facebook twitter

O Departamento de Zootecnia

O Departamento de Zootecnia (DZO) da UFVJM conta com um corpo docente constituído por 16 professores, em regime de dedicação exclusiva às demandas do Departamento, assegurando a produtividade e qualidade do ensino e o aprofundamento nas pesquisas, bem como uma prática docente comprometida com o desenvolvimento intelectual e social de seu corpo discente.

Foi aprovado pelo DZO e pela FCA o Regimento deste Departamento de Zootecnia (91 kb), que passa a vigorar a partir de abril de 2010.

O Departamento de Zootecnia é responsável pelo Curso de Graduação em Zootecnia e pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.

O Curso de Graduação em Zootecnia teve início em 2002 e tem como objetivo a formação de profissionais com sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos, prontos a planejar e gerenciar diferentes sistemas de produção animal, otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e de tecnologias socialmente aplicáveis; desenvolver pesquisas demandadas pelos problemas reais do campo, dos produtores, das indústrias, empresas e consumidores; ser eficientes agentes de extensão rural; assumir a função docente; dedicando-se à nutrição, ao melhoramento genético, ao manejo sanitário e reprodutivo; ao bem estar animal visando sempre o aumento da produção e da produtividade e garantindo a segurança alimentar e nutricional nas diferentes cadeias produtivas. O Zootecnista é um profissional apto atuar em todos os elos das cadeias produtivas visando o aumento e a melhoria da produção animal.

 

No ano de 2014 o curso de Graduação em Zootecnia da UFVJM recebeu a qualificação 4 de 5 estrelas da revista Guia do Estudante, estando assim entre um dos melhores do Brasil.

 

Zoo-Guia

 


O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZOO), teve sua primeira turma de acadêmicos matriculada em março de 2008, em nível de Mestrado. O PPGZOO procura dotar seus mestrandos da capacidade de exercer o magistério superior e pesquisas diversas no tocante à Zootecnia, além de capacitar estes acadêmicos à elaboração e desenvolvimento de projetos. O corpo discente é formado por alunos graduados em instituições nacionais ou estrangeiras observadas as exigências curriculares e selecionados mediante avaliações. O Curso de Mestrado tem duração máxima de dois anos e as orientações são exercidas por docentes lotados no Departamento de Zootecnia. O PPGZOO mantém salutares parcerias destacando-se dentre outras, CNPq, CAPES, FINEP, FAPEMIG e também UFV, UFMG, EMBRAPA, EPAMIG.