UFVJM participa de reunião da Rede Mineira de Comunicação Científica
A UFVJM e demais representantes das instituições que compõem a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) reuniram-se no último dia 6, com o objetivo de planejar as ações do grupo para 2017.
Nessa reunião, que marcou o início dos trabalhos no ano, as boas-vindas aos participantes foram dadas pelo professor Evaldo Vilela, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que sedia as reuniões. Evaldo Vilela destacou a importância da rede para o diálogo entre cientistas e sociedade.
Professor Evaldo Vilela defende investimento na juventude - Foto Diogo Brito/Fapemig
Uma das ações planejadas para 2017 é a participação da RMCC na 69º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 16 a 22 de julho, por meio de uma mesa e de um minicurso sobre comunicação pública da ciência.
Mais uma edição do Fala Ciência, a ser realizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), também foi discutida, com levantamento de datas e temas de interesse da rede e da comunidade universitária em relação à divulgação científica.
O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, também deu seu recado, reafirmando a necessidade de as instituições de ensino assumirem a divulgação científica como política institucional.
A Rede Mineira de Comunicação Científica
Formada a partir da necessidade de fortalecer os esforços relacionados à popularização da ciência no estado, representantes de universidades, centros de pesquisa e da Fapemig têm se reunido para pensar soluções e alternativas que tornem a ciência um assunto mais próximo da população em geral.
Entre os assuntos tratados pelos integrantes da rede está o incentivo ao fomento contínuo às várias modalidades e ações de divulgação científica (feiras, exposições, programas de rádio e TV, revistas e jornais científicos etc.). Além disso, a rede também apoia o desenvolvimento de tecnologias e serviços para ampliar e facilitar a divulgação científica no estado.
A UFVJM faz parte da rede por meio da Diretoria de Comunicação Social. Os demais membros são: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
< Anterior | Siguiente > |
---|