UFVJM inicia entrega de chips do Projeto Alunos Conectados

publicado: 02/03/2021 18h35, última modificação: 03/03/2021 17h52
Ação garante acesso à internet para alunos em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia da Covid-19

A UFVJM iniciou, ontem (1º/3), a distribuição dos chips do Projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação (MEC), para estudantes beneficiários do Programa de Assistência Estudantil. Os alunos receberam chips de telefonia celular com pacote de dados móveis para que tenham acesso aos conteúdos educacionais e às atividades acadêmicas remotas durante a pandemia da Covid-19. Ao todo, a UFVJM vai oferecer 1.286 chips.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Jussara de Fátima Barbosa Fonseca, a distribuição será feita de duas formas: presencial, para alunos que moram nas cidades onde estão os campi da UFVJM, e pelos Correios, para aqueles que moram em outras cidades ou distritos dos municípios onde tem campi. “Com a presença do reitor Janir Alves Soares, começamos a entrega ontem, para alunos de Diamantina, de forma presencial, obedecendo todas as normas de biossegurança, ou seja, distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel”, afirma.

A pró-reitora explica que a previsão é de que a entrega comece na próxima semana para os alunos dos campi que ficam nas cidades de Janúba, Teófilo Otoni e Unaí, tomando os mesmos cuidados para evitar aglomeração. “Assim como está sendo feito para alunos que moram em Diamantina, os selecionados para participar do projeto que deverão retirar seus chips presencialmente receberão e-mail informando dia, horário e local de retirada”, destaca Jussara.

Reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, participa da entrega dos primeiros chips do Projeto Alunos Conectados, em Diamantina, ao lado da pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Jussara de Fátima Barbosa Fonseca, do diretor de Assuntos Estudantis, Luís Felipe Pacheco, e de servidores da Proace. Foto: Equipe Proace/UFVJM

Alunos Conectados

O objetivo do Projeto Alunos Conectados é viabilizar conectividade a alunos com vulnerabilidade socioeconômica, disponibilizando pacotes de dados móveis (4G) por meio da distribuição de chips de telefonia celular das operadoras participantes.

Na UFVJM, foram selecionados alunos por ordem de vulnerabilidade, com matrícula ativa em cursos de graduação (modalidade presencial) da UFVJM, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, classificados nos editais do Programa de Assistência Estudantil no semestre de 2019/2 e também os discentes classificados no Auxílio-Emergencial Especial no ano de 2020.

Para mais informações sobre o Projeto Alunos Conectados na UFVJM, clique aqui ou mande um e-mail para o endereço alunosconectados@ufvjm.edu.br.