Abertas inscrições para Programa de Residência Pedagógica

publicado: 05/03/2021 12h23, última modificação: 05/03/2021 12h33
Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 7 de março

Estão abertas até o próximo dia 7 de março as inscrições para o Programa Institucional de Residência Pedagógica da UFVJM, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As inscrições são para a formação de cadastro de reserva para os subprojetos de Matemática e Pedagogia.

O edital é destinado a estudantes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura, na área do subprojeto. O candidato deverá cumprir os seguintes requisitos:
- Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da UFVJM na área do subprojeto;
- Ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5° período;
- Declarar ter condições de dedicar pelo menos 25 horas mensais para desenvolvimento das atividades da residência pedagógica;
- Firmar termo de compromisso com a Capes, cujo formulário será gerado no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (Scba).

Os discentes matriculados no Bacharelado em Humanidades (BHU) poderão se candidatar ao programa desde que tenham integralizado no mínimo 50% da carga horária, considerando, sobretudo, o percurso formativo que contemple unidades curriculares da licenciatura para a qual está buscando a vaga, conforme orientações específicas de cada subprojeto.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Acesse o Edital 01/2021 no site da Pró-Reitoria de Graduação da UFVJM, neste link.