O Programa de Mobilidade Acadêmica tem por objetivo proporcionar ao estudante de graduação o aprimoramento de sua formação acadêmica, por meio de intercâmbio científico-cultural em outra instituição de ensino ou em outro campus da UFVJM, para fomentar a inovação e/ou flexibilização curricular, possibilitando aos estudantes diversificar os tempos e espaços de aprendizagem e de formação.
O Programa de Mobilidade Acadêmica consiste nas seguintes modalidades:
Legislação:
O estudante interessado em realizar a mobilidade acadêmica Intercampi ou Nacional deverá verificar no campus de destino ou dentre as Instituições conveniadas por meio do convênio Andifes de Mobilidade Acadêmica, a existência de vaga e a possibilidade de matrícula na(s) unidade(s) curricular(es) pretendida(s).
Havendo as condições acima, o estudante deverá protocolar, na Divisão de Assuntos Acadêmicos - DAA/PROGRAD do campus ao qual está vinculado, nos prazos estabelecidos no Cronograma do Programa de Mobilidade Acadêmica para o 2° semestre de 2025, os seguintes documentos:
Em se tratando da mobilidade acadêmica internacional, o estudante deverá protocolar, na Diretoria de Relações Internacionais - DRI , manifestação de interesse.
Ao final do vínculo temporário, o estudante deverá apresentar o Histórico Escolar do período de permanência na Instituição receptora para renovar a sua matrícula na UFVJM.
Observação: Toda a documentação deverá ser encaminhada por e-mail. A entrega correta e completa dos documentos é de inteira responsabilidade do estudante solicitante.
A entrega em prazo diferente ao estabelecido, bem como a ausência de qualquer documento pode implicar no atraso ou até mesmo no impedimento da participação do estudante no Programa de Mobilidade Acadêmica.
Verificar no Calendário Acadêmico da UFVJM o período de entrega da documentação: Cronograma Programa de Mobilidade Acadêmica para o 2° semestre de 2025
Caberá a Divisão de Assuntos Acadêmicos - DAA/PROGRAD do respectivo campus verificar junto ao coordenador(a) a existência de vaga e a possibilidade de matrícula na(s) unidade(s) curricular(es) de interesse do estudante;
Observação: Toda a documentação deverá ser encaminhada por e-mail. A entrega correta e completa dos documentos é de inteira responsabilidade do estudante interessado.
A entrega em prazo diferente ao estabelecido, bem como a ausência de qualquer documento pode implicar no atraso ou até mesmo no impedimento da participação do estudante no Programa de Mobilidade Acadêmica.
Cursos do campi de Diamantina
Divisão de Assuntos Acadêmicos – DAA/Prograd
UFVJM - Campus JK - Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 -Km 583; nº 5000; Alto da Jacuba; CEP: 39100-000; Diamantina-MG.
Telefone: (38) 3532-1200 - Ramal: 8201
Email: daa@ufvjm.edu.br
Cursos do campus do Mucuri
Divisão de Assuntos Acadêmicos – DAA/Prograd
UFVJM - Campus Avançado do Mucuri: Rua do Cruzeiro; nº 01; Bairro Jardim São Paulo; CEP: 39.803-371; Teófilo Otoni-MG.
Telefone: (33) 3529-2704
Email: daato@ufvjm.edu.br
Cursos do campus de Janaúba
Divisão de Assuntos Acadêmicos – DAA/Prograd
UFVJM - Campus JK - Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 -Km 583; nº 5000; Alto da Jacuba; CEP: 39100-000; Diamantina-MG.
Telefone: (38) 3532-6808 - Ramal: 3105
Email: daa@ufvjm.edu.br
Cursos do campus de Unaí
Divisão de Assuntos Acadêmicos – DAA/Prograd
UFVJM - Campus JK - Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 -Km 583; nº 5000; Alto da Jacuba; CEP: 39100-000; Diamantina-MG.
Telefone: (38) 3677- 9950
Email: daa@ufvjm.edu.br