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Notícias da UFVJM
Miércoles 06 de Julio de 2011 16:52

Diamantina

Biblioteca Central, Campus JK
Rodovia BR 367 – Km 583, s/n  
Bairro Alto da Jacuba 
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefones: (38) 3532-1205/1207/1208
E-mail: referenciajk@ufvjm.edu.brEsta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla

 

Janaúba

Biblioteca Janaúba
Avenida Um, nº 4.050 
Bairro Cidade Universitária
Janaúba/MG 
CEP 39447790
Telefone: (38) 35386808
E-mail: bibliotecajanauba@ufvjm.edu.brEsta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla

 

Teófilo Otoni

Biblioteca Mucuri
Rua do Cruzeiro, nº 1
Jardim São Paulo
Teófilo Otoni/MG
Telefones: (33) 3529-2700 / 3529-2702
E-mail: bibliotecato@ufvjm.edu.brEsta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla

 

Unaí

Biblioteca Unaí
Avenida Universitária, nº 1.000
B. Universitários
Unaí/MG
CEP 38610-000
Telefone: (38) 3532-6821 Ramal 9953
E-mail: bibliotecaunai@ufvjm.edu.brEsta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla

 


Horário de Funcionamento das Bibliotecas

De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h45minAos sábados, das 8h às 11h45min.No período de FÉRIAS, todas as bibliotecas da UFVJM funcionam de segunda asexta-feira, das 8h às 17h.

Email: sisbi@ufvjm.edu.brEsta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla

 

  • Organizar, conservar e disponibilizar o acervo sob sua responsabilidade;
  • Receber e disponibilizar a produção intelectual da UFVJM, de acordo com a     política de formação e desenvolvimento do acervo;
  • Promover o acesso a fontes externas de informação.

O acervo é composto por livros, periódicos, CDS, monografias de curso, teses,dissertações e fitas de vídeo, distribuídas por áreas de conhecimento de acordocom as necessidades do usuário potencial de cada biblioteca.

  • Consulta ao acervo local;
  • Empréstimo domiciliar (para usuários)*;
  • Acesso remoto à base de dados para consulta, reserva e renovação deempréstimos*;
  • Serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT)* (Solicitação de PublicaçõesCientíficas de outras bibliotecas);
  • Orientação sobre normalização bibliográfica;
  • Elaboração de Ficha Catalográfica*;
  • Orientação e treinamento de usuários no uso de bases de dados e portais depesquisa (Periódicos da CAPES etc.)*;
  • Visita orientada à biblioteca.

* Usuários com vínculo institucional na UFVJM.

 

  • Discentes;
  • Docentes;
  • Técnicos administrativos;
  • Pesquisadores e/ou bolsistas que estejam envolvidos em projetos de pesquisa na Instituição;
  • Funcionários terceirizados da UFVJM.

Os empréstimos serão realizados, única e exclusivamente, mediante apresentação da carteira de usuário. Os empréstimos serão realizados, única e exclusivamente,mediante apresentação da carteira de usuário.

 

As bibliotecas da UFVJM são abertas à população em geral para estudos no recinto e consulta ao acervo local, porém o público alvoé a comunidade acadêmica. Desta forma, todo o acervo é voltadopara os cursos e disciplinas oferecidos na Universidade.

Última actualización el Lunes 14 de Septiembre de 2020 14:48
 
Miércoles 06 de Julio de 2011 16:27

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) é parte integrante da Reitoria, sendo de sua responsabilidade a coordenação das ações de Extensão e Cultura da UFVJM, com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre a Universidade e outros setores da sociedade, em especial nas regiões de abrangência da instituição, no sentido de contribuir com alternativas de transformação da realidade, melhoria das condições de vida e fortalecimento da cidadania. A Proexc articula, desenvolve e coordena as atividades de Extensão e Cultura da Universidade, que vinculam ensino/pesquisa e sociedade e produzem a mútua influência entre a instituição e diversos segmentos sociais, tais como entidades governamentais, setor privado, comunidades carentes, movimentos sociais, artistas, agentes culturais etc.

I - atendimento à comunidade, diretamente ou em parceria com instituições públicas e particulares;

II - concepção, planejamento, execução e gerenciamento de projetos de interesse de instituições públicas ou privadas;

III - participação em iniciativas de natureza cultural, artística e científica;

IV - estudos e pesquisas em torno de aspectos da realidade local ou regional;

V - promoção de atividades artísticas, culturais e desportivas;

VI - publicação de trabalhos de interesse cultural ou científico;

VII - divulgação de conhecimentos e técnicas de trabalho;

VIII - estímulo à criação literária, artística e científica e à especulação filosófica;

IX - cursos abertos às comunidades social e acadêmica;

X - fomento à formação e à consolidação de uma comunidade acadêmica responsável socialmente;

XI - contribuição para o intercâmbio de conhecimento entre a comunidade e a Universidade;

XII - contribuição no processo emancipatório da comunidade nas suas ações de criação, intercâmbio e disseminação do conhecimento.

A Diretoria de Extensão da Proexc objetiva fortalecer a interação entre o ensino e a pesquisa na formação universitária por meio de ações de extensão (programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços) desenvolvidas junto à comunidade externa à UFVJM.

À Diretoria de Extensão (DEX) cabem as seguintes atribuições: analisar as propostas de ações de extensão; avaliar o relatório de execução das ações de extensão; coordenar o processo de seleção de projetos concorrentes a editais e bolsas de extensão, quando for o caso; coordenar a avaliação da extensão; substituir o(a) Pró-Reitor(a) de Extensão e Cultura nas suas faltas e impedimentos; elaborar o Plano de Trabalho da DEX, bem como o Relatório de Atividades de cada exercício; exercer outras atribuições determinadas pelo(a) Pró-Reitor(a) de Extensão e Cultura.

Entende-se por Ação de Extensão Universitária todo processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. As ações de extensão são classificadas, pela Proexc/UFVJM, conforme a orientação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. As ações de extensão são propostas e coordenadas por docentes ou por servidores técnicos-administrativos com a participação de discentes. Todas as ações de extensão universitária precisam ser registradas na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Classificação e Definição das Ações de Extensão Universitária

– Proposta pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex)

1. Programa

Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

2. Projeto

Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. O projeto pode ser vinculado a um programa ou isolado.

3. Curso

Ação pedagógica, de caráter teórico e, ou, prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 (oito) horas e critérios de avaliação definidos. Ações dessa natureza com menos de 8 (oito) horas devem ser classificadas como “evento”.

4. Evento

Ação que implica a apresentação e, ou, exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade.

5. Prestação de Serviço

Realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros. A prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem. Quando a prestação de serviço é oferecida como “projeto” ou “curso” deve ser registrada como tal.

A Diretoria de Cultura (DIC) atua no desenvolvimento e na valorização da arte e da cultura na UFVJM e nas regiões de abrangência da instituição. Objetiva constituir, valorizar e apoiar espaços de arte e cultura na estrutura organizacional acadêmica, bem como promover a formação, a produção, o acesso e a fruição das diversas expressões artísticas, da memória e da diversidade, especialmente daquelas presentes nas regiões de abrangência da Universidade. O Centro de Idiomas da UFVJM está vinculado a esta Diretoria.

À Diretoria de Cultura cabem as seguintes atribuições: fomentar as diversas formas de expressão artística e cultural dos membros da comunidade universitária e sua interação com as expressões culturais e artísticas das comunidades externas; propor e promover parcerias e convênios que possibilitem o intercâmbio cultural com outras instituições; analisar as propostas de ações de extensão cultural; avaliar o relatório de execução das ações de extensão cultural; ordenar pagamento de despesas do Centro de idiomas; na ausência do(a) Diretor(a) de Extensão, substituir o(a) Pró-Reitor(a) de Extensão e Cultura nas suas faltas e impedimentos; elaborar o Plano de Trabalho da DIC, bem como o Relatório de Atividades de cada exercício; aprovar o relatório de execução do Centro de Idiomas; exercer outras atribuições determinadas pelo(a) Pró-Reitor(a) de Extensão e Cultura.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) mantém atualizadas, em sua página na internet, as ações de Extensão e Cultura registradas na UFVJM.

Programas em andamento / Proexc

Projetos em andamento / Proexc

Cursos em andamento / Proexc

Eventos em andamento / Proexc

Prestações de serviço em andamento / Proexc

Telefone: (38) 3531-1200 Ramal- 6070
Email: proexc@ufvjm.edu.brEsta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla
Visite nosso site: http://www.ufvjm.edu.br/proexc

Última actualización el Jueves 19 de Noviembre de 2015 15:08
 
Miércoles 06 de Julio de 2011 15:56

Diamantina

Prédio da Reitoria
Campus JK - Rodovia BR 367 – Km 583, s/n  
Bairro Alto da Jacuba 
Diamantina/MG
CEP 39100-000

Telefone: +55xx (38) 3532-1200

Teófilo Otoni

Prédio Administrativo
Rua do Cruzeiro, 001
Jardim São Paulo
Teófilo Otoni/MG

Telefone: +55xx (33) 3522-6037

proace@ufvjm.edu.brEsta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla

Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta-feira, de 8h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00.

Para efeito desse programa, atualmente, considerar-se-a as seguintes modalidades:

  • Auxílio: benefício oferecido com a finalidade de auxiliar o custeio das despesas relacionadas às necessidades básicas dos discentes (ex.: alimentação) e às despesas provenientes das atividades acadêmicas (ex.: transporte para o campus,material pedagógico, etc).
  • Bolsa Permanência: benefício concedido com o objetivo de auxiliar no custeio de despesas relacionadas à permanência do discente nas cidades sede da UFVJM.
    A Bolsa Permanência se subdivide em: Acadêmica (destinada aos discentes que cursam o primeiro ou o segundo período, com o intuito deproporcionar orientação pedagógica que instrua e facilite a atuação acadêmica) ou Atividade (execução de atividades em um dos setores da UFVJM, ou em instituiçãopública por meio de projetos sociais, cuja carga horária semanal não poderá exceder 12 horas).

 

Para se tornar beneficiário do PAE o interessado deverá estar matriculadoem um dos cursos de graduação oferecidos pela UFVJM e apresentar à DAE o formulário de avaliação socioeconômica juntamente com adocumentação comprobatória, para que seja realizada a avaliaçãosocioeconômica.

IMPORTANTE: O período de apresentação dos documentos e entrega doformulário de avaliação socioeconômica coincidirá sempre com a SEGUNDA semana letiva de cada semestre acadêmico.

Os principais indicadores são: tipo e local de moradia dogrupo familiar; escola onde o discente cursou o ensino médio;situação de relacionamento conjugal dos pais ou responsáveis;escolaridade dos pais ou responsáveis; tipo de atividadeprofissional desempenhada pelos pais ou responsáveis; posse debens por parte do grupo familiar (imóveis, veículos, etc.);rendimentos auferidos pelos componentes do grupo familiar;despesas com medicamento para tratamento de doenças crônicasespecificadas na Portaria MPS / MS no 2.998; participação emalgum programa de transferência de renda do governo federal;somatório das principais despesas do grupo familiar; número decomponentes do grupo familiar.

 

Quais são as prioridades de atendimento?

  • Para a avaliação socioeconômica é utilizadauma fórmula matemática em que cada indicador social e econômico é pontuado e temum peso. Por meio dessa análise metodológica é definido o índice de classificação docandidato, que é ordenado de forma crescente, gerando o ranking de classificaçãogeral, que será, rigorosamente, respeitado na distribuição dos auxílios e bolsa.

Como saber quandoserá atendido?

  • O resultado do processo de avaliaçãosocioeconômica é divulgado, semestralmente, no site da UFVJM e na DAE, sendoprocessado em três chamadas, cujas datas serão informadas no momento docadastramento e/ou atualização documental.

Qual é a responsabilidade do usuário do PAE?

  • O interessado se responsabilizará pelaveracidade das informações prestadas e documentos apresentados.

Como o serviço é avaliado?

  • A avaliação dos benefícios do PAE se dá por meio decontato pessoal constante com os beneficiários para adequações do programa elevantamento de demandas com o intuito de aprimorá-lo.

 

  • As reclamações e sugestões são recebidas pessoalmente na DAE ou por meio eletrônico ( proace@ufvjm.edu.brEsta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla ).
  • Elas são analisadas pela Diretora de Assistência Estudantil, responsável pela coordenação do PAE, que implementará asmedidas cabíveis.
  • Os beneficiários que se identificarem serão comunicados por e-mail ou telefone sobre as considerações realizadas a respeito das suas reclamações ousugestões.

 

 

 

 

 

 

Última actualización el Miércoles 06 de Julio de 2011 16:27
 


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Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6808 e (38) 3532-6812
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Universitária, nº 1.000, B
Universitários CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3532 6821