Ações e Programas

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - Serviços Oferecidos

O Programa de Assistência Estudantil – PAE/UFVJM é o conjunto de ações, de natureza social e pedagógica, que tem por finalidade ampliar as condições de permanência dos estudantes que se encontram em condições socioeconômicas desfavoráveis durante a graduação presencial, contribuindo para reduzir as taxas de evasão motivada por determinantes socioeconômicos.

O PAE/UFVJM segue as diretrizes estabelecidas em seu regulamento, bem como o Decreto nº 7.234, de 19 de Julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e o Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010, que regulamenta a concessão de bolsas para desenvolvimento de atividades de ensino e extensão universitária.

Modalidades do PAE
Para efeito desse programa, atualmente, são consideradas as seguintes modalidades:

Ι - Auxílio Manutenção: repasse financeiro no valor de R$ 200,00 mensais para o custeio complementar das despesas com transporte e/ou alimentação.
ΙΙ - Bolsa Estudantil: benefício concedido para auxiliar no custeio de despesas relacionadas à permanência na UFVJM.

III- Auxílio Creche: repasse financeiro, concedido aos (às) discentes contemplados (as) com auxílio manutenção no semestre corrente, que mantém filhos com idade entre 0 meses a 03 anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias, em instituições privadas de ensino, devidamente regulamentadas em órgãos próprios, desde que comprovem a inexistência de vagas nas unidades públicas para atendimento à criança.

IV – Auxílio Material Pedagógico - instrumental odontológico: repasse financeiro aos discentes do curso de odontologia para que adquiram o material indispensável para cursar as disciplinas que o exija.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Programas e Projetos em Desenvolvimento

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura é parte integrante da Reitoria sendo de sua responsabilidade a coordenação das ações de extensão e cultura da UFVJM. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura articula, desenvolve e coordena as atividades de extensão e cultura universitária da Instituição exercendo uma de suas importantes funções - aquela que vincula ensino/pesquisa e sociedade,interagindo a Instituição com os diversos seguimentos sociais: entidades governamentais, setor privado, comunidades carentes, movimentos sociais e público consumidor de conhecimentos, artes e serviços.

Programas e Projetos em Desenvolvimento

• Anexo para Relatório de Gestão das ações publicadas
   icon pdf
icon odt icon doc icon xml