UFVJM passa a integrar o Grupo Tordesilhas
No período de 11 a 13 de novembro, aconteceu o XIX Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, realizado na Universidade de Granada, na Espanha. A aceitação da UFVJM ao seleto grupo de Universidades integrantes ocorreu por meio da apresentação da candidatura, no último dia do evento, realizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) na Assembleia Geral de Reitores.
Já fazem parte do Grupo Tordesilhas as universidades federais brasileiras de São Paulo (USP), de Brasília (UNB), de Minas Gerais (UFMG), de São João Del Rei (UFSJ), dentre outras.
Cooperação
O Grupo Tordesilhas é uma rede acadêmica formada por universidades do Brasil, de Portugal e da Espanha, que tem como objetivo promover cooperação nas áreas de ciência e tecnologia. A rede foi criada em julho de 2000 durante a primeira reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal, em meio às comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Reúne atualmente em média 55 instituições, das quais 29 são brasileiras, 21 espanholas e 10 portuguesas.
O Grupo incentiva a criação de colégios doutorais que hoje estão focados em quatro áreas: Física, Saúde Pública, Línguas e Enfermagem, proporcionando pesquisas e intercâmbios a seus integrantes por meio de chamadas patrocinadas por entidades apoiadoras.
< Anterior | Siguiente > |
---|