A Rádio Universitária inova mais uma vez! Agora você também pode curtir a programação da 99,7 FM através do giro planetário do site Rádio Garden. Conheça essa nova forma de acesso e ouça a Rádio Universitária 99,7! É a UFVJM na frequência do saber!

• Correo electrónico

Atividades dos Centros de Idiomas da UFVJM são suspensas para readequações

Com o objetivo de readequar o seu funcionamento, as atividades dos Centros de Idiomas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) nos campi de Diamantina e Teófilo Otoni foram temporariamente suspensas. A informação é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM, responsável pela administração dos centros, em parceria com a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe).

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Joerley Moreira, explica que a suspensão das atividades foi inevitável devido à obrigatoriedade de readequar os Centros de Idiomas à legislação atual e às necessidades do público atendido: “Estamos realizando estudos para implantar mudanças e melhorias que vão desde a relação universidade-fundação (estabelecida pela recém-publicada Lei 13.204/2015) até a estrutura física e modelo pedagógico oferecidos. O desejo da UFVJM é ampliar a participação das comunidades interna e externa e envolver outros setores da universidade no trabalho.”

Outra preocupação da Proexc é resolver a situação anterior dos Centros de Idiomas, que possuem dívidas trabalhistas com os professores contratados pela Fundaepe. De acordo com Joerley Moreira, o problema está passando pela análise jurídica da Procuradoria Geral Federal (PGF) para que possa ser sanado o mais rapidamente possível. “No novo modelo a ser proposto, a gestão financeira continuaria com a Fundaepe, mas através de termo de cooperação com a universidade, o que deverá evitar problemas dessa natureza”, afirma o pró-reitor.

Importância e retomada das atividades

O pró-reitor Joerley Moreira destaca como de fundamental importância as atividades desenvolvidas nos Centros de Idiomas, como ação de extensão para a comunidade acadêmica e prestação de serviços para os moradores de Diamantina e Teófilo Otoni. “Estamos trabalhando com dedicação e afinco para reverter essa situação, especialmente com os professores, e esperamos retomar as atividades o mais breve possível. Nossa intenção é que, num futuro próximo, a UFVJM possa ter Centros de Idiomas nos campi de Janaúba e Unaí também ”, finaliza.

Histórico

Os Centros de Idiomas da UFVJM foram fundados no 2° semestre de 2009 pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da universidade, em parceria com a Fundaepe. Atualmente, estão vinculados à Proexc e possuem o objetivo de promover o ensino de línguas estrangeiras por meio de cursos presenciais e docentes especializados.

Apesar dos problemas financeiros, o funcionamento dos centros em Diamantina e Teófilo Otoni foi normal até dezembro passado, com todos os módulos finalizados, sendo que apenas algumas pendências relacionadas a certificados ainda estão sendo atendidas.

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000