A Rádio Universitária inova mais uma vez! Agora você também pode curtir a programação da 99,7 FM através do giro planetário do site Rádio Garden. Conheça essa nova forma de acesso e ouça a Rádio Universitária 99,7! É a UFVJM na frequência do saber!



Vestibular

Laboratório da universidade é um dos 19 considerados aptos pela Funed para compor a REDELAB COVID-19

De acordo com memorando da Fundação Ezequiel Dias (Funed) expedido na última quarta-feira, dia 1º de abril, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está entre as instituições do estado de Minas Gerais aptas a realizar análises laboratoriais para o diagnóstico do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que provoca a Covid-19. Assim, o Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, que faz parte do Laboratório-Escola de Análises Clínicas, do curso de Farmácia da UFVJM, é um dos laboratórios colaboradores da Funed, inserindo a universidade na REDELAB COVID-19.

De acordo com o diretor de Pesquisa da UFVJM, professor Danilo Bretas, que está à frente do trabalho, toda a documentação já foi enviada à Funed e agora a universidade deve passar por uma etapa de validação para o início efetivo do trabalho. “Seguindo o protocolo da Funed, buscamos as amostras a serem validadas e devemos entregá-las de volta, com o resultado esperado. Essa etapa é chamada ‘Controle de Validade Externa’ e serve para confirmar se o laboratório segue os padrões de qualidade definidos para esse tipo de diagnóstico”, explica o professor Danilo.

 

Confira o memorando e uma reportagem divulgada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) sobre a aptidão do laboratório da UFVJM para o diagnóstico do novo coronavírus:

Last Updated on Friday, 03 April 2020 14:49
 

Série de vídeos traz dicas sobre bem-estar físico e mental de adultos e crianças em tempos de distanciamento social

A UFVJM está lançando a série de vídeos Fique Bem em Casa, com dicas de como as pessoas podem aproveitar melhor o tempo em que ficarão em casa em distanciamento social por causa do novo coronavírus.

Além de estimular as pessoas a se isolarem socialmente – forma comprovada de não se contaminar e não disseminar a doença – a UFVJM presta um serviço de utilidade pública, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, neste difícil período de mudanças de rotina e hábitos.

Os vídeos são gravados por professores e técnicos administrativos da universidade e abordam assuntos como alimentação saudável, otimismo, exercícios físicos e estudos, que auxiliam a manter o bem-estar físico e mental de adultos e crianças.

O primeiro vídeo é sobre como manter a saúde mental e o otimismo nestes momentos tão difíceis. Nos próximos dias serão publicadas mais dicas nas mídias oficiais da universidade. Fique ligado!

A série é uma produção da Diretoria de Comunicação Social da UFVJM.

Last Updated on Friday, 03 April 2020 12:17
 

No documento que emite a autorização, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa determina medidas para a manutenção do sigilo e da privacidade das informações

Considerando a pandemia provocada pela Covid-19, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) emitiu autorização, em caráter excepcional, para a realização de reuniões por meio de videoconferência ou aplicativo web de videochamada durante o tempo necessário à instalação da segurança e saúde pública. No entanto, solicita que todos os cuidados éticos sejam resguardados, mantendo-se o sigilo e a manutenção da privacidade em relação às informações tratadas durante todas as reuniões.

A Conep sugere a adoção das medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS), a fim de priorizar a saúde da comunidade com o distanciamento social, porquanto se mostra como a medida mais eficiente para a redução da propagação do vírus e disseminação da doença.

Confira a íntegra da Carta Circular n.º 7/2020 - Conep/SECNS/MS neste link


Last Updated on Thursday, 02 April 2020 18:03
 

Série de programas será transmitida ao vivo pelo YouTube; a primeira exposição é hoje e começa às 15h

A Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) promove a partir de hoje, 2/4,  a série de programas 3 Encontros, 3 Palavras. O evento é composto por exposições temáticas abertas na internet com duração média de 1h30 cada, e serão transmitidas ao vivo no canal L@proce- Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais na plataforma on-line YouTube. Durante as apresentações, os participantes podem enviar perguntas e comentários nos espaços de conversa, os quais serão respondidos ao final de cada episódio.

Em cada um dos três encontros, os professores convidados  falam sobre o tema proposto em três palavras. Nesta primeira edição foram convidados os professores Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale, Davidson Afonso Ramos, Ana Paula Nogueira Nunes, Glauco José de Matos Umbelino, Ernesto Perini-Santos.

Acesse aqui a programação e participe!

Cartaz é segmentado em duas parte: na parte superior tem ao fundo um teclado de notebook e uma mão sobre ele. Sobreposto à imagem do lado superior esquerdo tem o texto

Last Updated on Thursday, 02 April 2020 14:39
 

Nota informa sobre estágio curricular obrigatório para alunos matriculados nos dois últimos anos dos cursos de Medicina e no último ano de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia; e possibilidade de adesão à ação O Brasil Conta Comigo

 

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde, em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19) torna públicas informações aos alunos matriculados nos dois últimos anos dos cursos de Medicina e no último ano dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia:

Em função da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV). A Portaria n.º 188, de 3/2/2020, pode ser conferida aqui.

Em 20 de março, o Ministério da Educação autorizou aos alunos regularmente matriculados nos dois últimos anos dos cursos de Medicina e no último ano dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia do sistema federal de ensino a possibilidade de realizar o estágio curricular obrigatório em unidades básicas de saúde, unidades de pronto-atendimento, rede hospitalar e comunidades especificadas pelo Ministério da Saúde, enquanto durar a situação de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19 (coronavírus), conforme a Portaria nº 356, de 20/3/2020.

Com o objetivo de otimizar a disponibilização de serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde instituiu a ação estratégica "O Brasil Conta Comigo", voltada aos alunos dos cursos da área de saúde, para contenção da pandemia do coronavírus (Covid-19), de forma integrada com as atividades de graduação na área da saúde. A ação O Brasil Conta Comigo foi instituída em 23/3/2020, pela Portaria nº 492.

O edital de chamamento para essa ação foi publicado em 31 de março de 2020 pelo Ministério da Saúde. O Edital MS nº 4/2020 tem o objetivo de operacionalizar a execução de ações estratégicas para fortalecer o enfrentamento à Covid-19 com a suplementação excepcional e temporária de alunos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia do sistema federal de ensino, em estabelecimentos de saúde no âmbito do SUS, enquanto vigorar a declaração de emergência em saúde pública no País.

Diante disso, a Reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Faculdade de Medicina - Campus JK e a Faculdade de Medicina do Mucuri, tem realizado discussões sobre a possibilidade de instituir procedimentos que atendam às demandas apresentadas pelo edital de chamamento público do Ministério da Saúde para essa ação estratégica.

Considerando as portarias supracitadas, a adesão por parte dos alunos será realizada conforme edital, e haverá possibilidade de validação de horas, nas áreas específicas de estágio estabelecidas. No âmbito da UFVJM a validação será realizada pelos colegiados de curso, por meio de análise específica, conforme critérios a serem estabelecidos. Ressalta-se que o aluno deverá realizar a complementação de horas e de atividades nas áreas contempladas pela ação e realizar integralmente o estágio nas demais áreas.

Last Updated on Thursday, 02 April 2020 11:37
 


Page 1 of 1027

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6808 e (38) 3532-6812
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Universitária, nº 1.000, B
Universitários CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3677-9950