Regulamentação Específica do Curso e Estágio
Curso:
Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas
Regulamento Interno do Departamento
Atividades Complementares:
Instruções para envio das Atividades Complementares
Recomendo uma leitura atenta do Regulamento antes do preenchimento.
O formulário deve ser preenchido respeitando o limite máximo de horas possíveis.
Quanto à contabilização de horas, o total máximo é de 180h. Então, por exemplo, se você tem 100h no Grupo ensino, precisa pontuar mais 80h em pelo menos mais um grupo ou entre os 4 grupos restantes para atingir as 180h exigidas pelo regulamento.
Para os discentes da grade de 2020 é obrigatória a contabilização da Extensão ( Mínimo de 80 horas para quem cursou PEE, TCC I, TCC II e uma disciplina eletiva com 60 horas de Extensão, por exemplo, Epistemologias do Sul. Caso não tenha cursado uma disciplina eletiva de extensão a quantidade mínima obrigatória será 140h).
Então, por exemplo, se você tem 80h no Grupo Extensão, precisa pontuar mais 100h em pelo menos mais dois grupos ou entre os 4 grupos restantes para atingir as 180h exigidas pelo regulamento.
Se você tem 140h no Grupo Extensão, (por que não cursou uma disciplina eletiva com 60horas de extensão) precisa pontuar mais 40h em pelo menos mais dois grupos ou entre os 4 grupos restantes para atingir as 180h exigidas pelo regulamento.
(Não enviem certificados a mais).
Importante, mandar o arquivo de cada grupo em arquivo único formato PDF e separado para que a comissão possa identificar quais certificados você está usando para ser aproveitado em cada Grupo.
Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Ciências Econômicas - Grade 2007
Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Ciências Econômicas -Grade 2020-2
Forma de Envio
Os arquivos devem ser enviados por e-mail, para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. da seguinte forma:
Um arquivo com o Anexo I e II devidamente preenchidos, lembrando do limite máximo de 180h. O anexo II deve conter a Assinatura Digital.
Anexo I e II
Vídeo sobre o Assinador Gov.Br
Assinatura eletrônica do site do Governo Federal – GOV.BR
Um arquivo único em pdf nomeado: Grupo Ensino com os certificados.
Um arquivo único em pdf nomeado: Grupo Pesquisa com os certificados.
Um arquivo único em pdf nomeado: Grupo Extensão com os certificados. (Para a grade 2020 - Mínimo de 80 horas para quem cursou PEE, TCC I, TCC II e uma disciplina eletiva com 60 horas de Extensão, por exemplo, Epistemologias do Sul. Caso não tenha cursado uma disciplina eletiva de extensão a quantidade mínima obrigatória será 140h).
Um arquivo único em pdf nomeado: Grupo Representação Estudantil com os certificados.
Um arquivo único em pdf nomeado : Grupo Capacitação Profissional e Atividades de Inserção Cidadã e Formação Integral/holística. com os certificados.
Para os alunos da Grade de 2007, caso só tenham em dois desses grupos, não tem problema, enviem os dois que têm desde que somem 180 horas e um grupo não ultrapasse 160h.
Os alunos da grade de 2020-2 que cursarem PEE, TCC I, TCC II e uma disciplina eletiva com 60 horas de Extensão, como é o caso de Epistemologias do Sul, deverão realizar 80 horas mínimas de atividades complementares de Extensão, certificadas, para a integralização das 300 horas totais de Extensão.
Os alunos da grade de 2020-2 que cursarem apenas PEE,TCCI e TCC II, por sua vez, deverão realizar 140 horas mínimas de atividades complementares de Extensão, certificadas, para a integralização das 300 horas totais de Extensão.
Trabalho de Conclusão de Curso:
Regulamento do TCC do Curso de Ciências Econômicas
Termo de Aceite de Orientação Trabalho de Conclusão de Curso
Formulário para autorização de divulgação
FORMULÁRIOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO
Coordenadora de Estágio: SILVIA SWAIN CANÔAS
(PORTARIA/FACSAE Nº 069, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2023)
Documentação necessária para iniciar o Estágio Supervisionado Não Obrigatório
1. Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório (preenchido e assinado por meio da assinatura digital, (Assinador GOV.BR) (ou outra que a empresa tenha), pela empresa ou instituição concedente)
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas
Coordenadora de Estágio: Professora Silvia Swain Canôas,
2. Plano de atividades do Estagiário (preenchido e assinado pela empresa ou instituição concedente) por meio da assinatura digital, (Assinador GOV.BR)
5. Os Documentos devem ser enviados por meio eletrônico, via e-mail (
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
), em formato PDF com assinatura eletrônica (do responsável na empresa, do estagiário e pelo Coordenador de Estágio).
Assinatura Digital para os Documentos de Estágio
Todos os documentos de estágio devem ser assinados digitalmente com a assinatura eletrônica do site do Governo Federal – GOV.BR
Vídeo sobre o Assinador Gov.Br
Alterações do Termo de Compromisso de Estágio Supervisionado Não Obrigatório
Eventuais mudanças no valor da bolsa, no valor do auxílio transporte, no período de vigência, na carga horária, no plano de atividades, na apólice de seguro contra acidentes ou de Supervisor de estágio DEVEM ser formalmente acordadas entre a Unidade Acadêmica, Instituição Concedente e Discente- Estagiário através da submissão à Coordenação de Estágio de Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio.
Documentação necessária para finalizar o Estágio Supervisionado Não Obrigatório
1. Ficha de Avaliação do Supervisor de Estágio na Empresa Concedente (preenchido e assinado pela empresa ou instituição concedente)
2. Ficha de Avaliação do Professor Orientador de Estágio
2. Relatório final de avaliação do estágio pelo aluno (preenchido pelo aluno e assinado)
Caso haja rescisão antes do prazo estabelecido no termo de compromisso, é necessário adicionar o seguinte documento:
1. Termo de Rescisão (preenchido e assinado em pela empresa ou instituição concedente. Este documento não é padronizado pela UFVJM)
ATENÇÃO PARA O PRAZO PARA ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO: 10 DIAS
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.