Clínica Odontológica
Índice do Artigo
Central de Triagem
Campus l – Rua da Glória, 187- Centro
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone da Central de Triagem: (38) 3532-6065
Horário de Funcionamento:
segunda a sexta, das 07h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Clínica de Cirurgia
Prof. Responsável: Paulo César de Lacerda Dantas
Média de procedimentos executados por semestre: 300
Campus I - Rua da Glória, 187 - Centro
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-6082
Horário de Atendimento:
terça a quinta-feira, das 08h00 às 11h00.
Clínica de Dentística
Profa. Responsável: Adriana Maria Botelho
Média de procedimentos executados por semestre: 200
Campus I - Rua da Glória, 187 - Centro
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-6076
Horário de Atendimento:
terça a quinta-feira, das 13h00 às 1h:00.
Clínica de Endodontia
Prof. Responsável: Janir Alves Soares
Média de procedimentos executados por semestre: 100
Campus I - Rua da Glória, 187 - Centro
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-6076
Horário de Atendimento:
segunda-feira, das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00.
Clínica de Estomatologia
Responsável: Profa. Dra. Ana Terezinha Marques Mesquita
Média de procedimentos realizados por semestre = 400
Campus 1 - Rua da Glória, 187 Centro
Diamantina -MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-6045
Horário de Atendimento:
Quartas-feiras das 14h00 às 17h00
Quintas-feiras das 08h00 às 12h00
Clínica I
Profa. Responsável: Maria Helena Santos
Média de procedimentos executados por semestre: 150
Campus I - Rua da Glória, 187 - Centro
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-6066
Horário de Atendimento:
terça-feira, das 13h00 às 17h00.
Clínica II
Profa. Responsável: Patrícia Furtado Gonçalves
Média de procedimentos executados por semestre: 150
Campus I - Rua da Glória, 187 - Centro
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-6005
Horário de Atendimento:
quarta-feira, das 13h00 às 17h00.
Clínica Integrada I
Profa. Responsável: Mauro Antonio da Cruz Batista
Média de procedimentos executados por semestre: 500
Campus I - Rua da Glória, 187 - Centro
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-6076
Horário de Atendimento:
terça a sexta-feira, das 07h00 às 12h00.
Clínica Integrada II
Profa. Responsável: Suelleng Maria Cunha Santos Soares
Média de procedimentos executados por semestre: 500
Campus I - Rua da Glória, 187 - Centro
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-6076
Horário de Atendimento:
terça a sexta-feira, das 07h00 às 12h00.
Clínica de Odontopediatria
Profa. Responsável: Maria Letícia Ramos Jorge
Média de procedimentos executados por semestre: 200
Campus I - Rua da Glória, 187 - Centro
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-6077
Horário de Atendimento:
terça a quinta-feira, de 13h00 às 17h00.
Clínica de Ortodontia
Profa. Responsável: Marise de Oliveira
Média de procedimentos executados por semestre: 35
Campus I - Rua da Glória, 187 - Centro
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-6077
Horário de Atendimento:
terça a quinta-feira, das 13h00 às 17h00.
Clínica de Periodontia
Profa. Responsável: Patricia Furtado Gonçalves
Média de procedimentos executados por semestre: 150
Campus I - Rua da Glória, 187 - Centro
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-6082
Horário de Atendimento:
terça a quinta-feira, das 15h00 às 17h00.
Clínica de Triagem
Profa. Responsável: Anacélia Mendes Fernandes
Média de procedimentos executados por semestre: 300
Campus I - Rua da Glória, 187 - Centro
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-6005
Horário de Atendimento:
quartas e sextas-feiras, das 13h00 às 17h00.
- Cirúrgicos: Exodontias simples (extrações de dentes) e de dentes inclusos ou retídos
- Restauradores: Selante, Resina, Amálgama, RMF (bloquinho)
- Reabilitadores: Onlay, Pino intrarradicular, Coroa total unitária, Ponte fixa de 3 elementos, Prótese parcial removível (Roach), Prótese total (dentadura) e Overdenture.
- Periodontais: Raspagem de tártaro (limpeza), Tratamento das gengivites e periodontites;
- Endodônticos: Tratamento endodôntico (canal) com principal enfoque aos dentes anteriores e pré-molares. Casos selecionados de molares são atendidos nas clínicas mais avançadas.
- O paciente deve ligar para o telefone 3532-6005 ou comparecer no SERVIÇO DE TRIAGEM da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVM), Campus I, situado na Rua da Glória, 187 – Centro – Diamantina-MG, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00 para agendar o dia e horário da sua triagem.
Documentos:
- No dia da triagem, o paciente deve apresentar um documento de identidade e informar corretamente seu endereço e telefone para contato.
Na Clínica de Odontopediatria, os pacientes menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal e portar a seguinte documentação: carteira de vacinação e certidão de nascimento.
Requisitos para atendimento na Clínica:
- ter sido cadastrado no SERVIÇO DE TRIAGEM.
- haver disponibilidade de vagas conforme os planejamentos do projeto pedagógico do curso.
Todas as atividades clínicas são planejadas e desenvolvidas em conformidade com o calendário letivo do curso.
Primeiro passo:
Após a triagem, o paciente é cadastrado no banco de dados do curso de odontologia.
Segundo passo:
Em função da dinâmica do planejamento das atividades clínicas, os pacientes são convidados, por telefone, a comparecerem em dia(s) e hora(s) previamente agendados, para iniciarem o(s) tratamento(s).
Terceiro passo:
Após os procedimentos rotineiros de diagnóstico e planejamento, são definidos os tipos de tratamentos propostos.
Quarto passo:
O paciente é informado sobre as possibilidades de tratamento e, se livremente concordar, assina termo de consentimento, no prontuário odontológico.
Quinto passo:
Execução do(s) tratamento(s) odontológicos propriamente ditos, pelos estudantes, sob direta supervisão dos professores.
- O atendimento é gratuito e individualizado.
- É realizado por nossos alunos, que trabalham em dupla (atendimento a quatro mãos) a partir do terceiro período, sob supervisão constante dos professores. Com isso, os pacientes têm um atendimento de qualidade e os estudantes têm a oportunidade de exercer, na prática, o aprendizado das salas de aula e dos laboratórios de treinamento.
Qual é o tempo de espera para conseguir uma vaga?
- O tempo de espera por uma vaga dependerá do número de pacientes que solicitarem o atendimento para aquela área e do número máximo de vagas oferecido por cada área.
Qual é o tempo de espera para o atendimento diário?
- Os horários são cumpridos com pequena variação de tempo entre o horário marcado e o inicio do atendimento.
É importante o paciente estar na clínica de atendimento com pelo menos 15 minutos de antecedência.
Como obter informações sobre as etapas presentes e futuras, esperadas para a realização dos serviços, inclusive estimativas de prazos para finalizar os atendimentos?
- Os estudantes, juntamente com o professor responsável pela respectiva clínica fornecerão, periodicamente, informações acerca da evolução dos tratamentos e sobre sua previsão de conclusão.
Como saber quando será atendido?
- Caso não haja vaga imediatamente ao seu cadastro no SETOR de TRIAGEM, o nome do paciente será colocado em uma lista de espera. Ele mesmo pode ligar para saber sua posição na fila de espera. Quando da disponibilização da vaga, o solicitante receberá um telefonema com antecedência de até 15 dias, e será perguntado sobre seu interesse pelo atendimento.
Qual é o prazo máximo para a prestação do serviço?
- A duração é muito variável, mas poderá ser estabelecida conforme a complexidade do caso, e considerando também fatores relacionados ao setor de serviço e, principalmente, a assiduidade dos pacientes às consultas. Uma estimativa do tempo pode ser afirmada ao usuário.
Quais são as prioridades de atendimento?
- Em todas as clínicas os atendimento são planejados, obedecendo o critério da ordem de cadastro no SETOR DE TRIAGEM.
Qual é a responsabilidade do usuário das Clínicas da Odontologia?
- O usuário deverá ter o compromisso de comparecer no horário marcado e não poderá faltar às sessões por mais de dois atendimentos consecutivos, sem justificativa prévia, ou por quatro atendimentos mesmo com justificativa; caso contrário, será indicada a sua alta administrativa e será chamado o próximo inscrito pela ordem de cadastro no setor de triagem.
- O paciente deve permanecer na clínica por todo o período da atividade programada. Repetidas saídas antes do tempo resultarão em cancelamento do atendimento e chamada do próximo paciente da fila de espera.
- Nas clínicas de reabilitação, após o planejamento do tratamento, o usuário que necessitar de serviços laboratóriais de prótese, será informado que tais serviços são terceirizados, e com base nas tabelas de preço que lhe serão mostradas, ficará ciente do provável valor que deverá pagar diretamente ao laboratório. É de responsabilidade do usuário o compromisso financeiro com o laboratório de prótese que ele escolheu, para que seu tratamento seja concluído.
Como o serviço é avaliado?
- Os pacientes e/ou responsáveis avaliam o serviço prestado por meio de um questionário simplificado, que se encontra em caixas próprias na recepção das clínicas, composto de perguntas simples e espaços disponíveis para sugestões e reclamações.
Reclamações e sugestões:
- As reclamações e sugestões serão recebidas por meio do questionário que se encontra na recepção da clínica.
- Elas serão lidas periodicamente pelo professor responsável pela clínica que, juntamente com o coordenador do curso, tomará as medidas cabíveis.
- Os pacientes que se identificarem serão comunicados por telefone sobre as considerações realizadas a respeito das suas reclamações ou sugestões.