Curso de Graduação em Zootecnia
De forma conceitual entende-se como Zootecnia “a ciência aplicada que estuda e aperfeiçoa os meios de promover a adaptação econômica do animal ao ambiente criatório e deste ambiente ao animal”. O termo Zootecnia surgiu pela primeira vez em 1842, na França, para diferenciar a criação de animais domésticos da produção agrícola. A partir dessa definição a criação de animais domésticos deixou de ser exclusivamente uma arte e passou a possuir bases científicas.
Perfil do Profissional
O curso de graduação em Zootecnia deverá assegurar ao egresso sólida base de conhecimentos científicos, tecnológicos e metodológicos, além de senso crítico e de responsabilidade, que lhe permitam planejar e gerenciar diferentes sistemas de produção animal, otimizar a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias socialmente adaptáveis, desenvolver pesquisas e ações de extensão e ensino.
Há que se considerar também que a UFVJM tem como área de abrangência todo o território dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, regiões Norte e Noroeste do Estado de Minas Gerais. Portanto, o Zootecnista graduado nesta Instituição deverá ter em sua formação básica sólido conhecimento sobre os problemas das suas áreas de inserção, a fim de se tornar um agente atuante na busca das soluções necessárias ao seu desenvolvimento, ao crescimento humano e cultural de seus membros.
Mercado de Trabalho
O campo de atuação do Zootecnista visa a articulação entre o mundo do trabalho e o mundo acadêmico, atuando:
- Na administração de propriedades rurais tais como fazendas, granjas e haras;
- Em organizações que lidam com projetos agropecuários;
- Em agroindústrias (indústrias de rações, produtos biológicos e outros insumos para animais);
- Em órgãos públicos como agente de desenvolvimento rural; em organizações e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.
O profissional também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, além de poderem realizar o planejamento da nutrição animal, melhoramento genético e ao manejo dos animais, visando o bem-estar animal e à melhoria da qualidade de produção, podendo atuar com assessoria direta, organizações públicas ou privadas, como empreendedor liberal, ligando o uso de tecnologias modernas de produção animal ao desenvolvimento sustentável, difundindo o conhecimento adquirido, com atitude e ações de caráter ecologicamente criteriosos, socialmente almejáveis e economicamente eficientes.
O curso na UFVJM
O curso de Graduação em Zootecnia da UFVJM foi autorizado pela portaria Nº 1.302, de 4 de julho de 2001, publicada no D.O.U. de 05 de julho de 2001, com efetivo início em março de 2002. O curso funciona em Diamantina e tem como objetivo a formação de profissionais com sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos, prontos a planejar e gerenciar diferentes sistemas de produção animal, otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e de tecnologias socialmente aplicáveis; desenvolver pesquisas demandadas pelos problemas reais do campo, dos produtores, das indústrias, empresas e consumidores; ser eficientes agentes de extensão rural; assumir a função docente; dedicando-se à nutrição, ao melhoramento genético, ao manejo sanitário e reprodutivo; ao bem estar animal visando sempre o aumento da produção e da produtividade e garantindo a segurança alimentar e nutricional nas diferentes cadeias produtivas.
Dados do curso
- Curso de Graduação: Zootecnia
- Grau: Bacharelado
- Modalidade: Presencial
- Titulação: Bacharel em Zootecnia
- Regime de matrícula: Semestral
- Número de vagas: 25 vagas/semestre
- Turno: Integral
- Forma de ingresso: Processo seletivo pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU/ENEM e Processo Seletivo por Avaliação Seriada – SASI. Processos seletivos internos na forma do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFVJM.
- Tempo de duração: 5 anos
- Carga horária total: 3.705 horas
- Ano/Semestre de início do curso: 2002/1
- Unidade acadêmica vinculada: Faculdade de Ciências Agrárias
- Ato de criação/autorização: Ato de Autorização de Funcionamento: Portaria MEC nº 1302, de 4 de julho de 2001. Ato de Reconhecimento: Portaria SESU nº 531, de 25 de agosto de 2006. Ato de Renovação de Reconhecimento - Portaria SERES/MEC nº 133 de 01/03/2018.
Saiba mais: