Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G)

Ter, 17 de Fevereiro de 2009 15:39

O que é?

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) foi criado oficialmente em 1965 pelo Decreto nº 55.613, e atualmente é regido pelo Decreto nº 7.948. O PEC-G oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

O programa é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país. A UFVJM é uma das universidades participantes do PEC-G, e desde 2008 já recebeu vários alunos pelo programa de países como Angola, Benin, Cabo Verde, Camarões, Guiné-Bissau, Haiti, Honduras, Paraguai e Senegal.

Estão habilitados a inscrever-se no processo seletivo nacionais de países com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico que não tenham nacionalidade brasileira nem genitores brasileiros. Saiba mais sobre o programa nos links abaixo:

Preparatório para o PEC-G

Os estudantes que querem se candidatar para o PEC-G, devem apresentar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, Celpe-Bras. Caso o exame não seja aplicado no seu país de origem, o estudante pode fazê-lo no Brasil, após concluir Curso de Português para Estrangeiros em alguma IES.

A partir de 2024, a UFVJM passará a ofertar o Curso Preparatório de Português para o PEC-G, o Pré PEC-G, de fevereiro a novembro. O curso terá carga horária de 20 horas semanais, e contará com atividades de acolhimento e integração e práticas interculturais, além das atividades em sala de aula.

A 1ª turma Pré PEC-G será formada por 09 alunos provenientes dos seguintes países: Benim (01), Côte d'Ivoire (01), Guiné Equatorial (01), Honduras (01), Quênia (01), República do Congo (03) e Senegal (01).

Professora coordenadora: Adriana Nascimento Bodolay

Professoras colaboradoras: Lorenza Reis Guimarães e Luisa Andrade Gomes Godoy

Bolsistas: Luiz Alberto de Caux e Gustavo Brant

Breve histórico do ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) na UFVJM

O Português como Língua Estrangeira vem se consolidando como uma área de atuação para docentes e discentes do Curso de Letras da UFVJM. As primeiras atividades aconteceram por intermediação do Curso de Turismo, tendo expandido até se tornar uma unidade curricular no Projeto Pedagógico de Letras. O histórico do PLE até o momento demonstra que a área possui dois campos de atuação distintos. Um primeiro é o atendimento de estrangeiros que são alunos de graduação e pós-graduação da UFVJM. Nesse caso, o período de permanência e a relação com a universidade se estabelece em médio prazo. O segundo é a oferta de cursos de curta duração para os casos de intercâmbio. Em cada uma das situações, é necessária uma preparação das atividades, bem como de uma série de diretrizes que orientem a área. Essa organização poderá potencializar a área, bem como captar maiores recursos para que sejam regularmente oferecidas atividades à comunidade interna e externa.