Solução para troca da cobertura das estufas economiza 90% do orçamento inicial
A Divisão de Fazendas da Pró-Reitoria de Administração (Proad), em conjunto com a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), acabaram de realizar um importante trabalho de substituição da cobertura das estufas localizadas na Fazenda Experimental de Couto de Magalhães e no Campus JK.
Das 34 estufas da universidade, 24 tiveram seus plásticos trocados, totalizando mais de 4.200m² de novas coberturas. As estufas abrigam projetos de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.
É necessário fazer a substituição das coberturas a cada quatro anos, em média, e, até então, nunca tinha sido feita – apenas algumas pontuais, com recursos de projetos. O desafio foi encontrar uma maneira para viabilizar o serviço com o menor custo possível.
A solução encontrada pela Divisão de Fazendas foi a elaboração de um novo contrato com a empresa de funcionários terceirizados para a universidade, o que permitiu que alguns terceirizados da FCA recebessem capacitação e executassem o serviço. Com isso, de um orçamento inicial de R$185 mil a ser executado por uma empresa externa, foram gastos apenas R$15 mil com a compra dos plásticos, gerando uma economia de mais de 90% em relação ao custo inicial.
Trabalho de troca de cobertura nas estufas da Fazenda Experimental de Couto de Magalhães. Fotos: Divisão de Fazendas / Proad
Trabalho de substituição da cobertura das estufas do Campus JK. Fotos: Divisão de Fazendas / Proad
< Anterior | Siguiente > |
---|