A Rádio Universitária inova mais uma vez! Agora você também pode curtir a programação da 99,7 FM através do giro planetário do site Rádio Garden. Conheça essa nova forma de acesso e ouça a Rádio Universitária 99,7! É a UFVJM na frequência do saber!



  • PDF
  • Print
  • E-mail

UFVJM apresenta novo portal

Inovação e mais possibilidades: o novo portal tem suporte de modernos sistemas e tecnologias que proporcionam segurança e muitas funcionalidades

Em 2018, a atual página principal do portal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) teve quase 2 milhões de acessos. O site é visitado regularmente por diferentes pessoas, de diversos lugares, com variados interesses. A partir de hoje, essa comunidade passa a contar com um espaço mais moderno e dinâmico. Está no ar a página principal do novo portal da UFVJM.

A construção é de responsabilidade da Diretoria de Comunicação Social (Dicom), diretamente da equipe do Portal, com apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), e baseia-se em pilares da Identidade Digital Padrão do Governo Federal (IDG): foco no público, experiência digital comum, acessibilidade e economicidade, inovação e credibilidade.

O projeto de reconstrução do novo portal da UFVJM abrange os sites dos setores administrativos e acadêmicos. Já está em andamento a construção dos sites das pró-reitorias, diretorias, Sistema de Bibliotecas, Centro de Inovação Tecnológica e também do Catálogo de Cursos, plataforma de Editais e Concursos e Carta de Serviços ao Usuário.

Com a apresentação da página inicial nesta data, espera-se que o novo portal passe por uma fase de adaptação de software, hardware e segurança e receba sugestões nos próximos dois meses.

Um projeto pioneiro

A UFVJM é a primeira universidade federal a apresentar a IDG 2.0 aliada ao sistema de gerenciamento de conteúdo Plone, de acordo com as orientações da comunidade PloneGov-BR.

Desde 2014 já havia iniciativas para a criação de um novo veículo, mas a construção do portal que entra no ar hoje teve início em 2016, com a entrada de dois estagiários na equipe e a elaboração do projeto “Novo Portal Institucional da UFVJM: estudo para a adoção da Identidade Digital do Governo Federal e implementação do PloneGov-BR como Sistema de Gerenciamento de Conteúdo do Portal Institucional da UFVJM”, apresentado por um dos estagiários como Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação da casa.

Inicialmente, foi realizado um diagnóstico geral da situação do Portal, a partir do qual foi desenvolvido um planejamento para a implementação do novo ambiente usando como base as recomendações contidas nos Padrões de Governo Eletrônico (e-PWG).

Além de ter sido premiado como melhor trabalho apresentado na modalidade pôster durante a 6ª Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão – Sintegra, maior evento científico-acadêmico da UFVJM, em 2018, o projeto foi incluído no programa UFVJM Conectada, do Agenda 19.

A Dicom conquistou para a sua equipe um servidor da área de Tecnologia da Informação que atua, desde 2018, como responsável pela gestão e manutenção do ambiente do portal, mais especificamente nas áreas técnica e de infraestrutura, coordenando as atividades dos envolvidos no projeto.

Benefícios garantidos com adoção da Identidade Padrão de Comunicação Digital

Com a Identidade Padrão de Comunicação Digital, de acordo com Instrução Normativa da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), datada de 2014, o governo federal espera:

  • Qualificar a comunicação, permitindo que o cidadão encontre, com mais facilidade, as informações sobre as políticas públicas, equipamentos e serviços ofertados;
  • Padronizar as propriedades digitais e alinhar a estratégia de comunicação;
  • Padronizar as soluções digitais dos órgãos públicos federais e alinhar as informações com foco no cidadão;
  • Garantir o acesso a todos, por atender aos requisitos de acessibilidade, e isso independentemente da forma ou tipo de tela do dispositivo de conexão.

A versão vigente da IDG em 2016, quando do início do projeto, foi alterada pelo governo no final de 2018 para a IDG 2.0. A perspectiva editorial foi reformulada para que os conteúdos tenham uma linguagem mais simples, objetiva, acessível e próxima da realidade dos brasileiros.

Novas tecnologias permitem segurança e estabilidade

Para suportar o novo sistema, foi desenvolvido um conjunto de serviços baseados no uso da plataforma Docker, uma metodologia integrada ao sistema operacional que modulariza e encapsula serviços de software de maneira análoga à virtualização, mas compartilhando recursos do sistema operacional do hospedeiro.  A implementação desse tipo de tecnologia aliada à infraestrutura do cluster da DTI possibilitará maior segurança, escalabilidade, estabilidade e flexibilização ao ambiente do Portal, permitindo a alocação de servidores e recursos de hardware de forma dinâmica.

A metodologia indicada pelo e-PWG, conhecida como Definição, Arquitetura, Desenho e Implementação (DADI), foi adaptada à realidade da UFVJM para que o trabalho de análise de conteúdo e construção dos novos sítios pudesse ser orientado e bem documentado, promovendo uma nova forma de comunicação digital entre a UFVJM e sua comunidade.

 

A equipe coordenadora do projeto informa que poderá haver instabilidade nos primeiros dias após a apresentação da home. Os usuários poderão realizar sugestões e indicar os possíveis erros encontrados durante a navegação no novo portal da UFVJM, por meio de formulário eletrônico acessível pelo portal ou neste link. Até a mudança definitiva para o novo portal, ambas as versões estarão disponíveis para acesso.

Acesse, experimente e conheça o novo portal da UFVJM.

Last Updated on Wednesday, 10 July 2019 15:53
 

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6808 e (38) 3532-6812
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Universitária, nº 1.000, B
Universitários CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3532 6821