Rede elétrica chega ao campus da UFVJM em Unaí
A chegada da energia definitiva marca uma etapa importante no desenvolvimento da UFVJM na região
Obra de instalação da rede elétrica do Campus Unaí. (Foto: Anderson Alvarenga Pereira/UFVJM)
Após seis anos de funcionamento na cidade de Unaí, a UFVJM comemora, neste mês, a chegada da rede elétrica ao novo campus da universidade. A chegada da energia definitiva marca uma nova e importante etapa no desenvolvimento do campus na região. De acordo com o diretor de Administração do Campus Unaí, prof. Anderson Alvarenga Pereira, a energia elétrica é, definitivamente, um divisor de águas para esse campus.
“São vários os equipamentos laboratoriais que, atualmente, estão sem operação, pela ausência de energia suficiente para ligá-los. Com a chegada da energia definitiva, todos eles poderão ser ligados, melhorando sobremaneira a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, além de podermos utilizar a nossa fazenda experimental, dentro do campus, inoperante até o momento, para receber esses projetos. E podemos avançar, também, nas possibilidades de crescimento que o campus terá com novos investimentos e, quem sabe, novos cursos. Tudo isso e muito mais a energia definitiva proporcionará ao Campus Unaí”, afirma o prof. Anderson.
Segundo o diretor, a obra de instalação da rede elétrica teve início no mês de março, graças aos inúmeros esforços envidados pelo reitor, prof. Janir Alves Soares, junto aos órgãos competentes. "A Assessoria de Assuntos Estratégicos, por meio do assessor Ronaldo Lopes Guimarães, não mediu esforços para envolver todo o gabinete do ilustre deputado federal Igor Timo na solução dessa demanda", pontua o reitor.
“Esse processo se arrastava há anos e com o apoio político à UFVJM, do deputado Igor Timo - membro atuante na Frente Parlamentar Pró-UFVJM - e também do diretor de Distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Ronaldo Gomes de Abreu, foi possível concretizar a instalação da rede no campus”, explica o diretor.
Além dos benefícios que a energia elétrica proporciona, a UFVJM também vai economizar. (Foto: Anderson Alvarenga Pereira/UFVJM)
O Campus Unaí, que possui aproximadamente 653 estudantes, 41 técnicos e 57 docentes, distribuídos nos cursos de bacharelado em Ciências Agrárias, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia, funciona com energia fornecida por um gerador a diesel. De acordo com o prof. Anderson, o custo mensal desse tipo de energia para a universidade é de aproximadamente R$ 22 mil e, com a energia elétrica, haverá uma economia aproximada de R$ 15 mil.
O diretor afirma que até meados deste mês todo o processo de término da obra será concluído, bem como o fornecimento de energia estará formalizado. “Agradecemos ao reitor e aos servidores da Pró-Reitoria de Administração (Proad), especialmente das diretorias de Administração do Campus Unaí, Infraestrutura e Logística, representadas pela pró-reitora, profª Faviana Dornela Verli, Pedro Henrique Rezende da Silveira e Diana Elizabeth Sampaio Amariz dos Santos, respectivamente, todos envolvidos nesse importante trabalho que, com certeza, será um divisor de águas para o Campus Unaí”.
< Prev | Next > |
---|