Descarte de resíduos
A Assessoria de Meio Ambiente da UFVJM já atua arduamente na conscientização da importância da coleta seletiva e reciclagem para que todos da comunidade acadêmica entendam que a atitude individual gera reflexos diretos para a coletividade. Nesse sentido, muito da consciência com resíduos sólidos pode e deve ser aplicada aos resíduos químicos.
Um resíduo químico descartado na pia, independente da quantidade descartada, terá consequências, seja pela destruição ou entupimento de encanamentos, seja pela contaminação de rios e mares que talvez nem imaginemos.
Em 2018, a Assessoria de Meio Ambiente coordenou a primeira retirada de resíduos químicos e biológicos nos Campus JK e Campus I, em Diamantina, obedecendo as normas da Resolução nº 357, de 17 de março de 2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a NBR 10.004:2004 da ABNT e RDC 222 de 18 de março de 2018.
Foram recolhidos quatro toneladas de resíduos que estavam estocados nos laboratórios da instituição e descartados ambientalmente de maneira correta com o auxílio de uma empresa especializada, contratada de acordo com o Pregão Eletrônico n.º 049/2017.
Neste ano de 2019, a Assessoria de Meio Ambiente pretende:
- Continuar a campanha de conscientização de gerenciamento e segregação de resíduos químicos para que não sejam descartados irresponsavelmente
- Continuar a organização e coleta de resíduos nos Campus JK e Campus I
- Estender as atividades nos campi do Mucuri, Janaúba e Unaí