Núcleo Integrado de Defesa Vegetal da UFVJM agora faz parte de importante grupo internacional

Qui, 27 de Outubro de 2022 13:19

A participação e apresentação de pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo Integrado de Defesa Vegetal da UFVJM (Nuidev) no encontro anual do International Pest Risck Research Group (IPRRG) resultou, além da divulgação dos trabalhos da comunidade acadêmica da universidade, na inclusão do Nuidev junto ao IPRRG.

O IPRRG é um grupo internacional criado no ano de 2007 pelo seu atual presidente, Dr. Darren Kriticos, também diretor do Instituto Cervantes Agritech na Austrália. O grupo é focado em melhorar os métodos de modelagem e mapeamento de riscos de pragas através da aplicação e compartilhamento de pesquisas inovadoras.

Com o tema “Mudança climática e avaliação de risco de pragas”, o encontro do IPRRG aconteceu em Atenas, na Grécia, de 10 a 13 de outubro de 2022, e a UFVJM foi representada pelos professores José Barbosa dos Santos e Ricardo Siqueira da Silva. O evento reuniu participantes de diversos países numa ampla discussão sobre como os eventos climáticos afetarão a fitossanidade agrícola.

Entre as inovações apresentadas pelo Nuidev, destaca-se a Modelagem de Nicho ecológico de espécies animais e vegetais apontada como uma das principais inovações na prevenção de alteração na biodiversidade da região de influência da UFVJM na Reserva da Biosfera do Espinhaço. O professor Ricardo Siqueira é um dos principais pesquisadores brasileiros na área, com reconhecimento internacional pela pesquisa com esse tipo de modelagem.

As pesquisas da UFVJM apresentadas no evento foram desenvolvidas pelos integrantes do Nuidev, os pesquisadores Marcus Alvarenga Soares, Ricardo Siqueira da Silva e José Barbosa dos Santos, além de discentes de vários cursos de graduação e dos programas de pós-graduação em Biologia Animal, Ciência Florestal e Produção Vegetal.

Na próxima edição do evento, que será realizada na cidade de Nairobi, no Quénia, em 2023, os integrantes do Nuidev participarão como congressistas e agora também como membros do IPRRG.

Foto: Acima evidenciando a Universidade de Agricultura de Athenas, ao centro e à esquerda os professores José Barbosa, Darren Kriticos e Ricardo Siqueira durante as apresentações do evento; à direita, os professores Ricardo Siqueira e José Barbosa em visita à Academia de Atenas, abaixo, foto do Grupo em frente às ruínas do Partenon, principal templo da Acrópole em Atenas.