A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) é um órgão de planejamento e gestão administrativa dirigida à formulação e implementação de políticas de gestão de pessoas da UFVJM.
É o órgão responsável pelos processos de seleção, movimentação e desenvolvimento de pessoas, assistência à saúde do servidor, também pelos processos referentes à administração de pessoal, gestão de benefícios, cadastro e lotação, pagamento dos servidores, aplicação da legislação de pessoal e guarda e arquivo da documentação de pessoal.
Tem como missão atuar com responsabilidade, transparência e de forma ética na gestão da vida funcional dos servidores, propondo soluções que fortaleçam a motivação, fazendo com que os mesmos entendam a importância da instituição no seu desenvolvimento profissional.
A Progep tem a seguinte estrutura administrativa:
A Diretoria de Administração de Pessoal tem por competências formular diretrizes, responder consultas, coordenar, controlar e supervisionar assuntos relacionados a cadastro, folha de pagamento, controle e aplicação da legislação, aposentadoria e pensão e arquivo e guarda de documentos referente a pessoal, sendo composta pelas seguintes divisões e suas atividades:
Receber, analisar, instruir e despachar processos e documentos.
Conhecer e atualizar-se sobre legislação e jurisprudência pertinentes ao setor.
Prestar informações relativas à gestão de pessoas no âmbito da universidade.
Atender ao público interno.
Acompanhar as publicações oficiais pertinentes ao setor.
Atualizar informações no sistema governamental Sisacnet.
Operar e atualizar o sistema da universidade SIGA.
Edição e publicação do Boletim de Pessoal.
Enviar material para edição e impressão em gráfica.
Registrar, atualizar e controlar dados cadastrais e funcionais dos servidores, atos relativos à movimentação de pessoal, atos de incorporação de vantagens e concessão de direitos, benefícios concedidos aos dependentes dos servidores, benefícios relativos à previdência dos servidores.
Registrar, atualizar e controlar a estrutura organizacional da universidade no SIAPE.
Atendimento ao público interno.
Cálculo diversos relativos à remuneração, recisão e admissão de servidores.
Análisar, cálcular e conceder indenizações, gratificações e adicionais.
Receber, analisar, instruir e despachar processos e documentos relativos ao setor.
Homologar folha de pagamento e prestar informações à PROPLAN após seu fechamento.
Controlar frequência dos técnicos administrativos, docentes e servidores estudantes.
Atendimento ao público interno.
Orientar os servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão civil, bem como receber e conferir os documentos referentes ao convênio do plano de saúde.
Orientar os servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão civil, bem como receber e conferir os relatórios/boletos de planos de saúde, sobre os cálculos de valores devidos de ressarcimento de auxílio saúde.
Receber, acompanhar e dar andamento aos processos de adicional de insalubridade e periculosidade;
Conceder, revisar e controlar benefícios previdênciários aos servidores e dependentes.
Prestar assistência relativas à saúde suplementar.
Organizar e manter atualizado os registros dos servidores.
Receber, analisar, instruir e despachar processos e documentos.
Conhecer e atualizar-se sobre legislação e jurisprudência pertinentes ao setor.
Prestar informações relativas à previdência no âmbito da universidade.
Atendimento ao público interno e externo.
Receber, arquivar, classificar e preservar documentos de acordo com a legislação vigente.
Orientar e monitorar arquivos corrente e intermediário das unidades organizacionais.
Receber demanda e solicitar materiais de consumo no âmbito da PROGEP.
Fornecer às pessoas autorizadas informações relativas a dados funcionais dos servidores.
Manusear, catalogar, atualizar e organizar as pastas funcionais de servidores.
A Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas é responsável pela gestão de ações relativas ao planejamento, execução e acompanhamento das atividades relativas ao provimento, acompanhamento, capacitação e desenvolvimento dos servidores, movimentação, recepção e integração e dos novos servidores e assistência à saúde suplementar, sendo composta pelas seguintes divisões e atividades:
Coordenar a realização de concursos públicos docentes e técnico-administrtivos, bem como, os processos seletivos para substitutos, temporários e visitantes, desde a divulgação do edital de abertura até a nomeação e posse ou contratação.
Atendimento ao público interno e externo.
Receber, analisar e publicar editais de seleção de pessoal.
Dar encaminhamento ao recursos de primeira e segunda instância.
Receber, analisar, instruir e despachar documentos e processos relativos a capacitação e desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos.
Comunicar às chefias e servidores sobre atos relativos a avaliações e capacitações.
Acompanhar os processos relativos à estágio probatório até sua homologação.
Atendimento ao público interno e externo.
A Divisão de Pessoal do Campus do Mucuri compete coordenar, controlar, acompanhar e supervisionar as atividades inerentes à área de gestão e desenvolvimento de pessoas no Campus do Mucuri, bem como, prestar suporte à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
De Segunda a sexta
10h às 12h e das 13h30 às 17h
Endereço: MGT 367 - Km 583, nº 5000 Alto da Jacuba, Diamantina - MG, 39100-000
De Segunda a sexta
10h às 12h e das 13h30 às 17h
Endereço: R. Cruzeiro, 1 - Jardim São Paulo, Teófilo Otoni - MG, 39803-371
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