Notícias da UFVJM
Ter, 16 de Abril de 2019 15:00

A partir do dia 29 de abril, a UFVJM vai receber propostas de credenciamento de laboratórios de análises clínicas, clínicas e profissionais especializados para realização de exames médicos periódicos dos servidores da UFVJM nos campi de Diamantina, Teófilo Otoni, Unaí e Janaúba.

Os Exames Médicos Periódicos – EMPs têm por objetivo principal a preservação da saúde dos servidores, a partir da avaliação médica e a detecção precoce dos agravos, relacionados ou não ao trabalho, por meio de exames clínicos, avaliações laboratoriais e de imagens, entre outros, definidos a partir dos fatores de riscos aos quais os servidores estão expostos.

Os EMPs são parte integrante da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Serviço Público Federal, integrando um conjunto de ações necessárias ao acompanhamento da saúde dos servidores desenvolvido pelas Unidades de Referência do SIASS – Subsistema Integrado de Atenção à Saúde dos Servidores Públicos Federais.

 

Quem pode fazer inscrição para o credenciamento

Os exames médicos periódicos compreendem exames laboratoriais e avaliações clínicas e complementares designados conforme idade, sexo, atividade laboral e grau de exposição do servidor a riscos ocupacionais, conforme o Decreto nº 6.856/2009. Citam-se os exames de citologia oncótica, oftalmológico e análise clínica laboratorial.

O credenciamento será de pessoas físicas (exclusivamente profissionais classificados ou trabalhadores autônomos) para os itens coleta de citologia oncótica (médico ginecologista) e consulta e exames oftalmológicos (médico oftalmologista); e de pessoas jurídicas de direito privado cujo ramo de atividade esteja relacionado ao objeto da referida prestação de serviços, para todos os itens, coleta de citologia oncótica (médico ginecologista) e consulta e exames oftalmológicos (médico oftalmologista).

Os serviços foram divididos em lotes (formados por um ou mais itens afins) e em itens de acordo com a cidade de prestação dos serviços e a lotação de servidores por campus, facultando-se ao interessado a participação em quantos lotes e/ou itens forem de seu interesse. Para os lotes de análise clínica laboratorial o interessado deverá se credenciar para todos os itens presentes no lote escolhido.

A lista completa dos exames médicos a serem prestados, estimativa de quantidades, preço e demais requisitos podem ser consultados no Edital de Credenciamento n.º 001/2018 e anexos disponível neste link.

 

Como vai funcionar:

Os contratos a serem firmados com as empresas credenciadas terão vigência de 12 meses, contados a partir da data de sua assinatura, podendo, a critério da Administração ser prorrogados até o limite de 60 meses, por meio de termo aditivo, conforme Art. 57, inc. II, da Lei 8.666/93.

Os servidores convocados para a realização dos exames médicos periódicos deverão comparecer ao laboratório, clínica ou consultório conforme cronograma de convocação realizado pela Diretoria de Atenção à Saúde e Acessibilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFVJM, para realização dos exames médicos periódicos, com prévio agendamento.

A escolha entre os credenciados será feita pelo próprio servidor-usuário, caso exista mais de um(a) laboratório/clínica cadastrado(a) para os exames que o servidor deverá realizar.

Última atualização em Ter, 16 de Abril de 2019 15:08
 
Ter, 16 de Abril de 2019 14:44

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) está com edital aberto para receber propostas de curso de graduação, unidade acadêmica, professor ou grupos de professores da UFVJM que queiram receber bolsas institucionais para o desenvolvimento de projetos vinculados ao Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Proae).

O foco do Edital 10/2019 do Proae será o fomento a ações de combate à retenção e evasão no âmbito da UFVJM, buscando cumprir as metas previstas no Programa de Enfrentamento à Retenção e Evasão – #EmFrente, do Agenda 19.

Poderão ser elegíveis propostas que contemplem, pelo menos, um dos seguintes aspectos:

  • Ações de combate à retenção e evasão;
  • Melhoria da aprendizagem nos componentes curriculares;
  • Desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos e avaliações com características inovadoras;
  • Utilização intensiva de tecnologias de apoio à aprendizagem;
  • Integração ensino, pesquisa e extensão.

Cada coordenador poderá apresentar somente uma proposta de projeto.

As submissões das propostas deverão ser feitas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , até o dia 25 de abril, de acordo com o edital disponível neste link.

 
Seg, 15 de Abril de 2019 14:58

Em função do ponto facultativo do Calendário Administrativo 2019 a partir das 12h no dia 18 de abril, próxima quinta-feira, a Pró-Reitoria de Administração divulga horários do transporte coletivo para o Campus JK:

  • Pela manhã - horários normais
  • Período da tarde e à noite - horários especiais:

Saída do Largo Dom João e do Rio Grande - 13h30; 15h30; 17h30, 18h30; 20h30 e 22h15.

Saída do Campus JK para o Largo Dom João e Rio Grande: 14h; 16h; 18h; 19h, 21h e 22h45.

 
Seg, 15 de Abril de 2019 12:00

A Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) da Pró-Reitoria de Graduação informa aos alunos que estão participando dos processos de seleção do Programa de Monitoria de 2019/1 que o cadastro dos Monitores na DAA de cada campus obedecerá ao cronograma enviado às unidades acadêmicas.

O período de entrega da documentação para o cadastro é: 16, 17 e 22 de abril.

Os bolsistas e *voluntários deverão comparecer à DAA de cada campus, de acordo com o horário de funcionamento do setor, para apresentar:

1 - Cadastro de Monitor
2 -Termo de Compromisso devidamente preenchido e com todos os campos assinados (supervisor, monitor e diretor da unidade acadêmica)
3 - Declaração de Inexistência de Vinculo Empregatício e Outra Modalidade de Bolsa
4 - Uma cópia do comprovante de conta bancária

*Os monitores voluntários estão dispensados de apresentarem os itens 3 e 4.

Última atualização em Ter, 16 de Abril de 2019 10:37
 


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