referentes à área da Educação, resultantes de pesquisas que abordem temas relacionados à gestão de instituições educacionais, políticas públicas educacionais, tecnologia aplicada à educação e práticas pedagógicas, considerando a linha editorial da revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor, sob perspectivas inter e transdisciplinares, que contribuam para o avanço do conhecimento sobre o tema e fomentem a realização de novos estudos e pesquisas.

Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem na linha editorial da revista, “Educação e gestão de instituições educacionais”, e as linhas de pesquisa do PPGEd:

  • Linha 1 - Gestão de Instituições Educacionais;
  • Linha 2 - Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais;
  • Linha 3 - Educação e Tecnologias Aplicadas em Instituições Educacionais;
  • Linha 4 - Currículos, Avaliação, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

A EducVale v.1 n.1 (2019) traz em seu primeiro número quatro artigos que foram avaliados os melhores dentre as comunicações orais expostas no 1º Congresso Nacional de Educação (Coned), realizado entre os dias 24 e 25 de outubro de 2017, na UFVJM.

O primeiro artigo, intitulado A UFVJM e os Planos Municipais de Educação: a construção de parcerias, de autoria do prof. Sérgio Luiz Nascimento (Secretaria Municipal de Educação de Diamantina e PPGEd) e da profa. Mara Lúcia Ramalho (PPGEd/UFVJM), expõe sobre  finalidade de identificar nos Planos Municipais de Educação (PME's) dos municípios integrantes da Superintendência Regional de Ensino Diamantina, Minas Gerais (SRE Diamantina/MG) o entrelaçamento de parcerias de municípios e a UFVJM para a formação inicial e continuada dos professores atuantes nas redes municipais de educação.

O segundo artigo, Grupo Escolar de Diamantina: diretores em ação (1907-1909), do prof. Luan Manoel Thomé (SEE/SRE Diamantina-MG e PPGEd) e do prof. Flávio César Freitas Vieira (PPGEd/UFVJM), apresenta a pesquisa na área de conhecimento da História da Educação sobre as ações do diretor Cícero Arpino Caldeira Brante na direção do Grupo Escolar de Diamantina, nos anos de 1907 a 1909, em Diamantina, MG.

O terceiro, com o título O Uso de “Novas” Tecnologias na Educação Básica: interdisciplinaridade e valorização cultural em escolas do campo, de autoria do prof. Diogo Neves Pereira (LEC/UFVJM) e do graduando Maurício Teixeira Mendes (LEC/UFVJM), relata sobre as experiências de usos de "novas" tecnologias em duas escolas do campo, cenários de ações vinculadas ao projeto de extensão "Comunidades do Campo: conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades".

O quarto e último artigo, "A Escola e as Práticas Pedagógicas Inovadoras", da profa. Anna Helena Altenfelder (CENPEC-SP), expõe contribuições de autores sobre práticas pedagógicas inovadoras e de percepções de alunos do Ensino Médio do estado de Minas Gerais que participaram de oficinas em diversas modalidades de linguagens.

A revista pode ser acessada neste link.

Em breve será divulgada a chamada para o próximo número. Acompanhe e participe!

Última atualização em Qua, 06 de Fevereiro de 2019 14:53
 

A Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da UFVJM divulga as informações para a colação de grau oficial do segundo semestre de 2018 para os campi de Diamantina, a ser realizada nos dias 27 de fevereiro, 11 e 12 de março, bem como as datas e horários para os ensaios.

Confira neste link a programação e as orientações.

Última atualização em Qua, 06 de Fevereiro de 2019 14:40
 


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